Educação Infantil

Cemeis no Bairro Terra Brasil em Sorriso vai ofertar mais de 250 vagas para educação infantil

Empreendimento está sendo viabilizado com recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores

Fonte: Nádia Mastella
18 de Maio de 2020 as 12h 38min

Fotos: Cleiton Isidoro

  Representantes do Executivo e do Legislativo de Sorriso visitaram, na tarde de  sexta-feira (15), a obra de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemeis) que está sendo edificado no Bairro Terra Brasil e vai atender mais de 250 crianças da região, que também abrange os bairros Santa Maria I e II , Pinheiros II e III e Brasil Norte.

  Participaram da visita, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o vice-prefeito do Município, Gerson Bicego; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; os secretários municipais Toninho Mazzei (Governo), Júnior Brandão (Esporte e Lazer) e Ednilson Oliveira (Cidade); o presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Oliveira e os demais edis Leandro Damiani e Marlon Zanella.

  Os recursos para o empreendimento, cujo valor global é de R$ 2.358.170,98, são fruto da devolução de parte do duodécimo repassado à Câmara de Vereadores. Ao todo, a Casa de Leis economizou 2,7 milhões em 2019 e fez a entrega deste valor em 20 de dezembro do ano passado. Com o dinheiro poupado pelos vereadores, também foi possível  destinar recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e  para a aquisição de parques infantis, academias ao ar livre e livros para a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato.

  De acordo com dados da Secretaria da Cidade (Semcid), a obra, que teve início em 20 de setembro do ano passado, está com 10% de execução, visto que sofreu atrasos diante da necessidade de ajustes na parte estrutural do projeto, que foi doado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).   Para estas adequações, a obra teve de ser paralisada do dia 18 de dezembro do ano passado ao dia 18 de março deste ano, quando foi então retomada. A expectativa é que a unidade, que está sendo construída pela empreiteira Thaís Salton Gnoato EPP, já esteja finalizada para o próximo ano letivo.

  Com capacidade de atendimento de mais de 250 crianças, a unidade vai contar, em 1.181,05 m² de área construída, com seis berçários;  duas salas de aula; 10 solários (que permitem a realização de atividades com as crianças em ambientes abertos); parque de areia; brinquedoteca; cozinha; refeitório; lactário; sala de recursos; sala da diretoria; sala da coordenação; lavanderia; lavatório; sala multiuso;  e banheiros (adulto, infantil e para portadores de necessidades especiais – PNE).

  “Sabemos da demanda constante e crescente por vagas escolares, principalmente para a educação infantil, por isso, buscamos sempre focar na disponibilidade de vagas em vários pontos do município, propiciando vagas escolares perto da casa das crianças, trazendo mais conforto e segurança para os pequenos e também para os pais e demais responsáveis”, aponta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

  Esta demanda sempre em expansão tem sido cuidadosamente acompanhada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com foco na redução da lista de espera. A titular da pasta, Lúcia Drechsler, relata que em 2017, 2,5 mil crianças de 6 meses a 3 anos aguardavam uma vaga escolar. Atualmente, 1.190 crianças ainda esperam por uma vaga. “Mesmo com o constante crescimento do município, conseguimos reduzir significativamente esta lista, que não representa somente números, mas entendemos que cada criança que consegue uma vaga na escola conquista um universo de aprendizados, assim como a família pode ficar tranquila, sabendo que a criança está tendo acesso aos recursos necessários para o seu desenvolvimento global”, analisa.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Decreto

Prefeitura de Sorriso publica novo decreto sobre restrições temporárias durante a pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Sorriso divulgou o Decreto Nº 304/2020 que dispõe sobre as restrições temporárias durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19) que terão a duração de 14 dias seguidos, sendo o período de 30 de junho a 13 de julho de 2020, podendo

01 de Julho de 2020 as 15h16

Licitação

Prefeitura de Sorriso divulga as licitações previstas para o mês de julho

Já estão disponíveis no Portal Transparência todas as informações acerca das licitações previstas para o mês de julho.

01 de Julho de 2020 as 15h13

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma 12º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 12ª morte por Covid-19. O paciente, de 49 anos, estava internado desde o dia 15 e faleceu hoje (01) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop.

01 de Julho de 2020 as 15h11

Campanha de Vacinação

Encerrada a Campanha de Vacinação Contra Gripe e unidades de Sorriso continuam vacinando os grupos prioritários

Mesmo com o encerramento da Campanha de Vacinação Contra a Influenza, as unidades de saúde de Sorriso, continuam fazendo a vacinação em todo o grupo prioritário, pois não atingiu os 90% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

01 de Julho de 2020 as 15h09

Pavimentação

Cerimônia virtual irá marcar formalização de parceria para pavimentação de mais de 34 km da Estrada do Morocó

Em tempos de pandemia, a ordem é o novo normal e a adequação. Seguindo essa premissa, o Governo do Estado de Mato Grosso fará uma cerimônia virtual, das 15 às 16 horas, para o anúncio de ordens de início e formalização de convênios com vários

01 de Julho de 2020 as 15h07

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO: Vandalismo na praça do Loteamento Jardim dos Ipês

A Prefeitura Municipal de Sorriso vem a público, manifestar veemente, repúdio aos atos criminosos praticados contra o patrimônio público municipal, ocorridos no último final de semana, na praça do Loteamento Jardim dos Ipês.

01 de Julho de 2020 as 15h05

“Amigos da Criança”

Ari Lafin é um dos 125 prefeitos brasileiros “Amigos da Criança”

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, foi reconhecido pela Fundação Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança”.

01 de Julho de 2020 as 15h04

Coronavírus

Lucas do Rio Verde registra 616 casos de Coronavírus com 13 mortes

O boletim epidemiológico de n° 104, divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 nesta quarta-feira (1° de julho), mostrou que o número de casos positivos da doença continua aumentando e agora Lucas do Rio Verde registra 616 casos de Coronaví

01 de Julho de 2020 as 14h26

Acidente

Motorista invade preferencial, bate em motociclista e foge sem prestar socorro

Uma guarnição da PM foi acionada para atendimento de um acidente ocorrido no Bairro Bandeirantes por volta das 15h50 da tarde desta terça-feira (30).

01 de Julho de 2020 as 14h24

Coronavírus

Entenda as diferenças entre o teste rápido e o PCR para identificar a Covid-19

Com características diferentes, eles devem ser aplicados em momentos distintos

01 de Julho de 2020 as 14h20

Morte por Covid-19

Sorriso confirma 11ª morte por coronavírus e registra mais 56 casos

Há, ainda, mais três óbitos sob investigação; 269 estão curados

30 de Junho de 2020 as 18h06

Sem Vagas na UTI

Todos os leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados em Sinop e Sorriso

Os 2 leitos específicos para pacientes com coronavírus em Sorriso seguem ocupados há meses

30 de Junho de 2020 as 18h03

Processo Seletivo

Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica resultado final do seletivo para cargos na área de Informática

A convocação será feita conforme as necessidades da gestão municipal

30 de Junho de 2020 as 16h19

Criança Feliz

Lucas do Rio Verde é destaque no desenvolvimento do Programa Criança Feliz

O panorama será apresentado em uma conferência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

30 de Junho de 2020 as 16h16

Vaquinha

Filha monta vaquinha para custear tratamento da mãe, que corre risco de ficar cega

Ela é moradora de Sorriso (397 quilômetros de Cuiabá) e não conseguiu ajuda da farmácia de alto-custo por conta da pandemia. Veja abaixo como ajudar.

30 de Junho de 2020 as 16h11

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO