Rede Municipal

Com mais de 130 novas salas de aula, infraestrutura da rede municipal de Lucas do Rio Verde terá crescimento de 60%

Pacote de obras representa o maior investimento já feito em infraestrutura no setor educacional

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
26 de Maio de 2020 as 19h 32min

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

  Até o final de 2020, Lucas do Rio Verde terá dado um salto de 50% no total de salas de aula nos últimos quatro anos, passando das 211 existentes no início de 2017 para 317, se consideradas somente as obras já concluídas e em andamento. O índice subirá para cerca de 60% se forem incluídas duas creches – ambas com 10 salas de aula – que brevemente deverão ser licitadas. “Esse pacote de obras é, sem dúvida, o maior investimento de toda a nossa história já feito em infraestrutura na área educacional. Assim que assumimos, ficou muito claro que se nada fosse feito logo haveria um colapso por falta de vagas na nossa rede de ensino”, relata a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

  O primeiro passo foi a construção imediata de um novo bloco com dez salas na Escola Caminho para o Futuro, uma das quatro instituições de ensino em tempo integral da rede, que há quatro anos dependia de espaços externos para o funcionamento das oficinas. No começo do ano letivo de 2019, a nova ala já estava à disposição de alunos e professores. Anexa, a parte antiga recebeu nova pintura e as grades da piscina foram trocadas por outras bem mais seguras.

  Ainda naquele primeiro momento, foi construído o Centro de Educação Infantil Girassol, em funcionamento desde fevereiro de 2018, que atende em torno de 500 crianças, de 04 meses a 05 anos, do Parque das Araras e outros bairros da região, como Jardim Imperial e Cerrado. Construída conforme o modelo Proinfância Tipo 1, a unidade dispõe de 10 salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, playground, banheiros e salas administrativas.    

  De lá para cá, as obras não pararam de crescer para atender as demandas desse e de outros setores provocadas pelo aumento contínuo do número de habitantes. Assim, veio a criação do Centro de Educação Infantil Balão Mágico, no Jardim das Palmeiras, também entregue no início do ano letivo de 2019, com três salas de aula, cozinha, sala dos professores, refeitório, banheiros e área de serviço, para atender 150 crianças.

  Um novo conceito de escola está sendo criado com a construção da Cora Coralina, no bairro Jaime Seiti Fujii, um dos mais distantes do centro da cidade. Com estrutura completa, a nova unidade foi idealizada coletivamente e será a primeira especialmente projetada para ensino em tempo integral, do 1º ao 5º ano, inaugurando um novo modelo a ser implantado no município. O moderno equipamento terá 20 salas de aula, salas administrativas e de apoio pedagógico, salas de arte, dança e teatro, piscina, laboratórios de ciências e de informática, sala multimídia, auditório com camarim, refeitório, cozinha, áreas de serviço, depósitos, banheiros e ambientes acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

  “Acredito que num futuro não muito distante, o conceito de uma educação integral e de qualidade dependerá necessariamente de escolas com funcionamento em tempo integral e construídas com essa finalidade. Só assim as nossas crianças terão um espaço criado especialmente para que elas tenham o desenvolvimento constante de suas potencialidades e habilidades”, defende o prefeito Luiz Binotti.       

  Tal qual a Caminho para o Futuro, as escolas Cecília Meireles, no bairro Tessele Júnior, e Fredolino Vieira Barros, no distrito de Groslândia, igualmente terão novos blocos com dez novas salas. Na Cecília Meireles, que passará a atender em tempo integral após a ampliação, a obra em andamento desde janeiro deste ano, prevê a construção de sete salas de oficinas, sala de professores, sala de coordenadores, copa e banheiros. “Ali, na escola do bairro que concentra o maior número de operários, também construiremos uma piscina de 16,5 metros por 25 metros, para os alunos maiores, e outra, infantil, de 6 metros por 14 metros, atendendo uma reivindicação muito antiga de alunos e professores”, destaca a secretária.    

  O projeto da Fredolino Vieira Barros, uma das instituições de ensino mais antigas do município, além de oito salas de aula, sala de professores e de estudo, copa e banheiros, sala de coordenação, depósito e vestiário para a piscina, conta com uma nova cozinha e a reforma do prédio antigo, com nova pintura geral e troca do forro. “Já há muito tempo vínhamos buscando a ampliação da nossa escola. Os antigos gestores já apontavam essa necessidade e, neste ano, eu fui agraciada com essa conquista que é de todos nós”, frisa a gestora Carla Patrícia Sanches.

  Pronto para ser inaugurado, o Centro de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Cerrado, surgiu da readequação e remodelação do antigo Condomínio Rosa, que estava desativado, e vai receber cerca de 800 crianças, parte delas dos bairros Parque das Américas e Jaime Seiti Fujii. O local terá 17 salas de aula, salas de professores, de estudo e ainda para secretaria, coordenação e gestão, três banheiros convencionais e um especial para pessoas com deficiência, copa e cozinha.

  Mais de mil estudantes do ensino fundamental e do ensino médio serão atendidos com a construção da Escola Estadual Tarsila do Amaral, no loteamento Dalmaso, no bairro Bandeirantes, que terá 16 salas de aula, laboratórios de informática, de física e química, cozinha, refeitório, banheiros, salas administrativas, biblioteca, quadra poliesportiva com arquibancadas e vestiários, playground, estacionamento, pátio coberto, canteiros e calçadas. Paralisada por falta de recursos do governo do Estado, a execução do projeto foi retomada, em janeiro de 2020, depois do aumento da contrapartida do município, que já havia doado o terreno, de 4% para 10% do valor total da obra.

  Além disso, duas novas creches do tipo Proinfância I, com 10 salas de aula cada uma, também deverão ser construídas nos bairros Parque das Emas e Jaime Seiti Fujii. A primeira já se encontra na fase de abertura do processo licitatório e a outra aguarda liberação do Ministério da Educação. “Essas foram as duas primeiras creches autorizadas logo no início do governo Bolsonaro. Assim que todas essas obras forem concluídas, totalizaremos mais de 130 novas salas de aula em Lucas do Rio Verde, um crescimento em torno de 60%, que contribuirá para dar forma à Cidade do Conhecimento”, ressalta o prefeito Luiz Binotti.   


COMENTARIOS

Mais de Cidades

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma 17º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma o 17º óbito por Covid-19. O paciente, de 45 anos de idade, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop, desde o dia 27 de junho, não resistiu e

03 de Julho de 2020 as 15h23

Funcionamento

Novo decreto altera funcionamento de restaurantes e distribuidoras de bebidas em Sorriso

Com base no Decreto nº 311, assinado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Ari Lafin e que trata sobre restrições temporárias durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), ficam restritas as atividades comerciais de restaurantes, alterando o que e

03 de Julho de 2020 as 15h17

Invasão

Homem é detido por tentar entrar em propriedade rural em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de perturbação de sossego em uma propriedade na zona rural de Lucas do Rio Verde, por volta das 19h desta quinta-feira (02).

03 de Julho de 2020 as 15h10

Concorrência pública

Concorrência pública para venda de terrenos urbanos acontece na próxima segunda-feira (06)

Oportunidade para aqueles que desejam investir em uma das principais cidades do Mato Grosso

03 de Julho de 2020 as 15h07

Incêndio

Menores colocam fogo em colchão em princípio de motim em Lucas do Rio Verde

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM) de Lucas do Rio Verde-MT, foi acionada para conter as chamas e uma das celas do Centro Socioeducativo, quando os menores internados colocaram fogo em um colchão, na tentativa de iniciar um motim no local.

03 de Julho de 2020 as 14h59

Investigação

Secretaria de Saúde investiga morte de idoso em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registra 814 casos confirmados de Covid-19, com 342 recuperados

03 de Julho de 2020 as 14h52

Coronavírus

Covid-19: casos em Lucas do Rio Verde sobe de 261 para 459 em 3 dias

Lucas do Rio Verde já soma 814 pessoas infectadas pela doença.

03 de Julho de 2020 as 14h49

Assistência Social

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem

03 de Julho de 2020 as 09h31

Agressão

Após bebedeira, casal se agride no Bairro Alvorada e mulher fica ferida

Uma viatura da PM foi solicitada por volta das 20h30 desta quinta-feira (02), para verificar uma situação de agressão que estaria ocorrendo no Bairro Alvorada.

03 de Julho de 2020 as 09h27

Agressão

Mulher é empurrada pelo ex-marido e xingada pela companheira do homem em Lucas do Rio Verde

Uma mulher solicitou uma guarnição da PM em sua residência, localizada no Bairro Vida Nova, por volta das 0h20 de hoje (dia 03), onde no local contou aos policiais que seu ex-marido teria ido até sua casa juntamente com o filho deles de 7 anos e a sua

03 de Julho de 2020 as 09h25

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta sexta-feira (03)

A Concessionária Rota do Oeste informa que sexta-feira (03), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

03 de Julho de 2020 as 09h22

Hospital

Câmara de Vereadores aprova a destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas

Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (29), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 44/2020, que trata da destinação de R$ 4 milhões para o Hospital São Lucas (HSL).

03 de Julho de 2020 as 09h16

Coronavírus

Kit Covid-19 começa ser distribuído nos postos de Sinop

O secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, afirmou, nesta quinta-feira, 02 de julho, que já estão nas Unidades Básicas de Saúde que atendem pacientes com sintomas gripais os medicamentos do kit Covid-19.

03 de Julho de 2020 as 09h10

Suspeita Covid-19

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binot está com suspeita de Covid-19

Binotti realizou o teste e aguarda resultado

02 de Julho de 2020 as 21h19

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO