Coronavírus

Combate à Covid-19: profissionais que atuam na linha de frente recebem treinamento

Ouvir as experiências e expectativas de profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ao mesmo tempo em que detalham um pouco da cultura organizacional da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Fonte: Claudia Lazarotto
14 de Agosto de 2020 as 14h 38min

Fotos: Decom

  Ouvir as experiências e expectativas de profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ao mesmo tempo em que detalham um pouco da cultura organizacional da Prefeitura Municipal de Sorriso. Esse tem sido o objetivo do treinamento realizado pelo Departamento de Recursos Humanos ministrado pelos psicólogos Verônica Berzuini e Umberto Pelisser aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava; do Procon e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

  Conforme Verônica são 56 profissionais da UPA, 11 do Procon e 23 do NIF. “O treinamento está sendo realizado de seis em seis pessoas para não gerar aglomerações e para que possamos ouvir e acolher com mais atenção esses profissionais que estão atuando em várias frentes no combate à epidemia”, destaca. “Quem atua na UPA tem o contato direto com o paciente que busca apoio por estar com suspeita ou estar positivado; quem atua no NIF ou no Procon trabalha diretamente nas ações de fiscalização; então todos estão envolvidos de alguma maneira e precisam ter seu trabalho reconhecido e suas experiências relatadas”, pontua a psicóloga. “É uma forma do ambiente de trabalho acolhe-los”, acrescenta.

  Ao mesmo tempo em que ouvem os relatos dos colegas, Verônica e Umberto destacam a cultura organizacional da Prefeitura, trabalhando a missão, os valores, a visão e o código de ética da instituição. Entre os principais eixos, Verônica pontua, está a necessidade de fornecer conhecimento para que o colaborador possa formar uma identidade de pertencimento, e, como consequência, do entendimento e da apropriação dos valores da instituição no seu dia-a-dia. “Quando há esse entendimento, consequentemente o servidor passa a desenvolver suas atividades diárias de outra forma; pois ele passa a ter um senso de responsabilidade, ética e comprometimento alinhados com a instituição”, explica.

  A psicóloga destaca que é necessário o servidor entender para se adaptar à cultura da empresa, no caso, a Prefeitura. “Hoje trabalhamos na maior empresa do município. São aproximadamente 2,5 mil pessoas entre colaboradores efetivos, contratados, estagiários e cooperados. Além de ser a empresa que mais emprega no município, a Prefeitura é diretamente responsável pelo bem estar e pelas decisões que irão afetar a vida dos demais cidadãos sorrisenses. Esses conceitos precisam estar claros para ser observados e respeitados”, pontua.

  Para trabalhar esse contexto, os psicólogos têm usado abordagens simples, mas que apresentam resultados imediatos. São questões como: “estou tratando o outro como gostaria de ser tratado?”; “tenho orgulho do que faço?”; “se eu fosse o usuário do meu serviço, estaria satisfeito nesse momento?”. A intenção, explicam, é despertar a empatia e fazer com que cada colaborador possa visualizar o trabalho que vem desempenhando.

“Obviamente que aos colaboradores cabe a decisão de escolha em trabalhar em uma organização que permita – e busca- a adequação entre suas características de personalidade e as características organizacionais da empresa”, diz Verônica. “Lembrando sempre que a cultura organizacional forte gera comprometimento organizacional e quem ganha com isso é a empresa/Prefeitura e o munícipe que sairá satisfeito”, salienta.

   “O objetivo da Prefeitura de Sorriso é ser referência em gestão pública promovendo o desenvolvimento sustentável tanto social quanto econômico, tornando o município um dos melhores lugares para se viver, e, essa é uma missão que os colaboradores do município podem e devem fazer unidos à população”, completa. “E nesse momento em que estamos vivendo essa pandemia, ficou ainda mais claro o quanto o munícipe e também o colaborador demandam da atenção, do cuidado e do olhar humanizado da gestão pública”, dizem os psicólogos.

  “Todos esses profissionais realizam um trabalho relevante todos os dias, e, nesse momento a atividade deles evidencia-se ainda mais fundamental. Muitos já foram vítimas de situações embaraçosas, como desacatos. Gostaríamos de deixar claro a importância do trabalho que realizam; eles merecem nosso respeito, atenção e carinho pelo trabalho realizado”, finaliza Verônica.

  A capacitação iniciou na última segunda-feira (10) e segue até esta sexta-feira (14).


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Em Entrevista

Binotti anuncia que Lucas terá 100% de rede de esgoto

Em entrevista à TV Conquista, nesta quinta-feira (24.09), o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Luiz Binotti, destacou que a gestão atual está resolvendo um antigo problema do passado: o saneamento básico.

24 de Setembro de 2020 as 16h51

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Prisão

Criminoso com ficha extensa por diversos crimes é encontrado e preso em Cuiabá

O homem de 30 anos de idade foi detido em uma rua próxima ao cemitério do bairro do Porto, na Capital.

23 de Setembro de 2020 as 16h21

Prisão

Preso em Lucas do Rio Verde homem com mandado de prisão por crimes latrocínio e roubo

Suspeito foi preso no último domingo, suspeito de furtar fios de cobre

23 de Setembro de 2020 as 16h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO