Cidades

Consórcio de Saúde contrata consultoria para auxiliar os municípios na gestão em saúde

O trabalho já vem sendo realizado há quase três meses, por meio de atendimentos individuais ou cursos com a participação das equipes

Qualificação | 14 de Setembro de 2018 as 16h 30min
Fonte: Assessoria

As equipes gestoras das Secretarias de Saúde dos 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires estão sendo acompanhadas por uma consultoria especializada em gestão.

A empresa foi contratada pelo Consórcio, com o objetivo de acompanhar e qualificar os secretários municipais e as equipes técnicas. O trabalho está sendo desenvolvido com todos os municípios, há quase três meses.

De acordo com a secretária-executiva do Consórcio, Solimara Moura, a contratação da consultoria foi uma solicitação dos secretários municipais. A intenção é realizar um trabalho de formação continuada com os servidores.

“É um trabalho que veio somar e auxiliar os secretários no desenvolvimento da gestão pública da saúde. Quando você trabalha com uma equipe técnica que tem conhecimento, o resultado é muito mais rápido.”

A consultoria é realizada por meio de atendimentos individuais ou cursos com a participação de todas as equipes. A escolha dos temas abordados varia de acordo com as demandas apresentadas pelos municípios.

Segundo a consultora, enfermeira com Especialização em Apoio a Gestão, Edicarsia Milhoretto, o foco do trabalho com os municípios, é o planejamento das ações, vinculado ao orçamento e respeitando as exigências legais.

“Hoje, fala-se muito na saúde, da falta de recursos. Quando a gente trabalha a questão do orçamento, a gente percebe os déficits nos repasses, mas não faltam somente recursos, nós precisamos melhorar e qualificar a gestão.”

Além das equipes gestoras, os membros dos Conselhos de Saúde dos 15 municípios consorciados, também participarão da capacitação. O trabalho deve começar nos próximos dias.

A secretária municipal de Saúde de Itanhangá, Sandra Klassem, ressaltou a importância da qualificação. Segundo ela, o objetivo é aprender a gastar melhor o recurso público.

“A consultoria nos dá subsídios para entender como funciona o orçamento, saber de onde vem o recurso, quando será disponibilizado e onde pode ser investido, isso faz com que a gente consiga fazer uma gestão mais eficaz.”

O contrato de trabalho do Consórcio com a empresa especializada em consultoria é de um ano.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Domingo

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo limpo

23º

COTAÇÃO