Esmolas

Dar esmolas não é o indicado para ajudar pessoas em situação de rua

Encaminhar para atendimento especializado no CREAS é a melhor forma de auxiliar

Fonte: Nádia Mastella
14 de Agosto de 2020 as 14h 34min

Tags

  Ver uma pessoa pedindo dinheiro no semáforo, expondo a fome ou outras necessidades tão básicas, dá um aperto no coração, não é? De repente, você se lembra de quão farta é sua mesa, e num impulso de empatia, você resolve ver quanto tem no bolso para ajudar imediatamente aquela pessoa.

  Repleta de intenções nobres, como a compaixão, esta ação imediatista, infelizmente, pode impedir uma mudança necessária: que a pessoa saia da situação de rua e passe a ser protagonista de uma nova forma de vida. Desde 2018, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vem reforçando a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, que tem como foco justamente encaminhar as pessoas em situação de rua para que recebam a acolhida especializada dos profissionais que atuam na pasta.

  O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso e à sede da OAB, é o local especialmente preparado para encaminhar as pessoas em situação de rua. Lá, uma equipe multidisciplinar, composta por abordadores sociais, assistentes sociais e psicólogos analisará cada situação. A partir da abordagem criteriosa, a equipe pode adotar uma série de ações, como reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, encaminhar para instituição de acolhimento que mantém convênio com a Prefeitura, como a Casa do Oleiro, por exemplo;  conduzir para atendimento em unidades de saúde quando for necessário e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho.

  “Cada pessoa abordada é ouvida com atenção e o foco do trabalho é realmente permitir que ela possa dar um salto positivo em sua vida”, explica a titular da Semas, Jucélia Ferro. Somente de janeiro a junho deste ano, 373 pessoas em situação de rua cujas famílias moram em Sorriso foram abordadas por profissionais do CREAS. Fevereiro e março foram os meses com maior volume de atendimentos, com 90 registros em cada mês. Abril está no ranking com 77 atendimentos, enquanto janeiro conta com 70. Em maio, foram 25 atendimentos, e em junho, 21.

  Quando se leva em consideração o número de migrantes atendidos na instituição, o número é de 251 no acumulado de janeiro a junho, com o recorde de 68 atendimentos em maio, 66 em junho e nenhum atendimento a migrante em abril. Os meses de janeiro, fevereiro e março registraram, cada um, 39 atendimentos. Para ajudar os migrantes a voltarem para suas famílias, a Semas concedeu 88 passagens, sendo 25 no mês de abril, 39 em maio e 24 em junho.

  Mais uma vez, a Semas reforça a importância de não se dar esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrar em contato com o CREAS pelos telefones 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

  Mesmo em plena pandemia do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, os trabalhos desenvolvidos pelo CREAS tiveram continuidade, justamente para evitar que pessoas em situação de rua ficassem ainda mais expostas ao vírus. “Buscamos reforçar os cuidados com a equipe do CREAS, trabalhando sempre com o objetivo de preservar a vida, a saúde e estimular a autonomia de cada cidadão” reforça Jucélia.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Em Entrevista

Binotti anuncia que Lucas terá 100% de rede de esgoto

Em entrevista à TV Conquista, nesta quinta-feira (24.09), o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Luiz Binotti, destacou que a gestão atual está resolvendo um antigo problema do passado: o saneamento básico.

24 de Setembro de 2020 as 16h51

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Prisão

Criminoso com ficha extensa por diversos crimes é encontrado e preso em Cuiabá

O homem de 30 anos de idade foi detido em uma rua próxima ao cemitério do bairro do Porto, na Capital.

23 de Setembro de 2020 as 16h21

Prisão

Preso em Lucas do Rio Verde homem com mandado de prisão por crimes latrocínio e roubo

Suspeito foi preso no último domingo, suspeito de furtar fios de cobre

23 de Setembro de 2020 as 16h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO