Cidades

Definição do perfil socioeconômico de Nova Mutum deve atrair investidores, diz secretário

Mutum é o 2º no ranking estadual em produção de milho com 1 milhão de toneladas colhidos na safra 2016

Perfil | 16 de Outubro de 2018 as 10h 35min
Fonte: Só Notícias

O levantamento e definição do perfil socioeconômico com a economia, infraestrutura urbana, planejamento, finanças públicas e aspectos demográficos e sociais de Nova Mutum foi concluído recentemente, pelo Sebrae, e aponta que o município tem 3.034 empresas – a maioria é no comércio varejista com 185 estabelecimentos. Na avicultura, é maior produto de galináceos no Estado c0m 12,8 milhões de cabeças. É o 3º maior produtor estadual de suínos com 259 mil cabeças. É 5º maior produtor em Mato Grosso de ovos de galinha.

Mutum é o 2º no ranking estadual em produção de milho com 1 milhão de toneladas colhidos na safra 2016. A produção agrícola é de 1,1 mil toneladas de soja (2016) ocupando a 4ª colocação no ranking estadual com 407 mil hectares plantados.

O levantamento apontou ainda que Mutum ficou em 8º lugar no ranking estadual com Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 64.5 mil (dados de 2015). Atualmente, é o 6º município com maior PIB do setor da agropecuária no Estado e ocupa o 22º lugar no país. O PIB corrente no Estado é de R$ 2,5 bilhões.

Mutum teve o 4º com maior crescimento populacional do Estado. Saltou de 41.178 moradores 2016 para 42.607 no ano passado, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 82% moram na área urbana e 12% na rural. Também possui 0,758 de Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) – 3º melhor de Mato Grosso.

Este levantamento deve ajudar a atrair novos investidores. A avaliação é do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jimmy Huppes, em entrevista ao Só Notícias. “Foi desenvolvido para termos um ponto de referência. Será usado para consolidar todas as informações em um documento único com objetivo de apresentar Mutum como ela é. Não é um relatório de gestão, mas sim uma janela histórica de 10 anos, mostrando o comportamento dos índices econômicos e sociais. Foram colocadas as informações mais importantes. Com isso, mostraremos que o município é atrativo para novos investimentos”.

O perfil foi encomendado pela prefeitura e elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae) apontou também planejamento estratégico, parque tecnológico, novo distrito industrial, qualidade de vida, esporte, cultura, segurança, educação, saúde e assistência social.

Ainda segundo o documento, Nova Mutum está localizada em uma posição estratégica e privilegiada por um entroncamento rodoviário, formado pela BR 163 e pelas rodovias estaduais 235 e 249. A via federal é um eixo estruturante, cruzando sul-norte do Brasil, passando por notáveis áreas de produção agrícolas e pecuárias ao longo da rota de complexos agroindustriais e de apoio às atividades correlatas ao agronegócio, o que a torna um dos mais importantes componentes do sistema multimodal, alimentando sucessivamente portos, centros ferroviários e terminais logísticos.

As boas condições climáticas e dos investimentos em alta tecnologia tem ajudado no desenvolvimento da região.  Também constam dados da infraestrutura com planejamento da expansão urbana, evolução de bairros e loteamentos, zoneamento urbano, abastecimento de água, iluminação pública, resíduos sólidos, frota de veículos, planejamento de futuro do município. Além de informações e números das áreas de qualidade de vida, esporte, cultura, segurança, educação, assistência social e saúde entre outros.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quarta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO