Democracia Ativa, Gestão Eficaz e Consciência Cidadã, chegam a Lucas dia 8

Os programas visam a capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã)

07/03/2017 - 21:32:24

   

Começam nesta quarta-feira (8 de março), em Lucas do Rio Verde, os programas de capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O município foi escolhido para iniciar a temporada 2017 dos programas, cujo objetivo é garantir à sociedade um serviço público eficiente e de qualidade.

A programação tem início na manhã do dia 8 com o Democracia Ativa, coordenado pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva. Em sua terceira edição, o programa terá um ano atípico, pois pela primeira vez capacitará, em sua maioria, legisladores estreantes em primeiro ano de mandato.

 Os temas são: Proteção à Infância e Juventude; Peças de Planejamento (orçamentos públicos, como LOA, LDO e PPA); Transparência e Lei de Acesso à Informação; e Gestão das Câmaras Municipais e Direitos e Deveres dos Vereadores. Edicarlos Silva ressalta o benefício dos vereadores começarem a nova função munidos de mais informação e já com um canal de diálogo com o Tribunal de Contas.

À noite será realizado o Consciência Cidadã, pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim. O público-alvo são alunos do ensino médio, universitários, conselheiros de políticas públicas e sociedade civil organizada. O evento será realizado no Deseo Clube, a partir das 18h30, e tem por objetivo estimular o cidadão a exercer o controle social, decidindo sobre as políticas públicas do seu município e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos.

 Conforme a coordenadora, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, estão previstas algumas novidades para a 10ª edição do programa, sendo uma na abertura, com a apresentação de um vídeo institucional do TCE-MT em que serão demonstrados todos os seus produtos e serviços. A mediação do diálogo entre autoridades e plateia, além de presencial, também será feita por meio das redes sociais, como whatsapp e facebook. Tudo pensado para democratizar e ampliar a participação popular.

Nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) será realizado o Gestão Eficaz, que tem como missão preparar os agentes da administração municipal, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, controladores internos, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contrato, entre outros. Os temas são escolhidos baseados nas principais irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas na sua função diária, de analisar contas de gestão e de governo.

Edicarlos Silva falará, por exemplo, sobre Regime Jurídico dos Servidores Públicos, uma palestra que trata principalmente das formas legais de contratação de servidores pelas prefeituras, sendo a principal delas o concurso público. Na sequência será ministrada palestra sobre Conceitos e Aspectos Polêmicos de Licitações Públicas e, para finalizar o evento, serão abordados dois outros assuntos: Gestão de Frotas e Gestão de Programa de Alimentação Escolar. Sobre esses dois temas o TCE-MT desenvolveu no ano passado alguns materiais e treinou controladores internos para que eles disseminassem as informações em seus respectivos municípios.

A evento do TCE-MT em Lucas do Rio Verde reunirá vereadores, servidores e gestores públicos de mais dez municípios. São eles: Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Tanto o Gestão Eficaz quanto o Democracia Ativa serão realizados nas dependências da Câmara Municipal.

Programação Consciência Cidadã

Programação Democracia Ativa

Programação Gestão Eficaz

MT Agora - TCE-MT

Mais Noticias

Invasão

Casas populares em construção são invadidas em Lucas

UFMT

Binotti articula implantação da UFMT em Lucas e projeto anda desde 2011

Oficinas Culturais

Inscrições para oficinas culturais estão abertas a partir desta semana

Arena Cultural 2017

Dupla Zé Neto e Cristiano fará show de abertura da Arena Cultural 2017

28/03/2017 -

Prazo para emissão de guias online do IPTU foi prorrogado até 16 de abril em Sorriso

Os contribuintes que optarem pela emissão da guia online, concorrem a R$ 30 mil bruto, equivalente ao 1º prêmio, com o desconto do imposto de renda fixado em 30%

28/03/2017 -

Ex-detento peregrina por pelo menos 200km com cruz nas costas e deve chegar a Cuiabá amanhã

Ele disse aos funcionários da Rota do Oeste que é ex-detento e que passou dezesseis anos preso injustamente, acusado de latrocínio.

25/03/2017 -

Acaba paralisação de médicos em Lucas do Rio Verde

Ficou definido que a prefeitura fará repasse financeiro (montante ainda não informado) para quitar salários deles.

25/03/2017 -

Prefeitura intermedia negociação entre médicos e Fundação Luverdense de Saúde

A greve durou três dias e a Prefeitura se dispôs a ajudar a resolver desde o princípio

22/03/2017 -

Sicredi Ouro Verde lança programa para incentivar recuperação de nascentes

Por meio da iniciativa, a cooperativa fortalece a sua atuação junto à comunidade, apoiando a sustentabilidade.

22/03/2017 -

Município trabalha por solução do impasse entre médicos e Hospital São Lucas

O município assumiu uma postura de conciliador, em uma tentativa de encontrar uma solução para a situação do Hospital.

22/03/2017 -

Médicos comunicam suspensão do atendimento no Hospital São Lucas

Profissionais da saúde aderem a paralisação a partir desta quarta-feira (22). Com salários atrasados desde dezembro de 2016, o setor atribui a responsabilidade aos problemas administrativos da instituição.

21/03/2017 -

Lucas do Rio Verde tem 2º mês seguido com mais contratações de funcionários

Somente este ano, as empresas e indústrias em Lucas abriram 938 empregos a mais, saldo de 2.770 admissões e 1.840 rescisões.

20/03/2017 -

Prefeitura abre novas licitações nos próximos dias

As licitações envolvem contratação de diversos serviços e aquisição de produtos

20/03/2017 -

Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 -

Comandante do Corpo de Bombeiros faz vistoria no Estádio Passo das Emas

A visitação aconteceu na sexta-feira em conjunto com a reunião de implantação do Ciosp

20/03/2017 -

Ciosp será implantado em Lucas do Rio Verde

O Centro integrado tem por objetivo geral centralizar e gerenciar as informações do atendimento emergencial

20/03/2017 -

Prefeitura promove palestra para condutores notificados durante blitz

A proposta da palestra foi conscientizar os condutores sobre as normas de trânsito

16/03/2017 -

Autoridades de Sorriso visitam e conhecem in loco projeto do CDP de Lucas do Rio Verde

O prefeito Binotti e o secretário Alexandre foram elogiados pelas ações que desenvolvem junto a sociedade

16/03/2017 -

Comissão de avaliação dos moradores de rua promove reunião de acompanhamento

Foi determinado que as abordagens sociais serão realizadas três vezes por semana