Democracia Ativa, Gestão Eficaz e Consciência Cidadã, chegam a Lucas dia 8

Os programas visam a capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã)

07/03/2017 - 21:32:24

   

Começam nesta quarta-feira (8 de março), em Lucas do Rio Verde, os programas de capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O município foi escolhido para iniciar a temporada 2017 dos programas, cujo objetivo é garantir à sociedade um serviço público eficiente e de qualidade.

A programação tem início na manhã do dia 8 com o Democracia Ativa, coordenado pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva. Em sua terceira edição, o programa terá um ano atípico, pois pela primeira vez capacitará, em sua maioria, legisladores estreantes em primeiro ano de mandato.

 Os temas são: Proteção à Infância e Juventude; Peças de Planejamento (orçamentos públicos, como LOA, LDO e PPA); Transparência e Lei de Acesso à Informação; e Gestão das Câmaras Municipais e Direitos e Deveres dos Vereadores. Edicarlos Silva ressalta o benefício dos vereadores começarem a nova função munidos de mais informação e já com um canal de diálogo com o Tribunal de Contas.

À noite será realizado o Consciência Cidadã, pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim. O público-alvo são alunos do ensino médio, universitários, conselheiros de políticas públicas e sociedade civil organizada. O evento será realizado no Deseo Clube, a partir das 18h30, e tem por objetivo estimular o cidadão a exercer o controle social, decidindo sobre as políticas públicas do seu município e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos.

 Conforme a coordenadora, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, estão previstas algumas novidades para a 10ª edição do programa, sendo uma na abertura, com a apresentação de um vídeo institucional do TCE-MT em que serão demonstrados todos os seus produtos e serviços. A mediação do diálogo entre autoridades e plateia, além de presencial, também será feita por meio das redes sociais, como whatsapp e facebook. Tudo pensado para democratizar e ampliar a participação popular.

Nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) será realizado o Gestão Eficaz, que tem como missão preparar os agentes da administração municipal, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, controladores internos, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contrato, entre outros. Os temas são escolhidos baseados nas principais irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas na sua função diária, de analisar contas de gestão e de governo.

Edicarlos Silva falará, por exemplo, sobre Regime Jurídico dos Servidores Públicos, uma palestra que trata principalmente das formas legais de contratação de servidores pelas prefeituras, sendo a principal delas o concurso público. Na sequência será ministrada palestra sobre Conceitos e Aspectos Polêmicos de Licitações Públicas e, para finalizar o evento, serão abordados dois outros assuntos: Gestão de Frotas e Gestão de Programa de Alimentação Escolar. Sobre esses dois temas o TCE-MT desenvolveu no ano passado alguns materiais e treinou controladores internos para que eles disseminassem as informações em seus respectivos municípios.

A evento do TCE-MT em Lucas do Rio Verde reunirá vereadores, servidores e gestores públicos de mais dez municípios. São eles: Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Tanto o Gestão Eficaz quanto o Democracia Ativa serão realizados nas dependências da Câmara Municipal.

Programação Consciência Cidadã

Programação Democracia Ativa

Programação Gestão Eficaz

MT Agora - TCE-MT

Mais Noticias

Ações 2018

Associações de bairros e prefeitura debatem ações para 2018

Novos Coordenadores

Prefeito Luiz Binotti empossa novos gestores e coordenadores escolares

Repasse

Municípios do Nortão recebem R$ 9 milhões do imposto repassado por serviços na BR-163

Porco Espinho

Porco-espinho de 10kg é resgatado em supermercado em Lucas do Rio Verde

20/01/2018 -

Prefeitura amplia horário de atendimento ao público no Paço Municipal a partir de segunda-feira (22)

Os serviços ofertados no Paço Municipal começarão a atender uma hora mais cedoOs serviços ofertados no Paço Municipal começarão a atender uma hora mais cedo

20/01/2018 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança Carnaval 2018

A programação será nos dias 9 a 13 de fevereiro, no Parque de Exposições

20/01/2018 -

Lucas do Rio Verde recebe visita de empresários irlandeses

Entre os assuntos, os visitantes questionaram sobre produção agrícola, logística e mão de obra qualificada

19/01/2018 -

Prova do concurso do Saae será realizada neste domingo (21)

Os locais das provas foram separados de acordo com os cargos

19/01/2018 -

Desenvolvimento Humano tem novo diretor

A diretoria é uma das responsáveis pelo suporte aos serviços do Executivo Municipal

19/01/2018 -

Comissão quer intensificar ações do Bolsa Família em 2018

A comissão é formada por profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde para tratar questões do Bolsa Família e Cadastro Único

18/01/2018 -

Prefeito Luiz Binotti confirma que Lucas do Rio Verde terá carnaval popular

Lucas do Rio Verde deixou de realizar o evento em 2014. Nos anos seguintes (2015 e 2016), a tradicional festa popular também não foi organizada pela prefeitura.

18/01/2018 -

Matrículas escolares da rede municipal de Lucas do Rio Verde começam dia 24

A Creche Girassol, que deve ser inaugurada até o fim deste mês no Parque das Araras, também iniciará as matriculas para o ano letivo

18/01/2018 -

Reunião em prol da FICO realizada na Assembleia define audiência em Lucas do Rio Verde

Para o prefeito Luiz Binotti o projeto é como um sonho que pode sair do papel depois de anos

18/01/2018 -

Reunião debate atendimentos às pessoas em situação de rua em 2017

Durante o encontro, também foram estudadas as ações planejadas para 2018

17/01/2018 -

Censo Agro 2017 em Lucas do Rio Verde segue até fevereiro

A coleta de dados para o Censo Agro 2017 é feita de forma digital

16/01/2018 -

Jean Machado deixa a Secretaria de Saúde em Lucas

Jean Machado apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria durante o ano em que esteve frente à pasta.

15/01/2018 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe doação de madeira do Ibama

O material será utilizado na construção do Cetas e em outras obras do município

15/01/2018 -

Procon realiza mais de 5 mil atendimentos em 2017

A maioria das solicitações foi solucionada em atendimento preliminar

12/01/2018 -

Onça-parda é atropelada por veículo e morre durante o socorro em MT

Animal não resistiu e morreu enquanto era resgatada. A onça-parda adulta pode chegar aos 70 kg e medir mais de 1,5 metros.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora