Democracia Ativa, Gestão Eficaz e Consciência Cidadã, chegam a Lucas dia 8

Os programas visam a capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã)

07/03/2017 - 21:32:24

   

Começam nesta quarta-feira (8 de março), em Lucas do Rio Verde, os programas de capacitação de agentes políticos (Democracia Ativa), administração pública (Gestão Eficaz), e sociedade civil organizada (Consciência Cidadã) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. O município foi escolhido para iniciar a temporada 2017 dos programas, cujo objetivo é garantir à sociedade um serviço público eficiente e de qualidade.

A programação tem início na manhã do dia 8 com o Democracia Ativa, coordenado pelo secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva. Em sua terceira edição, o programa terá um ano atípico, pois pela primeira vez capacitará, em sua maioria, legisladores estreantes em primeiro ano de mandato.

 Os temas são: Proteção à Infância e Juventude; Peças de Planejamento (orçamentos públicos, como LOA, LDO e PPA); Transparência e Lei de Acesso à Informação; e Gestão das Câmaras Municipais e Direitos e Deveres dos Vereadores. Edicarlos Silva ressalta o benefício dos vereadores começarem a nova função munidos de mais informação e já com um canal de diálogo com o Tribunal de Contas.

À noite será realizado o Consciência Cidadã, pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim. O público-alvo são alunos do ensino médio, universitários, conselheiros de políticas públicas e sociedade civil organizada. O evento será realizado no Deseo Clube, a partir das 18h30, e tem por objetivo estimular o cidadão a exercer o controle social, decidindo sobre as políticas públicas do seu município e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos.

 Conforme a coordenadora, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, estão previstas algumas novidades para a 10ª edição do programa, sendo uma na abertura, com a apresentação de um vídeo institucional do TCE-MT em que serão demonstrados todos os seus produtos e serviços. A mediação do diálogo entre autoridades e plateia, além de presencial, também será feita por meio das redes sociais, como whatsapp e facebook. Tudo pensado para democratizar e ampliar a participação popular.

Nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) será realizado o Gestão Eficaz, que tem como missão preparar os agentes da administração municipal, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, controladores internos, assessores jurídicos, pregoeiros, membros de comissões de licitação, fiscais de contrato, entre outros. Os temas são escolhidos baseados nas principais irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas na sua função diária, de analisar contas de gestão e de governo.

Edicarlos Silva falará, por exemplo, sobre Regime Jurídico dos Servidores Públicos, uma palestra que trata principalmente das formas legais de contratação de servidores pelas prefeituras, sendo a principal delas o concurso público. Na sequência será ministrada palestra sobre Conceitos e Aspectos Polêmicos de Licitações Públicas e, para finalizar o evento, serão abordados dois outros assuntos: Gestão de Frotas e Gestão de Programa de Alimentação Escolar. Sobre esses dois temas o TCE-MT desenvolveu no ano passado alguns materiais e treinou controladores internos para que eles disseminassem as informações em seus respectivos municípios.

A evento do TCE-MT em Lucas do Rio Verde reunirá vereadores, servidores e gestores públicos de mais dez municípios. São eles: Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Tanto o Gestão Eficaz quanto o Democracia Ativa serão realizados nas dependências da Câmara Municipal.

Programação Consciência Cidadã

Programação Democracia Ativa

Programação Gestão Eficaz

MT Agora - TCE-MT

Mais Noticias

Acidente

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

Habitação

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

Concurso De Ornamentação

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

Processo Seletivo

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

16/11/2017 -

Sorriso: Dinheiro do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo.

16/11/2017 -

Sorriso: Equipes reúnem-se para planejar calendário de coleta de entulhos para o próximo ano

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembr

16/11/2017 -

Duas pessoas ficam gravemente feridas em colisão entre veículos em Nova Mutum

O acidente envolvendo um Renault Logan prata e um GM Corsa branco ocorreu esta tarde, por volta de 16h, no quilômetro 590 da BR-163.

16/11/2017 -

Presidente de empresa detalhará em Nova Mutum plano de expansão de ferrovia

O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Mutum.

14/11/2017 -

Lucas: Sancionada nova lei da Guarda Municipal

A legislação municipal segue os termos da lei federal e insere a guarda no sistema nacional de segurança pública.

14/11/2017 -

Deputados asseguram emendas para construção de novo quartel para a PM em Lucas do Rio Verde

A área para receber a estrutura está sendo viabilizada pela Prefeitura do município em razão da necessidade de acomodar a corporação militar em um espaço adequado.

14/11/2017 -

Lucas: Miniconferências para avaliação do Plano de Educação iniciam hoje (14)

Em cada momento serão debatidas diferentes metas que compõem o Plano Municipal de Educação.

14/11/2017 -

Educação é uma das áreas com maior número de oportunidades de trabalho

Os cursos desta modalidade são destinados à formação de professores para atendimento da rede pública e privada, nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio.

14/11/2017 -

Professores de Sorriso são destaque do Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

14/11/2017 -

Prefeitura de Sorriso já recuperou mais de 27,8 mil m² de asfalto da região central do município

A Prefeitura de Sorriso intensificou os trabalhos de recuperação das ruas e já recapeou mais de 27,8 mil m² de asfalto, totalizando um investimento de R$ 863.752,21.

14/11/2017 -

Secretaria Estadual de Educação construirá quadra poliesportiva e reformará escola em Sorriso

Conforme o edital, pode ser investido nas obras até R$ 1,5 milhão.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora