Formação

Educação realiza formação com conselheiros e gestores escolares

Secretaria fez prestação de contas referente a 2018 durante a atividade

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
18 de Março de 2019 as 20h 44min

Os gestores e demais integrantes do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) das 17 unidades da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde participaram na noite do dia 13, no Auditório dos Pioneiros, da atividade de formação baseada na Lei 1972/2011, conhecida como Lei da Gestão Democrática, na Norma Interna 51/2014 e na Lei 2849/2018, que normatizam e disciplinam a atuação de dirigentes e organismos decisórios.

Para a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, que aproveitou a ocasião para realizar a prestação de contas da Secretaria relativa ao ano de 2018, a participação da comunidade escolar no processo deliberativo tem função estratégica para assegurar transparência, democracia e autonomia na gestão de todas as unidades. “Quanto mais participativas, maior será a eficiência na aplicação das políticas públicas, do ensino-aprendizagem e do uso dos recursos disponíveis”, ressaltou.

A reunião teve início com a apresentação feita pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Cantão Mundim, que tratou sobre “Lei 1972/2011 - Gestão Democrática do Ensino Público” e as competências decorrentes do compromisso de gerir a administração física e financeira e político-pedagógica das comunidades escolares. “É preciso ter muito claro que todos os integrantes do CDCE respondem civil e criminalmente pelo uso indevido dos recursos públicos”, advertiu.

Na sequência, a coordenadora do setor administrativo-financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Katiane Avansi, falou a respeito da Lei 2849/2018, referente aos repasses financeiros que têm como objetivo o custeio de despesas com manutenção, conservação e administração das unidades escolares da rede municipal.

Avansi também abordou a Norma Interna 051/2014, correspondente à normatização e disciplina do uso e prestação de contas dos recursos transferidos pelo Poder Público Municipal aos órgãos executores – CDCEs e Associações de Pais e Mestres, para garantir o funcionamento e a melhoria da qualidade do ensino, e ainda os procedimentos necessários para obtenção dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal.

Os CDCEs devem ser constituídos por 50% de profissionais da Educação Básica e 50% de pais e/ou responsáveis e alunos de no mínimo 12 anos ou cursando o 6º ano, cuja composição deverá ter o mínimo de seis e o máximo de 12 membros. A eleição se dará 90 dias após o início do ano letivo e a duração do mandato será de dois anos, com direito a uma reeleição de membros. O gestor da unidade escolar é considerado membro nato.

No final da reunião, foram eleitos os membros dos conselhos para o Fórum Municipal de Educação e para o Conselho de Ciências e Tecnologia.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Audiência Pública

Usina Termoelétrica da FS Bioenergia terá capacidade para atender 50 mil residências em Lucas do Rio Verde

Audiência Pública foi realizada com exposição de estudos sobre o empreendimento

18 de Setembro de 2019 as 23h17

Cidades

Homem é executado a tiros e corpo jogado em rodovia de Mato Grosso

Um homem, ainda não identificado, foi executado na noite da última terça-feira (17), na MT-270, próximo a cidade de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá).

18 de Setembro de 2019 as 17h50

Cidades

Genro é morto pelo sogro após agredir a esposa por ciúmes em Mato Grosso

Um homem foi assassinado a facadas na noite dessa terça-feira (17) em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, o homem, de 30 anos, foi atingido por 10 facadas.

18 de Setembro de 2019 as 17h46

Cidades

Bandidos trocam tiros com a Policia Civil e capotam carro na BR-163 em Nova Mutum

Um capotamento foi registrado na manhã desta quarta-feira por volta das 11h28 no km 616, da BR-163 em Nova Mutum-MT.

18 de Setembro de 2019 as 17h40

Cidades

Carreta roubada em Lucas do Rio Verde é recuperada pela Polícia Militar no norte de MT

A Polícia Militar de Nova Guarita recuperou na manhã desta quarta-feira (18) uma carreta roubada em Lucas do Rio Verde. O motorista foi detido durante a ação policial.

18 de Setembro de 2019 as 17h37

Cidades

Jardim Glória: pavimentação em fase de conclusão

Os recursos aplicados na execução total das obras são oriundos do CFEM

18 de Setembro de 2019 as 17h26

Cidades

Nova Escola Municipal Vitor Valendolf deve ser entregue a comunidade escolar nos próximos 60 dias

Obra da construção da unidade educacional está a todo vapor e bem adiantada

18 de Setembro de 2019 as 17h20

Cidades

Educação realiza Formação Continuada para todos os professores da rede municipal de ensino de Tapurah

Aconteceu nesta terça-feira (17/09), através da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura, a Formação Continuada para professores e gestores da rede municipal de ensino

18 de Setembro de 2019 as 17h16

Cidades

Pelo segundo mês seguido, Ministério da Saúde não envia doses das vacinas Pentavalente e DTP para Nova Mutum

Pelo segundo mês consecutivo a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nota informativa da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, informando sobre a falta de distribuição das vacinas Pentavalente E DTP no

18 de Setembro de 2019 as 17h09

Cidades

Festival de Música Despertando Talentos é adiado para outubro em Nova Mutum

A 3ª edição do Festival de Música Despertando Talentos de Nova Mutum, inicialmente prevista para setembro foi adiada para os dias 19 e 20 de outubro.

18 de Setembro de 2019 as 17h06

Cidades

Escola Estadual 13 de Maio foi destaque na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Quatro equipes de Sorriso participaram dessa fase brasileira e três foram campeãs

18 de Setembro de 2019 as 17h02

Cidades

Reitor do Centro Universitário UniAtenas vem a Sorriso para instalar faculdade de medicina

O prefeito de Sorriso Ari Lafin recebeu no final da tarde de ontem (17) no Paço Municipal, o diretor geral e reitor do Centro Universitário Atenas (UniAtenas) Hiran Costa Rabelo e o pró-reitor Roberto Costa, ambos da faculdade que ganhou junto ao Minis

18 de Setembro de 2019 as 16h59

Estado

GGI se reúne para debater melhorias na área da segurança e a mudança do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito para Guarda Civil Municipal

Aconteceu na manhã de ontem (17), mais uma reunião com integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) formado por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores de segurança pública e sociedade organizada.

18 de Setembro de 2019 as 16h57

Cidades

Departamento de Tributação atenderá até as 16 horas na próxima semana

Segue até dia 25 (próxima quarta-feira) o mutirão fiscal promovido pela Prefeitura para renegociação de dívidas de contribuintes com o Município.

18 de Setembro de 2019 as 16h53

Cidades

Delegação sorrisense disputa o Brasileiro Caixa Sub-16

Uma delegação sorrisense composta por 12 jovens atletas e dois treinadores representará o município.

18 de Setembro de 2019 as 16h50

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO