Rede Municipal

Educação 4.0 avança a passos largos e revoluciona a rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde

Sem descuidar da formação dos profissionais, aulas de robótica, programação e empreendedorismo introduzem alunos no universo educacional do século XXI

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
04 de Junho de 2020 as 15h 04min

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

  A aquisição de 360 chromebooks, em 2018, deixava claro que a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, plenamente de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que ainda seria implantada, apostava na inovação e no uso da tecnologia dentro das salas de aula como indispensáveis para que o método de ensino saísse da mesmice reproduzida há séculos e os alunos, finalmente, pudessem assumir o papel de protagonistas.

  O acerto da iniciativa era evidente no brilho do olhar e na satisfação de cada criança ao primeiro contato com essa ferramenta agora disponível para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo, demonstrava o quanto as novas gerações se conectam cada vez mais cedo com o mundo digital e a necessidade de adaptação urgente dos professores menos adeptos ou mais refratários à nova realidade.

  Por outro lado, dotar escolas do município com recursos didáticos inovadores tem contribuído para aumentar a autoestima e a sensação de pertencimento e de valorização dos profissionais. Como exemplo disso, a chegada de alguns equipamentos levou à publicação nas redes sociais de manifestações exultantes de professores que diziam nem acreditar que esse tipo de investimento estava sendo feito em uma rede pública de ensino.     

  “Bastam alguns cliques para a internet colocar o mundo inteiro, com sons, imagens e uma infinidade de informações, jogos e apelos emocionais ao alcance da mão e isso aguça a curiosidade de qualquer criança. As mudanças ocorrem numa rapidez que exige formação constante para acompanhar o processo evolutivo, entender como funciona a cabeça dos alunos de hoje e como tornar a escola atraente e preparada para educá-los integralmente”, avalia a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

  A educação 4.0, com sua linguagem digital e seus recursos tecnológicos, veio para sacudir a poeira do ambiente escolar e aquele modelo educacional ultrapassado, extremamente limitador de potencialidades e de habilidades, do desenvolvimento cognitivo, socioemocional e da criatividade vai sendo substituído a passos largos por ciberambientes onde cabeças e mãos têm o desafio de colocar em prática propostas que estão revolucionando a forma de aquisição de saberes e de transmissão de conhecimento.

  Munidas cada vez mais de modernos equipamentos ainda normalmente encontrados apenas em algumas instituições da rede privada, todas as escolas da rede municipal de ensino do 1º ao 9º ano de Lucas do Rio Verde hoje dispõem de internet banda larga, laboratórios de informática revitalizados e todos os gestores, coordenadores e profissionais docentes, efetivos ou contratados, estão tendo formação tecnológica para domínio e uso de ferramentas digitais dentro e fora da sala de aula.  

  Os investimentos e novidades não param e, nessa mesma linha, outros 396 novos chromebooks foram adquiridos para somarem-se aos 450 tablets já em uso pelos professores para facilitar o trabalho em sala de aula, aos 104 kits de robótica recebidos para incrementar as aulas das oficinas e aos 200 kits de programação. Projetos como o MicroBit, da BBC, que ensina noções de programação para professores aplicarem posteriormente na sala de aula, o Eu Empreendo, um piloto colocado em prática para alunos do 9º ano da Escola Cecília Meireles, e as oficinas de informática nas escolas de tempo integral têm servido para ampliar o alcance das medidas inovadoras.

  “Além de alguns professores receberem formação para a implantação do projeto de robótica sustentável e de robótica nos anos iniciais e finais e das oficinas de informática nas escolas de tempo integral, outros novos professores e técnicos especializados em (TI) estão sendo contratados para dar suporte em questões técnicas e didáticas aos professores dentro e fora da sala de aula”, destaca a coordenadora do Núcleo Tecnológico, Márcia Bottin Barbosa.

  Em fase de testes, o TECLucas, o Portal da Educação, uma plataforma que terá conteúdos específicos para ser compartilhada por educadores, estudantes, pais e servidores da rede municipal, logo mais também estará disponível para entrar em ação. Do mesmo modo, o Laboratório Maker, o estúdio para gravação de vídeo-aulas e as salas de videoconferência, que serão instalados no Centro Tecnológico.

  Tudo isso, segundo Márcia Barbosa, proporcionou o suporte necessário para que a rede municipal estivesse devidamente equipada e preparada para oferecer educação à distância tão logo as aulas foram suspensas em todo o país em virtude da pandemia do coronavírus. “Duas semanas depois, todos os pais de alunos do Infantil III ao 9º ano incluídos nos grupos de Whatsapp criados em cada sala de aula estavam recebendo links com conteúdos lúdicos e pedagógicos selecionados pelos professores. Os conteúdos impressos se destinam para menos de 10% das famílias”, destaca. 

  Como os avanços nessa área não cessam e os investimentos precisam ter continuidade, tudo isso conta com o respaldo da criação da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, do Sistema Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, do Fundo Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e, mais recentemente, da instalação do Centro Tecnológico Municipal, que reúne um grupo de profissionais especializados em Tecnologia da Informação (TI) encarregado de buscar novas soluções, elaborar projetos e cuidar da formação dos próprios colegas.

  “A educação precisa ser pensada a longo prazo e só assim conseguiremos assegurar que todos esses programas e práticas tenham continuidade como política pública e não venham a ser interrompidos ou substituídos segundo a vontade de cada governante e sem levar em conta os interesses da coletividade”, observa a secretária Cleusa De Marco. 


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Confira lista de municípios com classificação de risco muito alto de contaminação

O documento mostra que 26 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus

04 de Julho de 2020 as 15h00

Coronavírus

Diretora da escola morre de Covid-19 uma semana depois do óbito da mãe em MT

Ela não resistiu e morreu, na manhã deste sábado (4), em hospital particular da Capital.

04 de Julho de 2020 as 14h53

Grávida de 29 anos morre de Coronavírus na UTI do hospital em Lucas do Rio Verde

Uma grávida de 29 anos morreu de Covid-19 na manhã de hoje (04) em Lucas do Rio Verde. De acordo com informações postadas nas redes sociais da prefeitura de Lucas, o óbito foi registrado no boletim nº 107.

04 de Julho de 2020 as 14h50

Fiscalização

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização de queimadas rurais e urbanas

Baixa umidade e poluição do ar provocada pela fumaça aumentam os riscos durante a pandemia de coronavírus

04 de Julho de 2020 as 09h44

Confronto

Suspeitos de latrocínio de empresária morrem em confronto com a PM no interior

No distrito de Brianorte (470 km de Cuiabá), durante operação de buscas em uma área de mata, dois suspeitos, de 18 e 21 anos, um deles apontado como autor do latrocínio da empresária Maria Deusalina Freire Carvalho

04 de Julho de 2020 as 09h00

Estupro

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

04 de Julho de 2020 as 08h56

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma 17º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma o 17º óbito por Covid-19. O paciente, de 45 anos de idade, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop, desde o dia 27 de junho, não resistiu e

03 de Julho de 2020 as 15h23

Funcionamento

Novo decreto altera funcionamento de restaurantes e distribuidoras de bebidas em Sorriso

Com base no Decreto nº 311, assinado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Ari Lafin e que trata sobre restrições temporárias durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), ficam restritas as atividades comerciais de restaurantes, alterando o que e

03 de Julho de 2020 as 15h17

Invasão

Homem é detido por tentar entrar em propriedade rural em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de perturbação de sossego em uma propriedade na zona rural de Lucas do Rio Verde, por volta das 19h desta quinta-feira (02).

03 de Julho de 2020 as 15h10

Concorrência pública

Concorrência pública para venda de terrenos urbanos acontece na próxima segunda-feira (06)

Oportunidade para aqueles que desejam investir em uma das principais cidades do Mato Grosso

03 de Julho de 2020 as 15h07

Incêndio

Menores colocam fogo em colchão em princípio de motim em Lucas do Rio Verde

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM) de Lucas do Rio Verde-MT, foi acionada para conter as chamas e uma das celas do Centro Socioeducativo, quando os menores internados colocaram fogo em um colchão, na tentativa de iniciar um motim no local.

03 de Julho de 2020 as 14h59

Investigação

Secretaria de Saúde investiga morte de idoso em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registra 814 casos confirmados de Covid-19, com 342 recuperados

03 de Julho de 2020 as 14h52

Coronavírus

Covid-19: casos em Lucas do Rio Verde sobe de 261 para 459 em 3 dias

Lucas do Rio Verde já soma 814 pessoas infectadas pela doença.

03 de Julho de 2020 as 14h49

Assistência Social

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem

03 de Julho de 2020 as 09h31

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO