Cidades

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Lucas do Rio Verde e de todo o país

A posse será no dia 10 de janeiro e o mandato tem duração de quatro anos

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
07 de Outubro de 2019 as 16h 29min

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)

  Os cinco membros titulares e os cinco suplentes do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde escolhidos para um mandato de quatro anos foram conhecidos na noite de domingo, 06, logo após o encerramento da contagem das 15 urnas encaminhada no auditório da Câmara de Vereadores. O Processo de Escolha em Data Unificada do Conselho Tutelar foi realizado em todo o país.

  Dos 1.090 eleitores que compareceram aos oito locais de votação – seis na zona urbana e dois na zona rural –, 1.081 tiveram seus votos validados e elegeram, por ordem decrescente, Regiane Chaves Carrijo, com 325 votos; Marcela Xavier de Carvalho Chaves, 184 votos; Simone Maria da Silva, 128 votos; Kézia Kassia Carvalho da Silva Macedo, 115 votos; Everton Topanotti, 94 votos; Josenildo Severino de Lima, 65 votos; Klênia Muniz, 62 votos; Reginaldo José Novacki, 54 votos; Elisangela Makwimovitz, 29 votos; e Cristina Luiza Barbosa, com 25 votos. Foram registrados 01 voto em branco e 08 votos nulos.

  Todos os 43.530 eleitores credenciados pelo Tribunal Regional Eleitoral até o dia 15 de julho tinham direito de votar em apenas um candidato de sua preferência. Após o encerramento da votação, que se estendeu das 8 horas às 17 horas, as urnas foram recolhidas por integrantes da Guarda Municipal e levadas para a Câmara de Vereadores.

  Trinta candidatos participaram da prova realizada no dia 07 de julho, segunda etapa do processo. Diferentemente das eleições anteriores, um dos critérios para se inscrever foi a exigência de comprovação de curso superior. O valor do salário-base é de R$ 1.958,34 e, a livre critério do Poder Executivo, poderão receber como concessão a título de gratificação um valor correspondente a até 90% do vencimento básico.

  Conforme o edital do processo eleitoral elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), coordenador do processo de escolha, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o prazo para interposição de recursos vai de 08 a 11 de outubro. O CMDCA terá de 14 a 18 de outubro para concluir a análise dos recursos e deverá fazer a divulgação do resultado final dos candidatos eleitos no dia 22 de outubro.

  Presente para acompanhar a contagem de votos, o promotor de Justiça José Vicente destacou o papel de apoio e fiscalizador do Ministério Público do começo ao fim de todo processo eleitoral conduzido pelo CMDCA. “O Ministério Público confere apoio ao processo desde do seu início até o seu término. O Conselho Tutelar é o anjo da guarda da criança e do adolescente nos municípios do Brasil todo. Então, é uma eleição muito importante, porque, durante quatro anos, essas pessoas vão cuidar das crianças e adolescentes em situação de risco, que se encontram naquela situação mais degradante, mais vulnerável, que precisam do apoio do Estado”, frisou.

  Bacharel em Direito, a candidata mais votada, com quase 30% do número de votos, Regiane Chaves Carrijo atribuiu aos amigos o resultado expressivo visto nas urnas. “Tudo correu dentro do normal, dentro das regras impostas pelo processo, e devo somente aos meus amigos esta votação. Agora, vou participar da capacitação voltada para conhecer melhor a realidade das crianças e do adolescente e aquilo que cabe a cada um de nós que fomos escolhidos pelos eleitores”, pontuou.  

  Terceira candidata mais votada, Simone Maria da Silva declarou que estava muito satisfeita com o resultado e o apoio recebido da comunidade. “Eu só tenho que agradecer às pessoas que me confiaram seu voto. Sempre trabalhei com foco nas políticas públicas para as crianças e adolescentes e estou pronta para atuar de acordo com aquilo que é esperado de um conselheiro tutelar para garantir que os seus direitos sejam assegurados”, observou.

  Segundo Marcela Xavier de Carvalho Chaves, a única integrante do atual Conselho Tutelar novamente eleita, os casos de abandono e de abuso são os mais costumeiros no dia a dia do trabalho no órgão. Ela credita que a experiência adquirida será fundamental para o cumprimento de seu novo mandato. “Esta eleição foi uma nova experiência e agora me sinto preparada para exercer minha função ainda de melhor forma”, frisou.

  A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lídia Mara Gonçalves Pereira, agradeceu o apoio de todas as demais secretarias municipais e órgãos parceiros da sociedade civil e do Poder Público que contribuíram para o encaminhamento do processo eleitoral e ressaltou a importância da participação dos eleitores para o fortalecimento do mandato dos conselheiros tutelares.

  “Nós, do CMDCA, nos sentimos realizados por completarmos mais esta etapa e queremos agradecer a todas as pessoas que compareceram às urnas para fazer a sua escolha. Foram seis meses de muito trabalho e procuramos fazer tudo que era necessário para fortalecer o Conselho Tutelar e garantir toda transparência ao processo eleitoral.”

  Ainda está programada uma capacitação para formação inicial com carga de 80 horas que se estenderá de 18 de novembro a 02 de dezembro de 2019. A divulgação do resultado final dos candidatos aprovados será feita em 06 de dezembro de 2019. A titularidade dos membros do Conselho Tutelar será assumida pelos cinco candidatos mais votados e os demais deverão compor a suplência do órgão colegiado. A posse será no dia 10 de janeiro e o mandato a partir desta eleição terá duração de quatro anos.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Refém

Motorista de aplicativo é feito refém durante roubo em Lucas do Rio Verde

Vítima foi amarrada e colocada no porta-malas do veículo

30 de Maio de 2020 as 12h16

Acidente

Morador de Lucas do Rio Verde morre em grave acidente na BR-163

Outra vítima fatal era moradora de Brasília-DF e estava indo para o Pará, buscar a mãe.

30 de Maio de 2020 as 12h12

Auxílio Emergencial

Agência da Caixa em Lucas do Rio Verde abrirá neste sábado para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial

A agência da Caixa Econômica Federal de Lucas do Rio Verde abrirá neste sábado (30) para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

29 de Maio de 2020 as 14h25

Acidente

Acidente ocorrido no Bairro Alvorada deixa condutor ferido em Lucas do Rio Verde

Por volta das 17h45 da tarde desta quinta-feira (28), a Polícia Militar foi acionada para atendimento de um acidente de trânsito que teria ocorrido na Avenida São Paulo no Bairro Alvorada.

29 de Maio de 2020 as 14h09

Abuso

Famílias devem ficar atentas a possíveis situações de abuso contra crianças e adolescentes

O tema é delicado e a abordagem deve ser sutil. Não é fácil escrever, falar e até mesmo pensar sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes.

29 de Maio de 2020 as 09h53

Prorrogação

Prefeitura prorroga decreto que proíbe o corte no serviço de fornecimento de água e luz em Sorriso

A Prefeitura de Sorriso prorrogou o Decreto nº. 241, de 20 de março de 2020, que trata sobre a proibição de corte no serviço de fornecimento de água no município.

29 de Maio de 2020 as 09h49

Inauguração

Revitalização da ala infantil da Escola Ivete é oficialmente inaugurada

“Temos agora um ambiente agradável e propicio à aprendizagem”.

29 de Maio de 2020 as 09h46

Produções Sociais

Oficina de costura da Secretaria de Assistência Social faz produções sociais em Trivelato

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove juntamente com a oficina de costura, diversas produções para atender os serviços públicos e a população de Trivelato.

29 de Maio de 2020 as 09h25

Vacina

Lucas do Rio Verde ainda tem vacina contra gripe para grupos prioritários

A campanha de vacinação vai até o dia 06 de junho

29 de Maio de 2020 as 05h38

Vagas Remanescentes

IFMT abre edital de vagas remanescentes para curso técnico em Desenvolvimento Infantil

As inscrições vão até dia 14 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet

29 de Maio de 2020 as 05h36

Reforma

Escola Flor do Amanhã em Sorriso passará por reforma e ampliação

A intervenção vai resultar em mais 300 novas vagas escolares na Zona Leste

28 de Maio de 2020 as 13h08

Aulas Presenciais

Aulas presenciais nas escolas particulares de Sorriso podem voltar na próxima semana

O retorno das aulas presencias nas escolas particulares de Sorriso foi tema de reuniões, nesta quinta-feira (28), no Paço Municipal.

28 de Maio de 2020 as 13h06

Audiência Pública

Secretaria de Finanças realizará audiência pública online para prestação de contas em Nova Mutum

A ação acontece as 15h no plenário da Câmara de Vereadores e conta com o apoio técnico da equipe da Casa de Leis Mutuense.

28 de Maio de 2020 as 13h03

Asfalto

Prefeito de Tapurah e Governador de Mato Grosso firmam pavimentação asfáltica

Serão repassados R$ 2,7 milhões para que seja feita a pavimentação asfáltica.

28 de Maio de 2020 as 13h00

Coronavírus

Mais quatro casos são confirmados de Covid-19 em Lucas do Rio Verde

Desses casos são 2 mortes, 32 em acompanhamento domiciliar e 29 recuperados da doença.

28 de Maio de 2020 as 12h56

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO