Cidades

Eleitos os novos conselheiros tutelares de Lucas do Rio Verde e de todo o país

A posse será no dia 10 de janeiro e o mandato tem duração de quatro anos

Por: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
07 de Outubro de 2019 as 16h 29min

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello)

  Os cinco membros titulares e os cinco suplentes do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde escolhidos para um mandato de quatro anos foram conhecidos na noite de domingo, 06, logo após o encerramento da contagem das 15 urnas encaminhada no auditório da Câmara de Vereadores. O Processo de Escolha em Data Unificada do Conselho Tutelar foi realizado em todo o país.

  Dos 1.090 eleitores que compareceram aos oito locais de votação – seis na zona urbana e dois na zona rural –, 1.081 tiveram seus votos validados e elegeram, por ordem decrescente, Regiane Chaves Carrijo, com 325 votos; Marcela Xavier de Carvalho Chaves, 184 votos; Simone Maria da Silva, 128 votos; Kézia Kassia Carvalho da Silva Macedo, 115 votos; Everton Topanotti, 94 votos; Josenildo Severino de Lima, 65 votos; Klênia Muniz, 62 votos; Reginaldo José Novacki, 54 votos; Elisangela Makwimovitz, 29 votos; e Cristina Luiza Barbosa, com 25 votos. Foram registrados 01 voto em branco e 08 votos nulos.

  Todos os 43.530 eleitores credenciados pelo Tribunal Regional Eleitoral até o dia 15 de julho tinham direito de votar em apenas um candidato de sua preferência. Após o encerramento da votação, que se estendeu das 8 horas às 17 horas, as urnas foram recolhidas por integrantes da Guarda Municipal e levadas para a Câmara de Vereadores.

  Trinta candidatos participaram da prova realizada no dia 07 de julho, segunda etapa do processo. Diferentemente das eleições anteriores, um dos critérios para se inscrever foi a exigência de comprovação de curso superior. O valor do salário-base é de R$ 1.958,34 e, a livre critério do Poder Executivo, poderão receber como concessão a título de gratificação um valor correspondente a até 90% do vencimento básico.

  Conforme o edital do processo eleitoral elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), coordenador do processo de escolha, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o prazo para interposição de recursos vai de 08 a 11 de outubro. O CMDCA terá de 14 a 18 de outubro para concluir a análise dos recursos e deverá fazer a divulgação do resultado final dos candidatos eleitos no dia 22 de outubro.

  Presente para acompanhar a contagem de votos, o promotor de Justiça José Vicente destacou o papel de apoio e fiscalizador do Ministério Público do começo ao fim de todo processo eleitoral conduzido pelo CMDCA. “O Ministério Público confere apoio ao processo desde do seu início até o seu término. O Conselho Tutelar é o anjo da guarda da criança e do adolescente nos municípios do Brasil todo. Então, é uma eleição muito importante, porque, durante quatro anos, essas pessoas vão cuidar das crianças e adolescentes em situação de risco, que se encontram naquela situação mais degradante, mais vulnerável, que precisam do apoio do Estado”, frisou.

  Bacharel em Direito, a candidata mais votada, com quase 30% do número de votos, Regiane Chaves Carrijo atribuiu aos amigos o resultado expressivo visto nas urnas. “Tudo correu dentro do normal, dentro das regras impostas pelo processo, e devo somente aos meus amigos esta votação. Agora, vou participar da capacitação voltada para conhecer melhor a realidade das crianças e do adolescente e aquilo que cabe a cada um de nós que fomos escolhidos pelos eleitores”, pontuou.  

  Terceira candidata mais votada, Simone Maria da Silva declarou que estava muito satisfeita com o resultado e o apoio recebido da comunidade. “Eu só tenho que agradecer às pessoas que me confiaram seu voto. Sempre trabalhei com foco nas políticas públicas para as crianças e adolescentes e estou pronta para atuar de acordo com aquilo que é esperado de um conselheiro tutelar para garantir que os seus direitos sejam assegurados”, observou.

  Segundo Marcela Xavier de Carvalho Chaves, a única integrante do atual Conselho Tutelar novamente eleita, os casos de abandono e de abuso são os mais costumeiros no dia a dia do trabalho no órgão. Ela credita que a experiência adquirida será fundamental para o cumprimento de seu novo mandato. “Esta eleição foi uma nova experiência e agora me sinto preparada para exercer minha função ainda de melhor forma”, frisou.

  A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lídia Mara Gonçalves Pereira, agradeceu o apoio de todas as demais secretarias municipais e órgãos parceiros da sociedade civil e do Poder Público que contribuíram para o encaminhamento do processo eleitoral e ressaltou a importância da participação dos eleitores para o fortalecimento do mandato dos conselheiros tutelares.

  “Nós, do CMDCA, nos sentimos realizados por completarmos mais esta etapa e queremos agradecer a todas as pessoas que compareceram às urnas para fazer a sua escolha. Foram seis meses de muito trabalho e procuramos fazer tudo que era necessário para fortalecer o Conselho Tutelar e garantir toda transparência ao processo eleitoral.”

  Ainda está programada uma capacitação para formação inicial com carga de 80 horas que se estenderá de 18 de novembro a 02 de dezembro de 2019. A divulgação do resultado final dos candidatos aprovados será feita em 06 de dezembro de 2019. A titularidade dos membros do Conselho Tutelar será assumida pelos cinco candidatos mais votados e os demais deverão compor a suplência do órgão colegiado. A posse será no dia 10 de janeiro e o mandato a partir desta eleição terá duração de quatro anos.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Cidades

Nota de pesar

A Prefeitura presta condolências aos familiares e amigos de Leonardo Leceux

16 de Outubro de 2019 as 18h00

Cidades

Equipe de Mountain Bike volta com bons resultados de competição em Juina

Representantes do Mountain Bike sorrisense se destacaram no 2.º Desafio Quatro Morros, promovido em Juina, no último domingo (13).

16 de Outubro de 2019 as 17h46

Cidades

Copa Sorriso de Tênis de Mesa chega a sua 6.ª etapa

No sábado (19), o Pavilhão do Bairro São Matheus será a sede da 6.ª etapa da Copa Sorriso de Tênis de Mesa. De acordo com o treinador Mário Sérgio Malheiros, são esperados cerca de 50 atletas.

16 de Outubro de 2019 as 17h43

Copa Binotti/Sicreti

Abertura da Copa Binotti/Sicreti de Futsal será nesta sexta-feira (18)

A solenidade será realizada no Ginásio Rio Verde, com início às 19h

16 de Outubro de 2019 as 16h43

Audiência Pública

Audiência pública sobre o Plano Municipal de Turismo será nesta sexta-feira (18)

A audiência será realizada no auditório da prefeitura, a partir das 7h30, e todos os envolvidos com o setor de turismo estão convidados a participar

16 de Outubro de 2019 as 16h41

Lei Sancionada

Prefeito Binotti sanciona lei que prevê destinação de recursos à Alna

O auxílio tem como finalidade garantir a participação de atletas do projeto Nós Podemos Nadar em campeonatos

15 de Outubro de 2019 as 18h39

Cidades

Administração municipal aposta na valorização do esporte para construção do futuro

“Eu me impressiono cada vez mais em ver como o esporte em Nobres é importante

15 de Outubro de 2019 as 16h31

Cidades

Prefeita Maria Matelli visita escolas no Dia do Professor

Hoje comemoramos o Dia do Professor. Esse profissional que está presente no início da vida dos nossos filhos até a faculdade.

15 de Outubro de 2019 as 16h26

Cidades

Marinha do Brasil realizou em Tapurah prova teórica para pilotos de barcos e motos aquáticas

Aconteceu em Tapurah, no dia 9 de outubro

15 de Outubro de 2019 as 16h23

Cidades

Prefeitura alerta motoristas para a interdição temporária da Avenida Brescansin devido a revitalização da sinalização

A Avenida Natalino João Brescansin, que recentemente foi recapeada, está recebendo a revitalização da sinalização.

15 de Outubro de 2019 as 16h19

Cidades

Atletas sorrisenses disputam o Campeonato Caixa Sub-18

A 10ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, que será disputado de sexta-feira (18/10) a domingo (20/10)

15 de Outubro de 2019 as 16h15

Inscrições Abertas

Inscrições para o desafio de ciclismo Contra Relógio terminam na sexta-feira (18)

O desafio será realizado no dia 20, na Rodovia Izidoro Pivetta

15 de Outubro de 2019 as 11h23

Licitações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre diversas licitações nos próximos dias

Estão em andamento 16 licitações com oportunidades de negócios em áreas variadas

15 de Outubro de 2019 as 11h22

Transparência

Em busca de transparência e eficiência, Prefeitura de Lucas do Rio Verde fortalece ações do Controle Interno

A Gerência de Controle Interno tem implantado uma série de iniciativas nas secretarias e departamentos

15 de Outubro de 2019 as 11h21

Código Tributário

Taxas de licenciamento ambiental serão reduzidas com alterações no Código Tributário

A Prefeitura reduziu o Fator de Correção de 10,5 para 4 e pretende aumentar a validade das licenças ambientais

14 de Outubro de 2019 as 17h50

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO