Cidades

Equipes em Sorriso começam treinamento com helicóptero para combater focos de queimadas

Primeiro, tiveram instruções teóricas e, em seguida, houve a prática de combate aéreo com o uso do helicóptero.

Treninamento | 12 de Junho de 2018 as 15h 48min
MT Agora - Só Notícias

Com o início do período de estiagem, os militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do grupo de aviação do Corpo de Bombeiros, passaram por um treinamento, ontem à tarde, para combate a incêndios florestais. Primeiro, tiveram instruções teóricas e, em seguida, houve a prática de combate aéreo com o uso do helicóptero. O comandante do Ciopaer, Flávio Ramalho, explicou que o treinamento é uma espécie de reciclagem. "Como o período de queimadas em Mato Grosso dura cerca de quatro meses, entre julho e novembro, passamos muito tempo sem fazer o treinamento de combate. Então trouxemos todos os profissionais de Cuiabá e Sorriso para fazer a reciclagem, ter novo contato com o equipamento e atualizar seus conhecimentos."

Os equipamentos são conferidos antes da decolagem. Com o helicóptero pronto, os militares sobrevoam uma área alagada, diminuem a altitude até que o bolsão pendurado, conhecido bambi bucket, é enchido com 3 mil litros de água. Depois, o helicóptero sobe e derrama a água na área onde tem fogo. Enquanto isso, outra equipe que atua em solo também faz o combate aos focos.

O comandante explica que existe prioridade de atendimentos e que, as áreas privadas (fazendas e outras) só receberão apoio aéreo em último caso. "O combate a incêndio florestal prioriza os parques nacionais e tendo a possibilidade vai atender também as áreas privadas. O contato é sempre feito via 193 e primeiro quem faz é a comunidade no local, como os funcionários da fazenda. No segundo momento, tem os profissionais do Corpo de Bombeiros e, se não houver controle, a aviação é acionada. É necessário que o local sempre tenha uma estrutura mínima de abastecimento de água para as aeronaves. Caso precisamos usar o avião, tem que ter uma pista de mil metros de comprimento por 30 de largura e se tiver o querosene de aviação é importante, "concluiu.

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Festival De Pesca

Equipe Carajás de Cáceres vence o 5º Festival de Pesca de Tapurah: confira as equipes vencedoras

O evento surpreendeu os organizadores pelo número de equipes participantes ao todo 117 equipes de todo o estado .

21 de Agosto de 2018 as 13h57

Parceria

Tapurah será beneficiado com Protocolo de Intenções firmado entre Prefeitura e Tribunal de Justiça de MT

A cerimônia do ato será realizado às 19h desta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Tapurah, e tem as portas abertas para a participação do público.

21 de Agosto de 2018 as 13h45

Queimadura

Criança sofre queimaduras graves após derrubar panela com água fervente

O menor foi rapidamente socorrido e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento de Sorriso, após isso foi transferida para unidade de tratamento de queimados no Pronto Socorro em Cuiabá

21 de Agosto de 2018 as 10h35

Perda de Controle

Quatro pessoas se ferem após motorista perder controle de carro e capotar em MT

Quatro pessoas estavam no carro, sendo a motorista, de 27 anos e três passageiras: uma mulher, de 37 anos, um menino, de 5 anos, e uma idosa, de 62 anos.

21 de Agosto de 2018 as 08h07

Acidente

Caminhonete sai da BR-163 em Sorriso e tomba

O motorista viajava sozinho e não se machucou.

20 de Agosto de 2018 as 20h47

Sepultamento

Casal morto em acidente em Nova Mutum será sepultado em Goiás

O casal morava em Lucas do Rio Verde e estava em uma Toyota Hilux branca que bateu, ontem à noite, na traseira uma carreta Volvo branca, placas de Presidente Prudente (SP), carregada com cimentos.

20 de Agosto de 2018 as 20h06

Veja Mais
Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Ensolarado com muitas nuvens

27º

COTAÇÃO