Exames confirmam que professora morreu com H1N1 em Sorriso

Paciente de 29 anos foi morreu no dia 15 deste mês no Hospital Regional

25/04/2018 - 12:21:15

   

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso confirmou, agora há pouco, que a professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, que morreu no dia 15 de abril no Hospital Regional de Sorriso (HRS), foi vítima do vírusH1N1. Um exame clínico feito em Cuiabá confirmou a suspeita.

A coleta foi realizada um dia antes da professora morrer, em 14 de abril, às 13h30min. O resultado, divulgado hoje, confirma a morte por influenza A H1N1.

A diretora do HRS, Luciele Benin, informou que os familiares da professora – internados após quadro gripal - já tiveram alta. “O último saiu no dia 18 e todos se encontram bem. Os exames estão em processamento na capital e todas as precauções são tomadas com todos os pacientes. O que pedimos encarecidamente à população é que reforce a lavagem das mãos e mantenha a etiqueta respiratória, ao tossir e espirrar cobrir a boca e nariz”.

O secretário de saúde, Devanil Barbosa, frisou que todos os profissionais de saúde obtiveram orientações repassadas por um infectologista para reforçar o trabalho nas unidades de saúde. “Agora seremos mais firmes em buscar soluções junto ao Estado para os grupos de riscos. Precisamos obter, junto ao Ministério da Saúde, a liberação de vacinas para a cobertura de 14 mil pessoas”.

Para isso, o secretário e o prefeito, Ari Lafin, devem ir a Cuiabá, amanhã, para tentar obter mais doses da vacina contra a gripe, já que o quantitativo enviado se esgotou um dia após iniciada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todo o país.

O Ministério da Saúde informou à Secretaria Municipal de Sorriso que o segundo lote deve ser enviado na próxima semana. Porém, não foi definido o dia exato.

Morte rápida
A professora Camila chegou ao HRS no dia 13 de abril transferida de um hospital particular da cidade, com história pregressa de gripe e com quadro grave de insuficiência respiratória, entubada e dependente deventilação mecânica.

A professora ficou internada no box de emergência, onde foi tratada com antibióticos de largo espectro e antiviral, mas não resistiu à doença.

As amostras coletadas da professora e enviadas para exames clínicos em Cuiabá foram feitas porque o quadro da doença evoluiu rapidamente e a paciente morreu com insuficiência respiratória.

Outra morte confirmada
Nesta semana a Prefeitura de Tangará da Serra também confirmou que a paciente de 36 anos que morreu no dia 8 de abril foi vítima do vírus da influenza.

Outra paciente – cujo nome não foi revelado - morreu com suspeita do vírus influenza no Pronto-Socorro de Várzea Grande no último fim de semana.

Casos suspeitos em MT
A responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, informou, nesta semana, que ainda há outros 3 casos sob suspeita de infestação do vírus, que é subdividido em H1N1, H3N2 e H5N4. “Dois pacientes já tiveram alta e no momento estamos com 2 pacientes internados que, inclusive, já completaram o ciclo do tratamento e saíram do isolamento”.

Em todos os casos sob suspeitas, as equipes coletam materiais nos pacientes e enviam ao laboratório do Estado para realização de exames para confirmar ou descartar o vírus influenza. Os resultados demoram até 30 dias para ficar prontos.

MT Agora - Luana Rodrigues | Portal Sorriso

Mais Noticias

Práticas de Gestão

Previlucas é premiado nacionalmente por boas práticas de gestão

Estado Grave

Prefeituras em MT anunciam suspensão de serviços por falta de combustível

Falta de Combustível

Postos de combustíveis de Lucas do Rio Verde anunciam fim de estoque de etanol

Apoio

Em Lucas do Rio Verde, prefeitura e entidades convocam sociedade para apoiar movimento

24/05/2018 -

Consórcio abre licitação para a contratação de empresa especializada em gestão de saúde

Consórcio abre licitação para a contratação de empresa especializada em gestão de saúde

24/05/2018 -

Instituições participam de capacitação sobre prestação de contas

A formação teve o objetivo de levar informações sobre elaboração de projetos e prestação de contas de recursos

24/05/2018 -

Mobilização urbana de Lucas do Rio Verde é debatida por novo conselho

O conselho tem a finalidade de opinar, acompanhar e participar da elaboração das políticas públicas de trânsito e transportes

24/05/2018 -

Projeto da Escola São Cristóvão representará Mato Grosso em conferência nacional

O anúncio foi realizado ao final da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

24/05/2018 -

Inscrições para o Canta Lucas seguem até 15 de junho

Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail cultura.turismo@lucasdorioverde.mt.gov.br

23/05/2018 -

Profissionais da Educação fazem protesto por reajuste e aulas são suspensas em 17 escolas de MT

Servidores protestam por reposição inflacionária em Lucas do Rio Verde. Município alega que não pode atender percentual reivindicado por servidores por recomendação do TCE.

24/05/2018 -

Caminhão velho é incendiado durante manifesto em apoio a movimento de caminhoneiros

O ato chamou a atenção dos condutores de veículos que trafegavam pela rodovia e até mesmo de moradores do bairro Pioneiro.

23/05/2018 -

Faculdade La Salle anuncia Vestibular Agendado para 2018/2

A Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde - MT realizou na tarde desta terça-feira, dia 22 de maio, o lançamento oficial da Processo Seletivo Vestibular Agendado 2018/2.

22/05/2018 -

Proposta de RGA de Lucas do Rio Verde é a melhor da região

Levantamento feito pela administração apontou que entre os municípios circunvizinhos, Lucas do Rio Verde é o que está ofertando um dos melhores percentuais.

22/05/2018 -

Atendimento do Cadastro Único agora acontece no Cram

Atendimento será Centro de Referência e Atendimento a Mulher (Cram) está localizado a Rua Sarandi, esquina com a Avenida Bahia, no Bairro Rio Verde.

22/05/2018 -

Consórcio de Saúde abre nova licitação para a compra de medicamentos

Serão adquiridos 212 tipos de medicamentos. As propostas devem ser entregues entre os dias 23 e 28 de maio, por meio do site www.bllcompras.org.br

22/05/2018 -

Ouvidoria realiza 900 atendimentos no 1º quadrimestre

Mais da metade dos atendimentos foi feita via 0800 646 4004

22/05/2018 -

CPS Vale do Teles Pires abre licitação para compra de alimentação especial

As propostas e documentos devem ser entregues nos dias 28 e 29 de maio, por meio do site www.bll.compras.org.br

21/05/2018 -

População do Rio Verde prestigia Domingo no Paço Itinerante

O evento reuniu apresentações culturais e o encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

21/05/2018 -

Com ginásio lotado, abertura de Copa Martinello agita participantes

Durante a abertura, o prefeito Luiz Binotti comemorou o número recorde de participantes

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora