Cidades

Faculdade oportuniza inclusão de aluna através do ensino adaptado

Nesse semestre, a Faculdade La Salle, recebeu pela primeira vez como aluna, uma deficiente fono-auditiva.

Acessibilidade | 11 de Abril de 2018 as 20h 40min
MT Agora - Assessoria

A Faculdade La Salle, atendendo aos fundamentos legais pertinentes, e exigências dos instrumentos de avaliação institucional, busca oferecer programas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiências (PCD’s), tanto na contratação de profissionais, quanto no ensino superior.

A essência da pedagogia lassalista prevê uma vocação natural para atenção integral e humanizada às pessoas, por isso, da preocupação com as iniciativas dessa natureza, que também vão ao encontro ao nosso objetivo como instituição de proporcionar o desenvolvimento do ser humano em todas suas competências e habilidades.

Nesse semestre, a Faculdade La Salle, recebeu pela primeira vez como aluna, uma deficiente fono-auditiva: a jovem de 18 anos, Gabrielle Moraes de Souza, que está cursando o primeiro semestre de Pedagogia.

Em uma conversa mediada pela professora e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Larissa Letrari Borges de Abreu, que também tem acompanhado a aluna diariamente em sala, Gabrielle explicou que o interesse pelo curso, deu-se por influência de sua mãe, e pela possibilidade que a profissão de pedagogo oferece, de levar o ensino à outras pessoas, apesar de suas limitações, por meio da linguagem de sinais.

Gabrielle relatou ainda, que foi muito bem recebida pelos colegas, e que há um interesse comum dos mesmos, de interação e ajuda durante as aulas. Ela considera ser de extrema importância esse acesso das pessoas com deficiência à vida acadêmica, e ensino superior.

Segundo o diretor acadêmico, Prof. Fernando César Orlandi “A educação inclusiva é aquela que está aberta à diversidade, onde todos são respeitados em suas diferenças e aprendem juntos, possibilitando o convívio, interação e o desenvolvimento mútuo, e deste modo, promovendo a formação de cidadãos para contribuição na construção de uma sociedade inclusiva”.

A Faculdade La Salle, oferece através dos programas de mobilidade e adaptação arquitetônica, formação docente direcionada, assistência psicossocial, oferecida pelo NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), além da aquisição de literaturas e equipamentos adaptados, a oportunidade de acesso e ensino de qualidade a todos os alunos e comunidade acadêmica que possuem algum tipo de deficiência ou necessidade especial. É por estes e outros diferenciais, que nos orgulhamos em ser uma das maiores e melhores redes de ensino do mundo.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Domingo

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo limpo

25º

COTAÇÃO