Abuso

Famílias devem ficar atentas a possíveis situações de abuso contra crianças e adolescentes

O tema é delicado e a abordagem deve ser sutil. Não é fácil escrever, falar e até mesmo pensar sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: Nádia Mastella
29 de Maio de 2020 as 09h 53min

Nádia Mastella

  O tema é delicado e a abordagem deve ser sutil. Não é fácil escrever, falar e até mesmo pensar sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Por conta do “Caso Araceli”, de 1973, o dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em todo o mês de maio, o trabalho de sensibilização sobre a importância de combater este tipo de abuso é especialmente reforçado.

  Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal de Sorriso buscou abordar o tema de maneira virtual, mas com foco de combater este problema de maneira real. Para tanto, profissionais que atuam nos serviços especializados ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) falaram sobre o tema em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura. O objetivo? Mostrar que o tema é muito sério, que as famílias devem conversar sobre isso e que denúncias podem ser feitas pelo Dique 100.

  Para tratar o tema de forma lúdica, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da equipe da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, preparou um vídeo com a contação da história “Não me toca, seu boboca”, escrita pela psicóloga Andrea Viviana Taubman. O texto é fruto da experiência da autora como voluntária em um abrigo para crianças vítimas de maus-tratos em Teresópolis (RJ). A história pode ser acessada pelo canal da Semec no You Tube, por meio do projeto “Histórias na sua Casa”. O link do “Não me toca, seu boboca” é o https://www.youtube.com/watch?v=xaBRGzon-mk&t=3s e no canal estão disponíveis outras histórias também.

  “Com quase 15 mil alunos em nossas unidades escolares, precisamos estar sempre atentos a sinais que as crianças e os adolescentes podem dar como uma forma, muitas vezes velada, de pedir ajuda, podendo, assim, fazer a ponte com as instituições e os profissionais que podem ajudar nestas situações”, comenta titular da Semec, Lúcia Drechsler, lembrando que neste período sem aulas, as famílias precisam estar ainda mais atentas.

  “Há toda uma rede de profissionais especializados no atendimento das vítimas, um trabalho coeso entre as secretarias do município, como a Secretaria de Assistência Social, de Educação e Cultura  e a de Saúde e de Saneamento, por exemplo e, principalmente uma articulação com o Judiciário e o Ministério Público para conduzir este processo com todo o cuidado que ele requer”, explica a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro, reforçando que além do Disque 100, a população também pode buscar auxilio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Conselho Tutelar, na sede da Semas e, diante da gravidade da situação, com a Polícia Militar mesmo, pelo 190. “O importante é dar o sinal de alerta para que nossas crianças e adolescentes possam ser protegidos e ter garantidos seus direitos de crescer e se desenvolver com saúde física e emocional”, reforça a gestora.

  Serviço:

  O Creas está localizado na Rua Otávio Souza Cruz, 275, perto da OAB e funciona das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. O telefone é o 3544 9683 e o 3545 1577.

  O Conselho Tutelar funciona das 7h às 18 horas, na Avenida Ademar Raiter, n.º 394. O telefone para contato é o 3545 1750.

  A Semas funciona na Avenida Tancredo Neves,  ao lado do Paço Municipal. O telefone é o 3544 8800 e o atendimento ao público é das 7h às 12 horas. 

  O CRAS São José fica na Rua São Nicolau, s/n.º, Bairro São José I. O telefone é o ) 3544 7744 e o atendimento é faz 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.  

  O CRAS São Domingos está localizado na Rua Santa Luzia, s/n.º, no  Bairro São Domingos. O telefone é o  3544 8974 e o horário de atendimento também é das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

  O CRAS Praça CEU fica na Avenida Passo Fundo, s/n.º, no Bairro Novos Campos. O telefone é o 3545 1393 e o horário de atendimento é o mesmo dos outros CRAS do município.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Confira lista de municípios com classificação de risco muito alto de contaminação

O documento mostra que 26 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus

04 de Julho de 2020 as 15h00

Coronavírus

Diretora da escola morre de Covid-19 uma semana depois do óbito da mãe em MT

Ela não resistiu e morreu, na manhã deste sábado (4), em hospital particular da Capital.

04 de Julho de 2020 as 14h53

Grávida de 29 anos morre de Coronavírus na UTI do hospital em Lucas do Rio Verde

Uma grávida de 29 anos morreu de Covid-19 na manhã de hoje (04) em Lucas do Rio Verde. De acordo com informações postadas nas redes sociais da prefeitura de Lucas, o óbito foi registrado no boletim nº 107.

04 de Julho de 2020 as 14h50

Fiscalização

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização de queimadas rurais e urbanas

Baixa umidade e poluição do ar provocada pela fumaça aumentam os riscos durante a pandemia de coronavírus

04 de Julho de 2020 as 09h44

Confronto

Suspeitos de latrocínio de empresária morrem em confronto com a PM no interior

No distrito de Brianorte (470 km de Cuiabá), durante operação de buscas em uma área de mata, dois suspeitos, de 18 e 21 anos, um deles apontado como autor do latrocínio da empresária Maria Deusalina Freire Carvalho

04 de Julho de 2020 as 09h00

Estupro

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

04 de Julho de 2020 as 08h56

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma 17º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma o 17º óbito por Covid-19. O paciente, de 45 anos de idade, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Sinop, desde o dia 27 de junho, não resistiu e

03 de Julho de 2020 as 15h23

Funcionamento

Novo decreto altera funcionamento de restaurantes e distribuidoras de bebidas em Sorriso

Com base no Decreto nº 311, assinado nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Ari Lafin e que trata sobre restrições temporárias durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), ficam restritas as atividades comerciais de restaurantes, alterando o que e

03 de Julho de 2020 as 15h17

Invasão

Homem é detido por tentar entrar em propriedade rural em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição foi acionada para verificar uma situação de perturbação de sossego em uma propriedade na zona rural de Lucas do Rio Verde, por volta das 19h desta quinta-feira (02).

03 de Julho de 2020 as 15h10

Concorrência pública

Concorrência pública para venda de terrenos urbanos acontece na próxima segunda-feira (06)

Oportunidade para aqueles que desejam investir em uma das principais cidades do Mato Grosso

03 de Julho de 2020 as 15h07

Incêndio

Menores colocam fogo em colchão em princípio de motim em Lucas do Rio Verde

Equipe do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM) de Lucas do Rio Verde-MT, foi acionada para conter as chamas e uma das celas do Centro Socioeducativo, quando os menores internados colocaram fogo em um colchão, na tentativa de iniciar um motim no local.

03 de Julho de 2020 as 14h59

Investigação

Secretaria de Saúde investiga morte de idoso em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registra 814 casos confirmados de Covid-19, com 342 recuperados

03 de Julho de 2020 as 14h52

Coronavírus

Covid-19: casos em Lucas do Rio Verde sobe de 261 para 459 em 3 dias

Lucas do Rio Verde já soma 814 pessoas infectadas pela doença.

03 de Julho de 2020 as 14h49

Assistência Social

Assistência Social intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Entre as ações estão encaminhamentos à vagas de emprego, casas terapêuticas e retorno à família de origem

03 de Julho de 2020 as 09h31

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO