Manifesto

Funcionários de terceirizada desligada da BRF fazem manifesto na portaria da empresa

A empresa em que trabalham teve o contrato encerrado com a multinacional de alimentos há 15 dias.

Fonte:Fonte: Expresso MT
31 de Agosto de 2018 as 16h 51min

Cerca de 120 funcionários de uma empresa terceirizada que prestava serviços para a BRF de Lucas do Rio Verde fizeram um manifesto na manhã desta sexta-feira (31) na entrada principal da empresa, situada às margens da MT 449, setor industrial do município. A empresa em que trabalham teve o contrato encerrado com a multinacional de alimentos há 15 dias.

Com cartazes nas mãos, os trabalhadores reclamaram do regime de trabalho, cuja jornada chegava até 11 horas por dia. Adão Fernandes, dono da empresa terceirizada, reclamou durante os 10 anos de contrato com a BRF teve funcionário que chegou a ficar até 24 horas trabalhando. "Muitas vezes trabalho escravo. Até hoje nós trabalhávamos pensando no bem da companhia", reclamou, citando que a jornada excessiva era necessária para manter a empresa abastecida, já que a terceirizada poderia ser multada em R$ 22 mil caso não suprisse o número mínimo de aves para abate.

O grupo de trabalhadores bloqueou a entrada dos caminhões que abastecem o setor de abate da empresa, impedindo o acesso desses veículos.

Bloqueio

Com o contrato foi rescindido, Fernandes afirma que houve bloqueio dos repasses e consequentemente dos salários dos terceirizados. "Não tenho como pagar o salário e rescisão deles", reclama. 

Frangos doentes

Os trabalhadores também denunciaram que há casos em que animais doentes são encaminhados para abate. Um dos funcionários alega que parte dos carregamentos é feita à noite e não há possibilidade de fazer a seleção. "Dentro do barracão existem animais aptos para abate, mas junto deles estão frangos mortos que não foram retirados, em péssimas condições, principalmente à noite", reclamou Nelson da Silva.

O outro lado

Em nota, a assessoria da BRF confirmou a rescisão do contrato com a terceirizada por discordar, entre outras coisas, de jornadas excessivas de trabalho. A empresa afirma ainda que está tomando as providências para assegurar os direitos trabalhistas da terceirizada.

Segue abaixo a nota:

A BRF não compactua com jornadas de trabalho excessivas e é norma na empresa que contratos, com quaisquer fornecedores onde a prática seja detectada, sejam rescindidos. Para assegurar que os trabalhadores ligados a empresas do grupo El Shaday possam ter seus direitos garantidos, a BRF já acionou a Justiça buscando alternativas que garantam esse pagamento, inclusive com a possibilidade de depósito judicial do saldo de contrato. A decisão foi tomada após denúncias que trouxeram receio de que os funcionários terceirizados não receberiam as verbas rescisórias previstas no contrato. Por fim, a BRF tomará todas as providências legais e contratuais cabíveis para resguardar sua imagem de inverdades que estão sendo propagadas pelo gestor da empresa mencionada. É lamentável que o grupo El Shaday se valha de inverdades para manipular seus funcionários e a opinião pública, numa demonstração clara de desrespeito às pessoas e aos fatos.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Infarto

Motorista que passou mal, perdeu controle de carreta e invadiu oficina, morre em unidade hospitalar em Lucas do Rio Verde

Na manhã desta segunda-feira (1°), o motorista Jesus Jaime Santos de Oliveira, de 53 anos, sofreu um infarto enquanto dirigia seu caminhão na BR-163, no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde.

02 de Junho de 2020 as 09h38

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta terça-feira (02)

A Concessionária Rota do Oeste informa que terça-feira (02.06), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

02 de Junho de 2020 as 09h36

Rede Municipal

Rede municipal de ensino quer ampliar alcance das aulas remotas

Mesmo à distância, atividades comprovam acesso à educação e alunos que não participarem terão falta e correm o risco de perder o ano letivo

02 de Junho de 2020 as 09h33

Saúde

EPI’s são entregues e devem melhorar segurança dos profissionais de saúde de Nobres

A proposta precípua é a oferta de proteção os profissionais que trabalham direto no combate à pandemia

02 de Junho de 2020 as 09h22

Respirador Hospitalar

Saúde de Tapurah recebe um Respirador Hospitalar

O equipamento reforçará o aparato na área da saúde para o enfretamento do coronavírus no município.

02 de Junho de 2020 as 09h14

Informe

Informe 006 da Secretaria Municipal de Saúde sobre Coronavírus

Orientações e contatos da secretaria à população

02 de Junho de 2020 as 06h57

Tratamento

Equipe médica analisa o uso de medicamentos para o tratamento do novo coronavírus

A equipe tem seguido o protocolo do Ministério da Saúde para propor o tratamento mais adequado para os sintomas dos pacientes

02 de Junho de 2020 as 06h56

Novas Medidas

Decreto municipal apresenta novas medidas para rede particular de ensino

O documento traz ainda novas recomendações aos restaurantes

02 de Junho de 2020 as 06h55

Coronavírus

Lucas do Rio Verde já registra 76 casos de Covid-19; 31 pessoas já estão recuperadas

O boletim epidemiológico de n° 74, divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 na manhã desta segunda-feira (1° de junho), mostrou que o número de casos positivos da doença aumentou e agora Lucas do Rio Verde registra 76 casos de Coronavíru

01 de Junho de 2020 as 13h37

Flagrante

Casal é flagrado pela PM fazendo sexo em carro com as portas abertas no Bairro Primavera

Por volta das 18h20 da tarde de ontem (31), em rondas pela Rua Pau Brasil, próximo a uma região de mata, no Bairro Primavera 2, policiais militares visualizaram um veículo Fiat Siena de cor branca, com seus ocupantes em atitude suspeita.

01 de Junho de 2020 as 13h33

Embriaguez

Motociclista embriagada é detida após ser encontrada caída em canteiro de avenida

Neste domingo (31), uma guarnição da PM estava em rondas pela Avenida Ângelo Dallalba quando se deparou com uma mulher caída em cima do canteiro centra da via

01 de Junho de 2020 as 13h30

Provocação

Rapaz é detido após provocar e xingar PMs em avenida de Lucas do Rio Verde

Ao passar pelo grupo, um deles gritou “olha os polícia de merda”.

01 de Junho de 2020 as 13h26

Acidente

Motociclista dá esticada em moto, mas rampa lombada e cai em avenida

Em rondas pela Avenida Ângelo Dallalba neste domingo (31), policiais militares se depararam com um acidente de trânsito.

01 de Junho de 2020 as 13h24

Decreto

Decreto municipal apresenta novas medidas para rede particular de ensino

O documento traz ainda novas recomendações aos restaurantes

01 de Junho de 2020 as 13h21

Coronavírus

Servidor da Prefeitura e primeiro paciente internado na UTI com Covid-19 em Sorriso está curado e em casa

Depois de ficar 22 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, com Covid-19, o servidor da Prefeitura de Sorriso, há 27 anos, Alair Alves de Oliveira, saiu do hospital e está em casa com a família.

01 de Junho de 2020 as 09h35

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO