Cidades

I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso é finalizado com chave de ouro em Vera

Encerramento contou com o café com Leni e com Espetáculo de Ballet o Quebra Nozes

Fonte: Dieny Vieira Departamento de Cultura
02 de Dezembro de 2019 as 14h 14min

Dieny Vieira

  O I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso foi encerrado no sábado (30) pela manhã a programação teve início às 08h com o Café com a Escritora Leni Chiarello Ziliotto. O café foi realizado no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, e contou com a Exposição de Livros, um bate papo com a escritora e a entrega oficial das telas que contam o surgimento do Município de Vera para Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino, e a entrega do Livro Uma Floresta, uma menina e um manequim “A Fartura” em telas para o Centro Cultural do Município.

  Leni expôs a importância de eventos como I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso para literatura. “São super importantes. Tanto que eu criei este café com Leni lá em Sinop para promover exatamente isso uma aproximação do leitor com o escritor. Por que o incentivo a leitura tudo que  a gente faz ainda é pouco. Então a gente tenta fazer muitas coisas. E sabendo deste encontro estadual aqui em Vera é fantástico. Por que temos aqui uma gestão que entende a importância e o peso que isso tem. E a minha proposta de vir fazer o café com Leni aqui em Vera é isso, é para trazer a aproximação para o leitor. E incentivar a leitura, e a cultura que é muito importante”, destacou a escritora.

  Durante o evento foram firmadas novas parcerias entre a escritora e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Vera. Após o café a escritora e o chefe do Departamento de Cultura de Vera Rodrigo Gomes visitaram a Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino, onde Leni fez a entrega oficial das telas que contam o surgimento do Município de Vera, e no Centro Cultural onde estão as telas do Livro Uma Floresta, uma menina e um manequim “A Fartura”.

  Para Rodrigo um sentimento de dever cumprido com a finalização da programação do encontro. “Quero agradecer ao meu prefeito Moacir Giacomelli, a Administração Municipal, a secretária de Educação Cecília Gabriela e ao sistema estadual de Bibliotecas públicas que escolheu nosso município para sediar este evento tão maravilhoso. Quero destacar os municípios que aqui se fizeram presentes e também todo o público local. E ressaltar a grandiosidade que foi esta semana para todos nós, riquíssima em conteúdo, conhecimento, aprendizado. As pessoas saíram daqui capacitadas para chegar em suas bibliotecas e saber como lidar com o atendimento, com todo o sistema e tem muito mais que precisamos aprender, mas já saímos daqui com uma bagagem riquíssima. Então foi uma semana maravilhosa, muito produtiva, onde trabalhamos com alunos do município, do estado e na manhã de sábado recebemos a Leninha aqui que é uma grande honra para nós. É uma escritora de alto nível que nos presenteou com as telas da nossa biblioteca e também do centro cultural e é muito gratificante ver o município recebendo obras literárias plantando hoje esta semente literária para crescer mais e mais com a realização de uma feira literária em nosso município. E todo meu agradecimento a toda a equipe de Cuiabá do sistema em nome da Waldineia de Almeida Ribeiro”, ressaltou Gomes.

  A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso Waldineia Almeida, fez uma avaliação do evento. “Realizamos anualmente dois eventos grandes na capital que é no âmbito do estado. E este ano quisemos descentralizar. A gente vai manter o fórum na capital e trazer os encontros para o interior com o objetivo de atingir mais a população das comunidades e também fazer com que os outros municípios conheçam aquela região, para que um conheça a realidade do outro. E este encontro tem isso de compartilhar experiências e conhecimento sobre as nossas bibliotecas. A biblioteca precisa ser vista como um equipamento cultural, e a biblioteca pode ser um cinema, pode ser um museu, pode ser um teatro. E tendo a biblioteca no seu município só tem que saber como lidar e trabalhar com aquele espaço. Então os encontros são para isso. Eu avalio o evento como ótimo. Ele foi muito bom tivemos uma participação muito boa das pessoas, quem estava aqui estava realmente interessado em aprendizado. Tivemos uma troca de experiências riquíssima. Aqui tem uma escola que tem um trabalho maravilhoso que são os pequenos autores que já estão escrevendo. Então foi muito gratificante. A revitalização da biblioteca de Vera também que foi maravilhosa. A experiência foi muito boa e o objetivo foi alcançado com muito êxito. E a gente agradece ao município, a gestão de Vera por ter recebido e acolhido este primeiro evento que vai ficar na história”, concluiu Waldineia.

  Ainda durante a noite com início às 19h30 para fechar com chave de ouro o I Encontro Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso foi realizado o espetáculo de Ballet o Quebra Nozes, onde as crianças de Vera brilharam no palco.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Médico luverdense morre aos 71 anos vítima de Covid-19

Morreu aos 71 anos o médico luverdense, Dr. Nelson Hasegawa.

22 de Setembro de 2020 as 14h27

Coronhadas

Homem dá coronhadas em idoso de 64 anos que “mexeu” com a sua esposa em Sinop

Um idoso de 64 anos precisou de atendimento médico após ser agredido a coronhadas no meio da rua em Sinop.

22 de Setembro de 2020 as 14h22

Incêndio

Bombeiros e Guarda Municipal combatem incêndio criminoso no Parque dos Buritis, em Lucas do Rio Verde

Um incêndio criminoso foi registrado na manhã desta terça-feira (22) no Parque dos Buritis (Área de Preservação Permanente) no centro de Lucas do Rio Verde, local muito utilizado para caminhada por parte dos amantes da natureza.

22 de Setembro de 2020 as 14h16

Invasão

Mulher é detida por invadir casa e atear fogo nas roupas de ex-marido

Uma mulher foi presa em Nova Xavantina-MT (a 645 km de Cuiabá) depois de ter invadido a residência de seu ex-marido.

22 de Setembro de 2020 as 14h03

Pontes

Governo entrega pontes de concreto em Sorriso e Sinop

Pontes vão facilitar logística para escoamento de grãos em Mato Grosso.

22 de Setembro de 2020 as 13h59

Droga

Homem é detido com cocaína escondida em buraco no quintal

A polícia de Várzea Grande prendem ontem, segunda-feira (21), um homem por tráfico de droga.v

22 de Setembro de 2020 as 13h57

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma quatro óbitos por Covid-19 nas últimas 24h em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais quatro mortes por Covid-19.

22 de Setembro de 2020 as 13h45

Golpe

Saúde de Lucas do Rio Vede alerta população sobre possível golpe

Diversas denúncias foram feitas e Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está tomando as providências cabíveis

21 de Setembro de 2020 as 19h40

Cronograma

UFMT apresenta cronograma para execução do projeto do campus de Lucas do Rio Verde

Processo ficará pronto até o final do mês para que possa ser protocolado no Ministério da Educação no início de outubro

21 de Setembro de 2020 as 19h36

Identificação

Prefeitura tenta identificar mulher flagrada ateando fogo em vegetação em Cuiabá

Um vídeo do circuito das câmaras de segurança das residências do bairro Boa Esperança mostra o momento em que a mulher se aproxima da vegetação para atear fogo.

21 de Setembro de 2020 as 19h30

Vacinação

Vacinação antirrábica será realizada no dia 3 de outubro em Lucas do Rio Verde

A vacina será feita em cães e gatos nas unidades de saúde

21 de Setembro de 2020 as 14h04

Acidente

Motorista perde controle da direção e capota veículo em estrada vicinal em Nova Mutum-MT

O condutor de um veículo Fiat Siena, de cor prata, ficou ferido após capotar o carro na noite deste domingo (20), por volta das 19h00, em uma estrada vicinal próxima a comunidade São Manoel, cerca de 65 km de Nova Mutum-MT.

21 de Setembro de 2020 as 13h53

Aves Silvestres

Mulher é detida ao ser flagrada com sete aves silvestres dentro de carro em Cuiabá

Ela alegou que levaria dos animais para casa e depois os entregariam na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

21 de Setembro de 2020 as 13h47

Assassinato

Funcionária de lanchonete é assassinada a tiros pelo ex-marido em Cuiabá

O ex-marido a levou à força para fora da lanchonete e atirou quatro vezes na vítima.

21 de Setembro de 2020 as 13h28

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma o 84º óbito por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 84ª morte por Covid-19.

21 de Setembro de 2020 as 13h18

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO