Jovens Talentos

Jovens talentos treinam e estudam nos Estados Unidos

Pelos bons resultados no atletismo brasileiro, Alencar Pereira (martelo), Alan Falchi (disco), Deisiane Teixeira (dardo), Ana Caroline Miguel (peso) e Mirieli Santos (salto triplo) ganharam bolsas de estudo e decidiram encarar novos desafios

Fonte: Assessoria CBAt
07 de Julho de 2020 as 09h 36min

Fotos: Internet | Arquivo

  Pelos bons resultados no atletismo brasileiro, Alencar Pereira (martelo), Alan Falchi (disco), Deisiane Teixeira (dardo), Ana Caroline Miguel (peso) e Mirieli Santos (salto triplo) ganharam bolsas de estudo e decidiram encarar novos desafios

  Jovens talentos do atletismo brasileiro resolveram mudar de ares e buscar lugar na tradicional relação entre esporte e universidade nos Estados Unidos. Desse grupo de novatos destacam-se Alencar Chagas Pereira, do martelo, Alan Christian de Falchi, do disco, Deisiane Teixeira, do dardo, Ana Caroline Miguel da Silva, do peso, e Mirieli Estaili Santos, do salto triplo.

  Alencar, paulista de São José Preto, já teve uma boa temporada no ano passado nos Estados Unidos. Aos 21 anos, completados no dia 18 de fevereiro, o atleta da ARPA conseguiu bons resultados. Em Hobbs, Novo México, ele bateu o recorde brasileiro sub-23, com 70,21 m, em maio de 2019. Com o resultado, tornou-se o terceiro brasileiro a superar a barreira dos 70 metros no martelo. Antes dele, só Allan Wolski (75,22 m) e Wagner Domingos, o Montanha (78.63 m), haviam conseguido.

  “Este ano está complicado. As competições universitárias foram canceladas por causa da pandemia. Estou podendo treinar, mas de maneira não oficial, em locais fora da escola e em casa”, disse Alencar, que pretende optar por biologia no final do ano na Universidade de Nebraska. “Estou estudando online, aproveitando a boa estrutura da faculdade, que até oferece computador para quem não tem.”

  Em Lincoln, onde mora, mantém-se em atividade visando competições não universitárias do segundo semestre. “Quero conseguir uma boa marca para ranquear, pensando no GP Brasil e no Troféu Brasil, em dezembro”, comentou o também recordista brasileiro sub-20, com 71,24 m, treinado por Flavio dos Santos Silva.

  Ana Caroline, Alan e Deisiane ganharam bolsas de estudo do Barton Community College e moram em Great Bend, no Kansas.

  Em seu segundo ano nos Estados Unidos, Ana Caroline, mineira de Contagem, optou por morar fora do Brasil para investir na “carreira de atleta e como pessoa”. “Não dava apenas para estudar e treinar em minha cidade. Tinha de procurar emprego para pagar a faculdade. Uma hora teria de fazer escolhas e resolvi tentar”, disse a atleta de 21 anos, líder do ranking brasileiro sub-20 de 2018 no arremesso do peso, com 14,99 m. “Aqui comecei a treinar também o martelo, a pedido do técnico David Schenek e espero ir bem em 2021 nas duas provas”, completou a atleta da APCEF-MG, que em Belo Horizonte treinava com Roberta Oliveira.

  Alan Christian, líder do ranking brasileiro sub-20 do disco de 2019, com 59,30 m, também está nos Estados Unidos para conciliar o esporte e a faculdade. Aos 20 anos, ele lembra que deixou a boa estrutura do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, para ganhar experiência. “Meus objetivos nos Estados Unidos são melhorar minha performance e estudar. Fiz matemática neste semestre e quero cursar educação física”, disse Alan, do IEMA/São Bernardo, orientado pelo técnico Rodrigo Dario.

  Paulista de Santo André, ele é o atual campeão brasileiro sub-20 e vice-campeão sul-americano. Integrou a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano de San José. Além do disco, também faz arremesso do peso.

  Já Deisiane Teixeira, da APA, terminou o ano passado na liderança do ranking brasileiro sub-20 do dardo, com 52,56 m. Em Great Bend, pretende superar a barreira dos 55 m. “Aqui tenho uma infraestrutura melhor do que tinha em Presidente Prudente. Pena foi a pandemia ter cancelado toda a temporada universitária. Por isso, já penso em 2021. Quero ganhar os campeonatos nacionais e espero receber proposta de uma grande universidade”, comentou a atleta, que completou 20 anos em abril, treinada na APA por Cremilson Julião Rodrigues. “Estou podendo treinar na pista e na academia da escola, mas sem o apoio de treinadores, que estão proibidos de trabalhar, por causa do novo coronavírus.”

  Aluna de comércio exterior na Universidade do Missouri, Mirieli Estaili Santos, vice-campeã mundial sub-20 no salto triplo, está em Sorriso (MT) desde março, quando deixou os Estados Unidos, para terminar a recuperação de uma cirurgia para a reconstrução dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo.

  “Espero completar logo a recuperação da cirurgia, para voltar a saltar novamente e competir nos campeonatos universitários de 2021. Trabalho todos os dias pensando em conseguir índice para a Olimpíada de Tóquio”, disse a atleta paraense de nascimento, mas mato-grossense de criação, de 21 anos. “Sofri a lesão final de setembro e operei em outubro, depois de um início complicado de adaptação aos treinos e aos estudos”, prosseguiu a saltadora treinada por Marcos Vieira no Brasil e pelo búlgaro Iliyan Chamov nos Estados Unidos. Ela tem como melhor marca 13,81 m, obtida na conquista da medalha de prata no Mundial de Tampere, na Finlândia, em 2018.

  A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Informe 009 da Secretaria Municipal de Saúde sobre Coronavírus

Atendimentos nos PSFs: gestantes, vacinação, odontológico e grupos de risco

04 de Agosto de 2020 as 17h06

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma o 52º óbito por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 52ª morte por Covid-19.

04 de Agosto de 2020 as 09h40

Coronavírus

Com três mortes suspeitas, Lucas do Rio Verde contabiliza 38 óbitos por covid-19

Cidade contabiliza 1.449 casos ativos sob tratamento.

04 de Agosto de 2020 as 09h35

Acidente

Motociclista morre após passar por cima de canteiro e bater em carro em MT

Segundo a concessionária que administra o trecho, a Rota do Oeste, a suspeita é que o motociclista fez uma conversão pelo canteiro central e colidiu transversalmente com o automóvel.

04 de Agosto de 2020 as 04h30

Covid-19

Morre o quinto pastor da Assembleia de Deus por causa da Covid-19 em MT

Ele estava internado no Hospital MedBarra, em Barra do Garças, há cerca de 25 dias, por causa da doença. Além de pastor, Camargo era vendedor em uma loja de material de construção no município.

04 de Agosto de 2020 as 04h25

Entrega

Prefeitura entrega mais seis obras esportivas e culturais nesta segunda-feira

Programação terá sequência às 17 horas de hoje, com a transmissão de live com diversas atrações artísticas e culturais

03 de Agosto de 2020 as 15h02

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma o 52º óbito por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 52ª morte por Covid-19.

03 de Agosto de 2020 as 14h56

“O pai do burrinho”

“O pai do burrinho” é a obra analisada no Clube de Leitura de agosto

Nesta semana, quem participa do Clube de Leitura de Sorriso já pode se dedicar à leitura de mais uma obra: “O pai do burrinho”, de Rindert Kromhout e Annemarie Van Haeringen.

03 de Agosto de 2020 as 14h55

Coronavírus

Mais de 1.500 pessoas estão curadas da Covid-19 em Sorriso

Em tempos de pandemia, precisar ser internado em um hospital ou até mesmo ficar isolado em casa, significa se afastar do resto do mundo, incluindo amigos e familiares.

03 de Agosto de 2020 as 14h53

Semec

Semec destaca o trabalho de escolas e Cemeis com a realização de aulas remotas

Criatividade e tecnologia têm sido aliadas da educação possibilitando novas formas de aprendizado

03 de Agosto de 2020 as 14h49

Emprego

Sorriso fecha junho com quase 450 empregos a mais

O resultado está ancorado, principalmente, na agroindústria

03 de Agosto de 2020 as 14h46

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma mais dois óbitos por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

03 de Agosto de 2020 as 14h44

Link pra Consulta

Semec disponibiliza link para consulta e cadastro online para lista de espera

Consultar ou incluir o nome da criança na lista de espera de vagas da educação infantil para crianças de 0 até 4 anos incompletos sem sair de casa já é uma realidade no município de Sorriso.

03 de Agosto de 2020 as 14h36

Coronavírus

Sorriso: 49 mortes por coronavírus

A Prefeitura de Sorriso se solidariza à dor da família neste momento de tristeza.

03 de Agosto de 2020 as 09h25

Coronavírus

Covid-19: Sinop não registra nenhuma morte nas últimas 24 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 124, de 02 de agosto, registrou até o final da tarde deste domingo 2.115 casos confirmados de Covid-19.

03 de Agosto de 2020 as 09h23

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO