Aglomeração

Justamente quando o mundo todo pede distância, só crescem as denúncias de perturbação do sossego e aglomeração em Sorriso

Em apenas um fim de semana, 108 registros de atendimentos a uma reclamação bem específica: perturbação do sossego.

Fonte: Nádia Mastella
10 de Agosto de 2020 as 10h 07min

Fotos: Semsep

  Em apenas um fim de semana, 108 registros de atendimentos a uma reclamação bem específica: perturbação do sossego. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, este tipo de ocorrência está ainda associada a algo extremamente perigoso em se tratando de um vírus que se propaga pelas vias respiratórias, que são as aglomerações.

  Pois das 18 horas de sexta-feira (7h), até às 6 horas de hoje (10), a Guarda Municipal foi acionada 108 vezes para coibir este tipo de ação. Em mais uma edição da “Operação Dispersão” a GM atuou junto com integrantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso, da Força Tática da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A operação também resultou na remoção de 11 veículos, realização de oito testes de embriaguez utilizando  etilômetro, e quatro condutores levados à delegacia, além de outros atendimentos.

  Justamente quando as autoridades sanitárias locais e mundiais pedem que as pessoas mantenham uma distância segura umas das outras, os registros de perturbação do sossego e aglomerações só aumentam. Dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) mostram que em janeiro foram registradas 237 ocorrências desta natureza, em fevereiro, 254, e em março, quando começaram as restrições por conta da pandemia, os números saltaram para 336 ocorrências. Abril está no ranking com 463 registros, número que caiu para 349 em maio, e 335 em junho, mas que saltou para 538 ocorrências em julho. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, foram 2.512 registros de perturbação do sossego.

  Coordenador da Guarda Municipal, Márcio Pires lembra que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja  “lá nas alturas”. “É preciso que as normas sejam respeitadas nas 24 horas do dia e o simples fato do som já se propagar além dos muros da casa e ser ouvido pelos vizinhos já configura a perturbação do sossego”, reforça.

  Com a vida de todos sendo sacudida pela pandemia, outro fator que preocupa os profissionais da segurança, assim como autoridades sanitárias, são as aglomerações, quase sempre casadas com as denúncias de perturbação do sossego. O último boletim com dados da Covid-19 em Sorriso, emitido ontem (9), traz o registro de 3.382 casos confirmados da doença, com 1.466 casos ativos, 1.859 curados e 57 mortes confirmadas.

  “Muitas vezes, pode parecer uma simples reunião familiar, ou um encontro de amigos, no entanto, neste momento, respeitar a regra do distanciamento social é uma forma de preservar a própria saúde e a saúde de toda uma comunidade”, comenta Pires, lembrando que o direito de uma pessoa termina onde começa o direito da outra pessoa. “Se o indivíduo gosta de ouvir o som mais alto, ele pode recorrer ao fone de ouvido e ouvir a música preferida sem perturbar os vizinhos”, pontua.

  As denúncias de situações desta natureza podem ser feitas pelo 150, que também centraliza orientações sobre a Covid -19; e também pelo 153, que é o número da Guarda Municipal de Trânsito. Estes números estão disponíveis nas 24 horas do dia.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Arrecadação

Cantor sertanejo arrecada mais de R$ 38 mil em prol do Hospital São Lucas

Com o objetivo de ajudar o Hospital São Lucas, a Live Do Campo para a Cidade, com o cantor de Lucas do Rio Verde, Enrique Valcanaia foi transmitida pelo canal do músico no dia 11 de setembro.

25 de Setembro de 2020 as 18h51

Procon

Procon de Lucas do Rio Verde disponibiliza atendimento presencial e eletrônico

Denúncias e reclamações podem ser feitas por site, e-mail ou pessoalmente

25 de Setembro de 2020 as 10h03

Incêndio

Incêndio em fábrica de ração destrói galpão e produtos em Cuiabá

Bombeiros relataram dificuldade durante o combate, pois havia uma grande quantidade material inflamável.

25 de Setembro de 2020 as 09h02

Acidente

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

Três pessoas da mesma família ficam feridas após sofrerem um acidente final da manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h50, no Km 607 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h30

Droga

Polícia Civil intercepta encomenda de droga sintética e prende três traficantes na Capital

A ação resultou na apreensão de cerca de 100 compridos de ecstasy, além de porções de maconha, skank, cocaína e LSD

24 de Setembro de 2020 as 14h21

Manobra

Para evitar acidente, motorista faz manobra brusca e carga de algodão cai na BR-163

O incidente aconteceu por volta das 15h50 dessa quarta-feira, no km 601 da BR-163 em Nova Mutum-MT, saída para Lucas do Rio Verde-MT.

24 de Setembro de 2020 as 14h15

Ameaça

Inconformado com separação, homem ameaça mulher de morte com um facão

No local, a mulher informou que convive com o acusado em união estável há mais de 3 anos e que estão em processo de separação, mas o homem não aceita a situação.

24 de Setembro de 2020 as 13h49

Moto Encontrada

Moto é encontrada escondida em palhada de milho em fazenda na Comunidade do Morocó

Os PMs foram até o local informado e encontraram a moto ainda com a chave na ignição.

24 de Setembro de 2020 as 13h44

Furto

Vítima encontra bicicleta furtada, no Bairro Industrial e aciona a Polícia Militar

Ao chegar no local, a vítima apresentou a nota fiscal e apontou aos policiais onde a bicicleta estaria.

24 de Setembro de 2020 as 13h40

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Goiás no Bairro Veneza

Um acidente de trânsito ocorrido no Bairro Veneza por volta das 20h10 da noite desta quarta-feira (23), envolvendo um carro e uma moto, deixou a motociclista com ferimentos pelo corpo.

24 de Setembro de 2020 as 13h38

Mal Súbito

Passageiro é encontrado morto em ônibus após mal súbito em Cuiabá

Tony Salomão Machado de Figueiredo de 45 anos morreu nessa quarta-feira. Motorista se aproximou para chamá-lo no ponto final de ônibus e percebeu que estava desacordado.

24 de Setembro de 2020 as 13h21

Denúncia

Funcionária denuncia empresa por demissão depois de raspar a cabeça em ritual religioso em Cuiabá e diz que foi chamada de 'macumbeira'

Vítima disse que usava toca para "evitar comentários”, mas que a chefe descobriu o ato após acompanhá-la até o banheiro. Supervisora teria feito expressão de reprovação e afirmado que esse tipo de religião não cabia à empresa.

24 de Setembro de 2020 as 13h16

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta quinta-feira (24)

Lucas do Rio Verde oferece 399 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (24/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

24 de Setembro de 2020 as 08h39

Covid-19

Queda dos casos em Lucas do Rio Verde é resultado do trabalho de todos

Os números apresentados são resultados dos esforços empenhados para combater a pandemia

24 de Setembro de 2020 as 08h33

Hospital São Lucas

Déficit do Hospital São Lucas vem de longa data

O hospital vem de um histórico de déficit, com dívidas, empréstimos e obrigações que acabaram comprometendo a receita do hospital. 

24 de Setembro de 2020 as 08h14

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO