Luverdense

LEC completa 16 anos com projeto de retomar os dias de glória e aproximação com torcedor

O Luverdense Esporte Clube completa hoje, 24, seu 16º ano de fundação.

Fonte: EXPRESSOMT
24 de Janeiro de 2020 as 10h 14min

FOTO: EXPRESSOMT

  O Luverdense Esporte Clube completa hoje, 24, seu 16º ano de fundação. A equipe busca retomar a confiança do torcedor e também os dias que entraram na memória do torcedor, com conquistas estaduais e regionais, além das boas participações em competições nacionais, como Copa do Brasil e Séria B.

  A equipe foi fundada há 16 anos, aceitando um desafio feito pelo então presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, de disputar a competição e representar a cidade no cenário futebolístico. Um grupo de moradores, então, criou o clube que elevou Lucas do Rio Verde a outro patamar, quando o assunto é futebol profissional.

  Logo em 2004, a equipe conquistou a Copa Governador de Mato Grosso, levando o título também em 2007 e 2011. A estreia na Copa do Brasil foi em 2010, quando foi eliminada pelo Coritiba, com duas derrotas 1 a 0. No mesmo ano, ficou em 9º na Serie C do Campeonato Brasileiro de Futebol.

  Em 2011, o time de Lucas do Rio Verde disputou um quadrangular com Internacional-RS, Cruzeiro-MG e Cuiabá, a primeira edição da Copa Pantanal. As partidas foram disputadas na capital do Estado e o LEC sagrou-se campeão.

  Em 2012, o LEC conquistou seu segundo título estadual derrotando o Cuiabá, no pênaltis, após duas partidas com vitórias por placar mínimo das equipes mandantes. Repetindo a campanha da primeira conquista, o Verdão do Norte decidiu o campeonato nos pênaltis e com memorável atuação de Fernando Wellington, que defendeu 3 cobranças de pênaltis do Cuiabá. Nesse mesmo ano, o LEC deixou escapar o acesso para a Série B. Uma derrota por 3 x 0 para a Chapecoense, no jogo de ida, não tirou o animo do torcedor, que lotou o Passo das Emas e viu a equipe vencer por 1 x 0. Não conseguiu o acesso, mas obteve a melhor colocação, até então, na competição, terminando em 6º lugar.

  No ano seguinte, o LEC viveu seus dias de glória. Primeiro, na Copa do Brasil, até a fase de Oitavas de Final, quando encontrou o Corinthians, campeão mundial na ocasião. No Passo das Emas, um vitória por 1 x 0, diante de pouco mais de 10 mil torcedores presentes. Foi eliminado no jogo da volta, mas mostrou ao país que conseguiu disputar de igual para igual com gigantes do futebol nacional.

  Embalado pela boa temporada, o clube matogrossense conseguiu o acesso à Série B 2014 ao vencer o Caxias com duas vitórias, 2x1 em Caxias do Sul e 2x0 em Lucas do Rio Verde. Com esse feito após 18 anos, o Verdão do Norte recoloca Mato Grosso na 2ª Divisão Nacional. Na semi-final, o LEC enfrentou o Santa Cruz e foi eliminado com duas derrotas, 0x2 em Lucas do Rio Verde e 1x2 em Recife. Com o termino da temporada, o Luverdense encerrou a competição na 3ª colocação da Série C, um feito histórico para o clube que completaria 10 anos no ano seguinte.

  Nos anos seguintes, o clube seguiu seu planejamento e conseguiu se estabelecer no cenário nacional, com boas participações na Copa do Brasil e Brasileiro Série B, conquistando seu terceiro título estadual contra o Sinop, em 2016. No ano seguinte, o LEC venceu a Copa Verde, o primeiro título do clube fora do solo mato-grossense. Em 8 jogos, o LEC venceu 6 e empatou outros 2, marcando 20 gols durante a competição e sofrendo apenas 7. 

  Por outro lado, a equipe acabou rebaixada depois de um início irregular por ter que mandar alguns jogos na Arena Pantanal por causa de obras de ampliação no Estádio Passo das Emas a pedidos da CBF. Com o rebaixamento inédito em sua história, o Verdão do Norte retorna à Série C depois de 4 anos.

  No ano passado, outro rebaixamento, dessa vez para a Série D, com campanha totalmente fora dos padrões da equipe. 2019 terminou com a conquista da Copa FMF e a necessidade de um recomeço, que começou com a eleição de Guilherme Lawisch, sucedendo o pai, Helmute Lawisch, no comando do Verdão do Norte.

  E o objetivo principal é retomar a confiança do torcedor e recolocar o Verdão nos dias de glória. Para tanto, a montagem do elenco buscou elementos que direcionam o clube nesse sentido. O técnico escolhido, Zé Roberto, tem identidade com o time, tendo sido campeão e o jogador com maior número de jogos disputados pela equipe.

  “Sabemos que a caminhada não será fácil, e que teremos muitas dificuldades pela frente, porém, estamos trabalhando muito e buscando sempre o melhor pro nosso clube e nossa sociedade!”, disse Guilherme, em comunicado à imprensa no início da disputa do Campeonato Estadual, na terça-feira (21), quando o LEC empatou em 1 x 1 com o Dom Bosco.

  “Assumimos o Luverdense com a mentalidade de reconstruir aquele LEC de 2012/2013, aquele que a torcida enchia o estádio, que apoiava, que usava camisetas, que tinham orgulho de sair viajar e dizer: ‘o time da minha cidade está na Série B!’, ‘meu time ganhou do Corinthians!’, aquele Luverdense que enchia os nossos olhos, e sim, tínhamos orgulho! Vamos e estamos fazendo nossa parte, porém, precisamos da sua ajuda torcedor!”, conclama o novo presidente, ciente dos desafios de retomar o caminho de conquistas pelo aniversariante do dia.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Bolsa Família

Sorriso supera meta de acompanhamento da saúde no Programa Bolsa Família

O município de Sorriso superou a meta de acompanhamento de indicador do Programa Bolsa Família para o ano de 2019

18 de Fevereiro de 2020 as 14h26

Tráfico

Suspeito é detido traficando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM realizava rondas pela Rua Bérgamo no Bairro Veneza, por volta das 23h15 da noite desta segunda-feira (17), quando foi abordada por uma pessoa que não quis se identificar, informando que havia um homem comercializando drogas, próxi

18 de Fevereiro de 2020 as 14h10

Pivetta

PDT define Pivetta como pré-candidato ao Senado de MT

O PDT lançou no sábado (15) o nome do vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta, para concorrer às eleições suplementares que definirão o terceiro senador por Mato Grosso

18 de Fevereiro de 2020 as 13h58

Acidente

Motociclista fica ferida em acidente envolvendo carro e moto na Avenida Brasil em LRV

Uma guarnição da PM foi acionada nesta segunda-feira (17), para atendimento de um acidente de trânsito ocorrido no Jardim das Palmeiras, envolvendo um Toyota Corolla e uma moto Honda Bis

18 de Fevereiro de 2020 as 13h53

Luverdense

Treinador aponta evolução do Luverdense e projeta jogo com o Araguaia

O treinador do Luverdese Toninho Pesso apontou melhoras em diversos aspectos na equipe

18 de Fevereiro de 2020 as 13h45

Linha de Crédito CDL

CDL e Sicredi lançam linha de crédito exclusiva a associados com taxas de juros atrativas

Os associados da CDL terão uma condição diferenciada

18 de Fevereiro de 2020 as 11h41

Ajustes no Mercado

Preço do etanol começa a cair em alguns postos da Capital

Fazenda realiza pesquisa para confirmar tendência de queda

18 de Fevereiro de 2020 as 07h27

Troféu Chico Gil

Festival de Lambadão abre votação para público escolher banda preferida

A votação já está aberta no site oficial da Associação Mato-Grossense de Cultura, realizadora do evento. Votos serão computados até o dia 13 de abril

18 de Fevereiro de 2020 as 07h20

Terreno Privado

Prefeito suspende cerimônia de lançamento de obra de hospital veterinário em Cuiabá depois de homem se dizer dono de terreno

Após a confusão, a Prefeitura de Cuiabá adiou o lançamento das obras.

18 de Fevereiro de 2020 as 07h01

Ataque de Abelhas

Bombeiro é atacado por abelhas em MT ao tentar ajudar morador que estava sendo picado; 2 cães morrem

É o segundo ataque por enxame registrado neste ano em Rondonópolis.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h31

Dengue

Após morte de homem com suspeita de dengue, moradores fazem mutirão para limpar casas e terrenos em MT

Grupo encontrou diversos reservatórios de água parada, como vasilhas, tampinhas de garrafa e até hélice de ventilador, além de lixo jogado em terrenos.

17 de Fevereiro de 2020 as 14h20

Denuncia de Estrupo

Adolescente foge de carro e denuncia motorista de aplicativo por tentativa de estupro em Cuiabá

Abalada e ferida, a adolescente repassou à polícia o nome do motorista e a placa do veículo dele.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h36

Atropelamento

Idoso morre ao ser atropelado por carreta e motorista foge sem prestar socorro em MT

João Moggi, de 80 anos, pilotava uma moto e foi atingido ao parar em um cruzamento.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h32

Mutirão do Eletrocardiograma

Prefeitura de Sorriso realiza Mutirão do Eletrocardiograma e zera fila

A prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou no sábado (15), no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), o Mutirão do Eletrocardiograma, com atendimento de 112 pessoas, dos 150 que estavam agendados.

17 de Fevereiro de 2020 as 11h16

Tráfico

Dupla é detida traficando maconha na porta de boate em Lucas do Rio Verde

Às 01h50 da madrugada de domingo (16), a polícia recebeu uma denúncia anônima de que dois suspeitos estariam em uma moto traficando drogas

17 de Fevereiro de 2020 as 10h58

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO