Coronavírus

Lucas do Rio Verde: Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, dia 30

Grupo de risco deve manter isolamento domiciliar

Fonte: Carolina Matter | Ascom Prefeitura
27 de Março de 2020 as 20h 59min

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, publicou, nesta quinta-feira (26), novas normas sobre o funcionamento do comércio durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). O Decreto Municipal nº 4.689/2020 flexibiliza o funcionamento dos setores a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de março de 2020 e traz também recomendações buscando o equilíbrio entre o combate à doença e a situação econômica no município.

A decisão foi tomada após reunião dos comitês locais e a publicação do Decreto Estadual nº 425/2020, assinado pelo governador Mauro Mendes, que consolidou medidas temporárias restritivas às atividades privadas, bem como atendendo solicitações de entidades representativas do comércio, como a CDL Lucas e Acilve.

Conforme o decreto municipal, a partir de segunda-feira (30) está permitido o funcionamento de alguns segmentos, com recomendações de manter controle de acesso para evitar aglomerações, ficando expressamente proibido o consumo de produtos no local do estabelecimento. Também deve haver o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e obrigatoriamente seguir as demais normas sanitárias de prevenção à disseminação ao Coronavírus, a exemplo da higienização dos locais.

A Secretaria Municipal de Saúde emitirá, nesta sexta-feira (27), um protocolo de orientações e determinações para o funcionamento do comércio levando em conta as recomendações das autoridades sanitárias.

A partir do dia 30, está permitida a circulação do transporte coletivo urbano municipal de passageiros, sem exceder a capacidade de passageiros sentados. A permissão se estende ao transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, mas não pode utilizar o banco dianteiro do passageiro, além de serem recomendadas as medidas de higiene na parte interna do veículo após a finalização de cada atendimento.

Aos estabelecimentos alimentícios está permitido o funcionamento desde que obedeçam às restrições de retirada dos produtos no local ou na modalidade delivery, não sendo permitido o consumo no estabelecimento. Estão inclusos os mercados (pequeno, médio e grande porte, atacadista e pequeno varejo alimentício), padarias, açougues, restaurantes, cafés e similares, lojas de conveniência, bares e distribuidoras de bebidas e de gás de cozinha.

Também estarão liberados os atendimentos – de forma controlada – em agências bancárias e loterias, utilizando o protocolo de segurança visando evitar aglomeração nas áreas externa e interna do estabelecimento; estabelecimentos que comercializam peças automotivas, materiais elétricos e de construção, preferencialmente fazendo delivery, observados casos de emergências; oficinas mecânicas; serviços agropecuários; serviços funerários (velório com até 20 pessoas); concessionárias de veículos; lojas de departamentos, galerias, entre outros.

Continuam suspensos eventos ou atividades que demandem aglomeração de público, como reuniões, festas, cultos, missas e celebrações religiosas presenciais, e está proibido o funcionamento de feiras, parques públicos e privados, casas de shows, bares, boates, casas noturnas e similares, academias, ginásios esportivos e campos de futebol.

As atividades escolares públicas e privadas continuam suspensas até o dia 05 de abril de 2020.

O cumprimento das normas sanitárias e consumeristas será fiscalizado pelos órgãos sanitários e Procon, com auxílio da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar.

Quanto ao isolamento domiciliar, o decreto municipal prevê a medida para pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal crônica, com doença respiratória crônica, doença cardiovascular, com câncer, com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico, gestantes e lactantes.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Servidor da Prefeitura e primeiro paciente internado na UTI com Covid-19 em Sorriso está curado e em casa

Depois de ficar 22 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, com Covid-19, o servidor da Prefeitura de Sorriso, há 27 anos, Alair Alves de Oliveira, saiu do hospital e está em casa com a família.

01 de Junho de 2020 as 09h35

Manta que Aquece

Campanha Manta que Aquece é reeditada em Lucas do Rio Verde

Devido à pandemia, que fez crescer o número de famílias em dificuldade, organizadores têm a expectativa de aumentar o volume de doações

01 de Junho de 2020 as 09h24

Óbito

Homem é encontrado morto em residência no Jardim Primavera em Lucas do Rio Verde

Um homem foi achado sem vida em uma residência na Rua Carvoeiro, bairro Primavera em Lucas do Rio Verde.

01 de Junho de 2020 as 09h18

Esta é a sexta morte provocada pelo novo Coronav

Caminhoneiro de 64 anos morre de Covid-19 em MT; ele não tinha nenhuma outra doença

De acordo com a Prefeitura de Rondonópolis, o motorista havia viajado recentemente para Rondônia. No entanto, ele já vinha apresentando sintomas de tosse, dor de cabeça e fraqueza desde o dia 19 de maio.

01 de Junho de 2020 as 08h22

Refém

Motorista de aplicativo é feito refém durante roubo em Lucas do Rio Verde

Vítima foi amarrada e colocada no porta-malas do veículo

30 de Maio de 2020 as 12h16

Acidente

Morador de Lucas do Rio Verde morre em grave acidente na BR-163

Outra vítima fatal era moradora de Brasília-DF e estava indo para o Pará, buscar a mãe.

30 de Maio de 2020 as 12h12

Auxílio Emergencial

Agência da Caixa em Lucas do Rio Verde abrirá neste sábado para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial

A agência da Caixa Econômica Federal de Lucas do Rio Verde abrirá neste sábado (30) para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

29 de Maio de 2020 as 14h25

Acidente

Acidente ocorrido no Bairro Alvorada deixa condutor ferido em Lucas do Rio Verde

Por volta das 17h45 da tarde desta quinta-feira (28), a Polícia Militar foi acionada para atendimento de um acidente de trânsito que teria ocorrido na Avenida São Paulo no Bairro Alvorada.

29 de Maio de 2020 as 14h09

Abuso

Famílias devem ficar atentas a possíveis situações de abuso contra crianças e adolescentes

O tema é delicado e a abordagem deve ser sutil. Não é fácil escrever, falar e até mesmo pensar sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes.

29 de Maio de 2020 as 09h53

Prorrogação

Prefeitura prorroga decreto que proíbe o corte no serviço de fornecimento de água e luz em Sorriso

A Prefeitura de Sorriso prorrogou o Decreto nº. 241, de 20 de março de 2020, que trata sobre a proibição de corte no serviço de fornecimento de água no município.

29 de Maio de 2020 as 09h49

Inauguração

Revitalização da ala infantil da Escola Ivete é oficialmente inaugurada

“Temos agora um ambiente agradável e propicio à aprendizagem”.

29 de Maio de 2020 as 09h46

Produções Sociais

Oficina de costura da Secretaria de Assistência Social faz produções sociais em Trivelato

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove juntamente com a oficina de costura, diversas produções para atender os serviços públicos e a população de Trivelato.

29 de Maio de 2020 as 09h25

Vacina

Lucas do Rio Verde ainda tem vacina contra gripe para grupos prioritários

A campanha de vacinação vai até o dia 06 de junho

29 de Maio de 2020 as 05h38

Vagas Remanescentes

IFMT abre edital de vagas remanescentes para curso técnico em Desenvolvimento Infantil

As inscrições vão até dia 14 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet

29 de Maio de 2020 as 05h36

Reforma

Escola Flor do Amanhã em Sorriso passará por reforma e ampliação

A intervenção vai resultar em mais 300 novas vagas escolares na Zona Leste

28 de Maio de 2020 as 13h08

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO