Lucas do Rio Verde recebe comenda por contribuir com a Justiça do Trabalho

A honraria foi entregue ao prefeito Otaviano Pivetta por ter intermediado negociação com a BRF, para garantir direitos aos funcionários para aquisição das casas construídas pela empresa

23/03/2015 - 17:49:56

   

O município de Lucas do Rio Verde recebeu na sexta (20), a Medalha da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário - grau Comendador - concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso (TRT/MT) a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho.
 
Conforme destacou o prefeito Otaviano Pivetta, que representou a cidade na solenidade, a homenagem é um reconhecimento aos bons indicadores sociais e trabalhistas que o município apresenta e à preocupação da administração pública em ofertar serviços públicos de qualidade.
 
“As escolas municipais são os prédios mais bonitos de Lucas do Rio Verde e a Saúde Pública uma das melhores do estado. E são esses os serviços que oferecemos às pessoas que chegam a Lucas em busca de trabalho”, disse.
 
Com a economia pujante, Lucas do Rio Verde é responsável por 1% de toda a produção de grãos do país. Agora, o município ingressa de vez no segundo ciclo econômico, atraindo grandes empresas e gerando emprego e renda.
 
O incentivo à instalação de novas empresas – através da isenção de impostos e da disponibilização de lotes subsidiados com toda a infraestrutura necessária – evidencia a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio social.
 
Além disso, o município implantou o projeto Lucas do Rio Verde Legal cuja meta é de figurar nos cenários estadual e nacional como aquele que não possui passivos florestais e trabalhistas nas atividades agropecuária e agroindustrial.
 
Pacto do Trabalho
A principal razão da Comenda concedida a Lucas do Rio Verde é devido a atuação do prefeito Otaviano Pivetta para que fosse desencadeada uma série de ações visando melhorias quanto ao processo de seleção dos trabalhadores da BRF, condições de aquisição de moradia no bairro construído para os funcionários e diversas outras que influenciavam no dia-a-dia da cidade.
 
Para tanto foi assinado um pacto de trabalho entre a BRF, prefeitura e Tribunal Regional do Trabalho. Duas audiências públicas foram realizadas com o intuito de levantar as demandas que afligiam os moradores, não apenas do bairro Téssele Junior, mas de toda sociedade luverdense. Com a vinda da BRF para o município, em 2005, o desenvolvimento local teve um salto, mas também começaram a ser registrados impactos sociais negativos, que tinham seus reflexos no alto índice de criminalidade e aumento das demandas de todas as áreas, principalmente saúde e educação.
 
No documento pactuado constaram as demandas registradas na audiência, os responsáveis por suas respectivas soluções e prazos para realização. Na época Otaviano Pivetta ressaltou: "O poder público está pronto para auxiliar no que for preciso e eu espero que ainda no meu mandato a BRF possa se tornar a melhor unidade do Brasil com um povo alegre e satisfeito”, destacou Otaviano. 
 
Todas as instituições fizeram a sua parte e o resultado é uma série de avanços, que agora sim, refletem de forma positiva em Lucas do Rio Verde, entre elas melhor seleção de pessoal e a cessão das casas construídas para vender aos funcionários interessados.  
 
Homenageados
Ao todo, foram agraciados com a condecoração 20 personalidades, entre secretários de estado, ministro do TCU e servidores públicos, além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e do Serviço Social da Indústria (SESI-MT). 
 
As honrarias foram entregues às seguintes personalidades:
 
Grau Grã-Cruz: Walmir Oliveira da Costa e Bruno Dantas (ambos ministros do TST);
 
Grau Comendador: Roberto Norris (desembargador do TRT da 1ª Região – Rio de Janeiro); Serviço Social da Indústria – Sesi/Mato Grosso; Município de Lucas do Rio Verde; e Valdiney Antônio de Arruda (Secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social);
 
Grau Cavaleiro: Marlene Faustina dos Santos (empresária) e os servidores da Justiça do Trabalho Adizir Fraga Alves; Alisson Cassemiro Silva; Antonio Sergio Santana dos Santos; Celso Luiz Barros Campos; Cesar Romero Lima; Diego Toré Negrão; Flavia da Silva Jara Baggio Oliveira; José Lopes da Silva Júnior; Josiane Regina Frigo Louzada; Marcelo Massayuki Kobayashi; Mauro Takimoto; Muller da Silva Pereira; e Selma Mussi Ribeiro Braga.
 
Criada em 1993, a Ordem São José Operário tem sua comenda constituída de seis graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. 

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Meio Ambiente

Educação mobiliza estudantes para participar da Conferência de Meio Ambiente

Congresso

Nutricionistas participam de Congresso Brasileiro de Nutrição

Programa Pró-Família

Assistência Social e Saúde realizam reunião sobre o Programa Pró-Família

Homenagem

13ª Cia do Corpo de Bombeiros homenageia prefeito e secretários

20/04/2018 -

Contribuintes terão até 55% de descontos no IPTU 2018

Os contribuintes que fizerem o pagamento do IPTU em cota única até 11 de maio terão descontos de até 55%

19/04/2018 -

Servidores municipais participam de discussão sobre Planejamento Estratégico

Esta etapa do PDI conta com o auxílio dos consultores do TCE, José Marcelo e Volmir Manhabosco e da pesquisadora da UFMT, Elisandra Zambra.

19/04/2018 -

Em Lucas do Rio Verde não há motivos para preocupação com o H1N1, afirma médico

Não há casos de H1N1 ou outros subtipos da Influenza no município

19/04/2018 -

Mototaxistas luverdenses realizam curso de qualificação

O curso é ofertado pela Prefeitura tem a finalidade de atualizar aqueles que já são mototaxistas e capacitar o segundo piloto.

18/04/2018 -

Profissionais da área financeira de 15 prefeituras participam de curso em Lucas do Rio Verde

O evento é uma parceria e iniciativa para qualificar o corpo técnico de fiscalização das Secretarias de Finanças dos municípios

18/04/2018 -

Dois homens morrem em acidente entre carretas e carro na estrada

Vítimas fatais estavam em veículo Corsa Classic; caminhoneiros não se feriram

18/04/2018 -

Condutor morre em acidente com moto importada em Sorriso

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e deve ser liberado e deverá ser trasladado para Curitiba (PR).

17/04/2018 -

Carreta e carro se envolvem em colisão na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Uma colisão ocorreu hoje (17) na BR-163, saída para Nova Mutum. O acidente envolveu uma carreta e um veículo

17/04/2018 -

Sorriso: Parentes de professora que morreu de Pneumonia seguem internados no HRS em estado estável

Ambos apresentaram sintomas semelhantes e estão medicados.

17/04/2018 -

Sorriso: Exame para confirmar se professora morreu de H1N1 deve sair em 30 dias; 2 parentes internados

Camila Ramos de Souza morreu rapidamente após quadro de gripe se agravar

17/04/2018 -

Sorriso: vacina contra influenza será distribuída na próxima semana, diz secretário

A imunização é gratuita, mas, inicialmente, apenas alguns grupos são prioritários.

17/04/2018 -

Sorriso: Pais temem contaminação, mas Secretaria diz que não há necessidade de suspender aulas

Lúcia Drechsler informou que medidas de higiene estão sendo adotadas em todas as escolas de Sorriso.

17/04/2018 -

Procura por vacina contra a gripe aumenta após morte de professora e longas filas se formam em clínicas de MT

Camila Ramos, de 29 anos, morreu no Hospital Regional de Sorriso no domingo (15) e médicos suspeitam de H1N1. Campanha de vacinação na rede pública começa na próxima semana no município.

17/04/2018 -

Lucas: Gestores e coordenadores participam de encontro sobre Base Nacional Comum Curricular

A BNCC deve nortear os currículos e propostas pedagógicas das redes de ensino em todo país

17/04/2018 -

Acontece em Lucas do Rio Verde o 4º Encontro Regional de Gestores Escolares

O encontro é promovido pelo programa A União Faz a Vida e reúne cerca de 280 participantes das escolas municipais, estaduais e particulares

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora