Patrulha da Maria da Penha

Lucas do Rio Verde terá Patrulha Maria da Penha para apoio à mulher vítima de violência

Equipe dará assistência somente após o registro de qualquer tipo de agressão

Fonte: Neri Malheiros | Ascom Prefeitura
17 de Janeiro de 2020 as 08h 18min

Foto: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

A rede de proteção para garantir direitos e a integridade física e psicológica das mulheres luverdenses vítimas de agressões ou de graves ameaças busca aumentar sua eficácia com a criação da Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa que deverá ser concretizada até março, quando será lançada dentro da programação do Dia Internacional da Mulher.  

O esboço do projeto foi discutido na manhã desta quinta-feira, 16, no Paço Municipal, durante o encontro de representantes do Executivo, do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das forças de segurança pública e de outros organismos que compõem a rede de assistência e proteção às vítimas de violência de gênero.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lucileide Gurka, a reunião permitiu avançar nas discussões iniciadas no começo de dezembro e todos os apontamentos feitos após a apresentação da proposta deverão ser ajustados até o dia 13 de fevereiro para que o lançamento do projeto seja concretizado no dia 08 de março.

“Na prática, não altera nada daquilo que a mulher deve fazer diante de qualquer ato de agressão. Ela deve imediatamente procurar a polícia, isso não muda. A equipe da Patrulha Maria da Penha vai entrar em ação logo depois do registro do boletim de ocorrência na delegacia policial e da definição das medidas protetivas que caberão para o caso”, explica.

Presente no encontro, o juiz Hugo Freitas da Silva defendeu que a rede de proteção deve também estar preocupada em combater as causas que provocam a violência de gênero. “A patrulha é de fundamental importância para que as mulheres se sintam mais seguras e para que os agressores saibam da presença de um ente público prestando atendimento às vítimas”, ressalta.

A Patrulha Maria da Penha deverá ser formada por integrantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal devidamente treinados para atender as denúncias de violência de gênero. Além disso, uma das providências já em andamento será a destinação de uma sala reservada na Delegacia de Polícia Judiciária Civil para que as vítimas possam ser atendidas sem constrangimento.

Devido à falta de mulheres entre os membros da Polícia Militar local, outra medida será a inserção de mulheres da Guarda Municipal na composição do grupo patrulheiro. Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, coronel Edgar Rojas, atualmente o efetivo de guardas municipais conta com duas mulheres e outras três recentemente contratadas estão em fase de conclusão do curso preparatório.

“O fato de ter mulheres na patrulha facilitará o contato e as visitas de acompanhamento e com orientações às vítimas darão o empoderamento necessário para que elas se sintam protegidas e possam levar a vida sem medo de sofrer novas agressões”, disse.

Para o defensor público Gonçalbert Torres de Paula, a criação da Patrulha Maria da Penha representa um grande avanço da sociedade principalmente pela participação de tantas instituições comprometidas com a justiça e a garantia dos direitos das vítimas. “Nós já nos colocamos à disposição para dar atendimento gratuito à própria vítima ou até mesmo em situações relacionadas a outras áreas que elas poderão estar envolvidas, como o Direito de Família, da qual eu sou titular, por exemplo”, destaca.

“A Patrulha Maria da Penha vai trazer um reforço à segurança dessas mulheres vítimas de violência doméstica e vai melhorar o atendimento ao colocar à disposição delas todo o sistema de segurança pública e ainda aquilo que o sistema público pode oferecer de resguardo tanto à sua integridade física quanto à integridade mental”, opina o promotor público Osvaldo Moleiro Neto.  


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Profissionais da Rede Municipal de Saúde de Sorriso recebem capacitação sobre Coronavírus

Os profissionais receberam as instruções contidas no Plano Nacional de Contingência do Novo Coronavírus, que está alinhado ao Ministério da Saúde.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h27

Estupro

Homem é acusado de invadir residência e abusar de irmãs adolescentes em Lucas do Rio Verde

Um homem, idade não informada, foi preso na noite desta terça-feira (25), no jardim das Palmeiras, acusado de estupro de vulnerável.

26 de Fevereiro de 2020 as 14h17

Furto

Bandidos reviram casa, furtam objeto e fogem em veículo, que depois foi abandoado na zona rural em LRV

Mais um furto foi registrado em Lucas do Rio Verde, dessa vez na Rua das Avencas no Bairro Bandeirantes

26 de Fevereiro de 2020 as 14h06

Acidente

S-10 com placas de Lucas do Rio Verde capota na BR-163; duas pessoas ficaram feridas

A camionete seguia sentido norte, e para não colidir com a traseira de um caminhão que seguia a frente, o condutor ao frear perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou

24 de Fevereiro de 2020 as 13h37

Acidente Fatal

Jovem não resiste a ferimentos após acidente motociclístico e morre no hospital São Lucas

O motociclista apresentava suspeita de fratura no fêmur e diversas lesões pelo corpo. No hospital, os médicos constataram rompimento do baço.

23 de Fevereiro de 2020 as 15h46

Bebe Salvo

Criança fica asfixiada ao ingerir pomada e é salva pelo Corpo de Bombeiros em MT

Os pais do bebê foram até o quartel do Corpo de Bombeiros desesperados e informaram que o filho havia ingerido uma pomada, o que obstruiu totalmente as suas vias áreas.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h29

Vinde e Vede

Evento católico espera reunir 150 mil pessoas em 4 dias de atividades no Carnaval em Cuiabá

São mais de mil voluntários e 28 paróquias trabalhando na estrutura.

23 de Fevereiro de 2020 as 10h14

Rotary

Família rotariana em Lucas do Rio Verde comemora 115 anos de atuação do Rotary Club Internacional

“Dar de si mesmo antes de pensar em si”. Esse é lema dos mais de dois milhões de rotarianos ligados ao Rotary Internacional

22 de Fevereiro de 2020 as 13h57

Homenagem

Servidora mais antiga da prefeitura se aposenta e recebe homenagem

Julita é servidora do primeiro concurso público de Lucas do Rio Verde e tomou posse em 1990

22 de Fevereiro de 2020 as 13h32

“Não dê esmola, dê oportunidade”

Prefeitura lança Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”

A campanha tem como principal objetivo despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas

22 de Fevereiro de 2020 as 13h30

Voos Comerciais

Lucas do Rio Verde contará com voos comerciais a partir de 09 de março

As passagens já podem ser adquiridas pelo site da empresa Asta Linhas Aéreas

21 de Fevereiro de 2020 as 14h10

Capacitação

Gravidez na adolescência é tema de capacitação aos servidores

A ação faz parte do cronograma de ações para conquista do Selo Unicef

22 de Fevereiro de 2020 as 13h26

Carnaval 2020

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa sobre funcionamento dos setores no Carnaval

As datas de feriados e pontos facultativos estão previstas no Decreto nº 4.609/2020

22 de Fevereiro de 2020 as 13h23

Organização

Gestão de Pessoas avança na organização da vida funcional do servidor

Um dos trabalhos é a inclusão das portarias publicadas no TCE-MT

22 de Fevereiro de 2020 as 13h21

Furto

Oficina mecânica é alvo de furto no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

O proprietário de uma oficina mecânica compareceu no Batalhão da PM nesta quarta-feira (19), informando que ao chegar para trabalhar no local (situado na Avenida Itanhangá no Bairro Veneza), percebeu que um dos veículos que estava dentro da oficina p

20 de Fevereiro de 2020 as 14h17

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO