Cidades

Lucas: Famílias do Vida Nova I participam de reunião sobre Projeto Técnico Social

O prefeito Luiz Binotti e secretários da gestão municipal participaram da primeira reunião ocorrida no ginásio da Escola Olavo Bilac.

Habitação | 27 de Novembro de 2017 as 23h 45min
MT Agora - Expresso MT

As 350 famílias contempladas no programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, futuros moradores do Residencial Vida Nova I, participaram na noite de sexta-feira, 24, da reunião de apresentação das atividades que serão desenvolvidas nos próximos 12 meses. As ações fazem parte do Projeto Técnico Social (PTS) que prevê a gestão comunitária das famílias moradoras do residencial. A iniciativa tem como objetivo de promover o bem estar do espaço coletivo. O prefeito Luiz Binotti e secretários da gestão municipal participaram da primeira reunião ocorrida no ginásio da Escola Olavo Bilac.

A empresa Cityplan que atua com consultoria e planejamento social ficará com a coordenação das ações. Eliane Evaristo Raimundo explicou que o projeto social vai abordar temáticas definidas pelo Ministério das Cidades: educação ambiental, conservação do patrimônio, organização comunitária e empreendedorismo. “Dentro desses quatro eixos nós fizemos uma pesquisa, aplicou questionário pra ver qual atividade vai ser realizada dentro do período do projeto que é de 12 meses”, citou.

O objetivo do PTS é criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, bem como incentivar a gestão participativa, garantindo a sustentabilidade do empreendimento.

O trabalho da empresa será acompanhado pela Secretaria de Planejamento e Cidade e demais secretarias e autarquias da administração municipal. Magna Stella Quaresma disse que é fundamental o acompanhamento de um projeto do porte do Vida Nova I e assegurar que as famílias tenham condições de cumprir o financiamento de suas casas. “Esse PTS vai perpassar desde o aprendizado, o acompanhamento, de uma instrução na área orçamentária para que o programa tenha sustentabilidade, continuidade, porque há uma inadimplência acontecendo nos programas já existentes e isso tem que acabar. Mas só acontece com educação, acompanhamento, instrução”, observa.

Ao longo do projeto serão desenvolvidos cursos de geração de emprego e renda para que as famílias possam melhorar a qualidade de vida.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Terça Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO