Tecnologia Na Educação

Lucas: Educação estuda implantação de um programa de tecnologia para as escolas

O objetivo é instituir a Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional para uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica

13 de Setembro de 2018 as 16h 19min

Fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Este é o principal objetivo da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, que está sendo estudada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Comprovadamente, o uso de tecnologias educacionais em sala de aula amplia o conhecimento e atua como facilitador do ensino interdisciplinar e aquisição do conhecimento.

Por isso, a prefeitura está elaborando a Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional – PMCITE, que deve ser implantada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e suas respectivas unidades escolares.

Vale ressaltar que a implantação da política possibilita promover avaliação, planejamento, organização e a formação dos profissionais da educação, bem como o estabelecimento de metodologias e técnicas inovadoras, fomentar ações inovadoras relativas ao uso das tecnologias sociais como estratégias para a formação e implantar modelos de aulas interativas e o uso das Tecnologias Sociais Digitais (TECSDIG).

Para a constituição da política, se faz necessária a elaboração do Programa Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional com Sistema Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologias Educacionais – SIMCITE, que compreende atividades de planejamento, governança, coordenação, organização, operação, formação, controle e supervisão dos recursos de tecnologias educacionais da Secretaria Municipal de Educação e das escolas. Também deve ser criado um conselho e fundo municipal específicos, fórum técnico pedagógico e Centro Tecnológico Municipal.

“O programa está baseado em três pilares: a política, que inclui o sistema e núcleo de tecnologia; o conceito, que estabelece todas as regras; e o fundo, além da criação do conselho. É nessa política do programa que são definidas todas as regras para que, independente do futuro do governo ou troca de gestor, tenha a continuidade do programa. O legado da Secretaria Municipal de Educação é deixar isso como uma lei para o futuro de Lucas do Rio Verde, isso é um diferencial. E a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) irá colaborar neste processo com a transferência de conhecimento e apoio ao desenvolvimento na inovação voltada para a educação, além da formação docente para recurso autorreplicante, ou seja, futuramente estes professores vão poder ensinar outros e outros”, explica o professor diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e pesquisador na área de Gestão do Conhecimento da UFMT, Einstein Lemos de Aguiar, que tem acompanhado de perto os estudos da secretaria.

De acordo com a secretária de Educação, Cleusa De Marco, a implantação da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional vai beneficiar os alunos e servidores da rede municipal, cumprindo metas instituídas no Plano Municipal da Educação, Lei n. 2.438/2015. “Ressaltamos a importância de melhorar a qualidade da educação e a necessidade de evoluir e garantir recursos tecnológicos digitais para utilização pedagógica em todas as escolas. Além disso, vamos ampliar os programas de formação continuada, priorizando a qualidade do ensino ofertado, através dos cursos específicos na área de atuação do professor”, destacou.

A proposta inicial da Política Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e do programa, conselho e fundo municipal foi apresentada na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (12) com a intenção de buscar a participação coletiva, com apoio e sugestões dos vereadores para a construção do programa.

Participaram do encontro, a secretária Cleusa e a equipe da Secretaria de Educação, representante da Procuradoria Municipal, os vereadores Airton Callai, Cristiani Dias, Dirceu Cosma, Fernando Pael, Márcia Pelicioli, Marcos Paulista e Wagner Godoy, e também o professor Einstein, o professor e pesquisador da UFMT, Edvanilton de Lima Oliveira, e o analista de sistemas, Ednei de Souza Monteiro Gaspar.


Fonte: Carolina Matter | Ascom Prefeitura LRV

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Vagas de Emprego

Confira vagas de emprego para Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (17)

Os interessados podem procurar o Sine na Galeria Central de Serviços, localizada na Av. Paraná, nº 766 S, sala 06, Centro

17 de Julho de 2019 as 14h56

Acidente

Mulher passa mal e bate carro em frente de escola em Lucas do Rio Verde

A condutora, 51 anos, passou mal e perdeu o controle do carro, atingindo a árvore.

17 de Julho de 2019 as 14h55

Expolucas 2019

Presidente da ExpoLucas prevê aumento de até 10% no número de visitantes no próximo mês

As cartelas estão tendo uma procura muito grande e acima do esperado e os camarotes já estão bem vendidos

17 de Julho de 2019 as 11h08

Furto de Flores

Furto de flores e árvores nas vias públicas e praças da cidade preocupa equipe de paisagismo

Cuidados com a ornamentação urbana são motivo de orgulho para os luverdenses

17 de Julho de 2019 as 11h07

Recreio Cultural

Recreio Cultural desperta consciência ambiental por meio da arte

Estudantes da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello assistiram peça sobre separação do lixo

16 de Julho de 2019 as 14h30

Tarifa Social

Saae conta com tarifa social para famílias de baixa renda

Para ter o benefício é preciso solicitar diretamente ao Saae

16 de Julho de 2019 as 14h29

Qualificação

Produção de camarão de água doce é tema de curso em Lucas do Rio Verde

A atividade tem se mostrado um ótimo negócio, especialmente para pequenos produtores rurais

16 de Julho de 2019 as 11h32

Plano de Cargos e Carreira

Prefeitura de Lucas do Rio Verde cria plano de cargos e carreira para profissionais não docentes da Educação

Cerca de 360 servidores municipais serão beneficiados com o novo plano

16 de Julho de 2019 as 11h30

Investimento

Prefeitura oferta oportunidade de investimento com venda de terrenos

Por concorrência pública estão sendo vendidos terrenos na área central da cidade

16 de Julho de 2019 as 11h28

Projeto Bombeiros Do Futuro

Cerimônia de Encerramento da 10ª Edição do Projeto Bombeiros do Futuro contou com a presença de 50 alunos e seus familiares

Após muitas experiência e ensinamento, as 50 crianças e adolescentes que participaram da iniciativa puderam receberam seu certificado de conclusão do curso.

16 de Julho de 2019 as 00h11

Acidente

Carreta transportando bois tomba e deixa rodovia interditada em Nova Mutum

O motorista não ficou ferido e assinou um termo de recusa de atendimento médico.

16 de Julho de 2019 as 00h05

Incêndio

Casa é destruída por incêndio em Sinop e caixas d'água de vizinhos ficam retorcidas pelo calor do fogo

Bombeiros conseguiram controlar chamas antes que atingissem outras casas. Ninguém se feriu.

16 de Julho de 2019 as 00h02

Concurso Público

Concurso nº 001/2019: Resultado parcial para advogado e engenheiro civil e convocação para as próximas fases para Guarda Municipal

Os documentos estão disponíveis no mural do Paço Municipal e no site da Prefeitura

15 de Julho de 2019 as 21h06

Oportunidade

Prefeitura oferta oportunidade de investimento com venda de terrenos

Por concorrência pública estão sendo vendidos terrenos na área central da cidade

15 de Julho de 2019 as 21h01

Acidente

Adestrador de cães morre após bater moto em placa de sinalização em rodovia de MT

Vítima foi identificada como Luiz Henrique de Castro. A suspeita é que Luiz Henrique tenha perdido o controle da motocicleta que pilotava e batido em uma placa.

15 de Julho de 2019 as 11h10

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO