Cidades

Lucas garante 5 vagas na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Dos 86 projetos apresentados na etapa estadual, 25 foram aprovados para a nacional, sendo cinco de Lucas do Rio Verde

Assessoria / Carolina Matter | 11 de Outubro de 2013 as 06h 34min
MT Agora - Assessoria

Dos 25 projetos de Mato Grosso aprovados para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cinco são de Lucas do Rio Verde. As vagas estaduais foram preenchidas na etapa realizada na última terça-feira (08), em Poconé. Cerca de 150 alunos de escolas públicas e privadas apresentaram 86 propostas.

Ao todo, sete projetos das escolas de Lucas do Rio Verde foram apresentados. Os projetos aprovados são das escolas municipais Eça de Queirós, Menino Deus e São Cristóvão, e das particulares Piaget e Educar.

De acordo com as delegadas eleitas nas unidades escolares, os projetos dizem respeito a um dos elementos da natureza (ar, terra, fogo e água), neste caso a Terra, e têm relação com a preservação ambiental, reciclagem, horta, arborização, plantas medicinais, trilha ecológica, entre outros.

Para Gabriela Patricia Schermann, da Escola Municipal Eça de Queirós, a aprovação para a etapa nacional foi uma surpresa, mas fruto de muito trabalho desde o início das conferências nas unidades escolares. “É uma responsabilidade muito grande representar Mato Grosso na conferência nacional”, comentou.

O coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Valdir Moreira, ressalta que, a partir das conferências escolares, as instituições passaram a incluir ainda mais propostas de sustentabilidade socioambiental no projeto político pedagógico. “Mais importante do que fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino e ampliar a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente, é o protagonismo juvenil em todo o processo em busca de uma escola que se preocupe com o sustentável contribuindo para a solução dos problemas socioambientais.”

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada de 23 a 28 de novembro, em Luziânia, Goiás, e deve reunir cerca de 700 alunos de todo país. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, os estudantes buscam maneiras de transformar a instituição de ensino em um espaço educador sustentável.

Escolas Municipais
Eça de Queirós - Gabriela Patricia Schermann
Menino Deus - Alana Thaila Lopes
São Cristovão - Izabelli Cristina Adames

Escolas Privadas
Centro Educacional Educar - Nathalia Lamim de Almeida
Centro Integrado Piaget - Mariah Moreira

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO