Estudo

Mato Grosso recebe estudo inédito de alimentação e nutrição infantil

Lucas do Rio Verde é um dos 123 municípios brasileiros a receber o estudo

Fonte: Assessoria Enani
20 de Maio de 2019 as 21h 40min

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), pesquisa da UFRJ encomendada pelo Ministério da Saúde, chega em Mato Grosso em 20 de maio para percorrer 690 domicílios em seis cidades até julho. Essa é a terceira fase do inquérito, que, pela primeira vez no país, coletará informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos.

Também serão realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, e vitaminas do complexo B, além de investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. Ao todo, 15 mil famílias serão visitadas pelos pesquisadores do Enani, em 123 municípios brasileiros.

O objetivo do estudo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro.

O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras. “Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda”, adianta o pesquisador.

Visitas domiciliares
A terceira fase do Enani visita, entre maio e julho, 1.890 domicílios em 16 municípios do Mato Grosso e Paraná. No Mato Grosso, 690 domicílios serão percorridos nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.

O Enani percorre, desde março, 5.090 casas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, nas duas primeiras fases da pesquisa.  Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo.

Segurança
As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

SERVIÇO
Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI)

Visitas domiciliares em MT: Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande
Data: maio a julho de 2019


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Acidente

Motociclista morre ao bater na traseira de carreta que fazia conversão em MT

O motorista da carreta, com placas de Minas Gerais, não foi encontrado no local do acidente.

21 de Setembro de 2019 as 15h54

Licença de Operação Suspensa

Justiça suspende licença de operação de usina hidrelétrica em MT após mortandade de peixes

Laudo pericial encomendado pela Justiça para verificar o motivo da morte dos peixes deve ser analisado em audiência. Um relatório da Sema apontou que peixes morreram por falta de oxigênio na água.

21 de Setembro de 2019 as 15h45

Acidente

Motociclista fica ferida ao colidir em van em Lucas do Rio Verde

A mulher, que teve algumas escoriações pelo corpo e uma lesão no pé, foi levada para o Pronto Atendimento

21 de Setembro de 2019 as 10h48

Homemangens

Bombeiros e Policiais Militares recebem homenagens em Lucas do Rio Verde

A solenidade de entrega das moções aconteceu no auditório do Sindicato Rural.

21 de Setembro de 2019 as 10h41

Cidades

Alunos da Escola Aloísio realizam passeata e entrega de mudas de árvores em Vera

A ação é referente ao projeto meio ambiente e tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a preservação e a necessidade do plantio de árvores

20 de Setembro de 2019 as 18h06

Cidades

Sorriso disputa, em todas as categorias, a fase final do Fetran

Três espetáculos sorrisenses estão na disputa da fase final do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), que será na próxima semana (23 a 27 de setembro), no Cine Teatro Cuiabá, na capital do Estado.

20 de Setembro de 2019 as 18h02

Cidades

Prefeito recebe homenagem da PM pela parceria no projeto que os reeducandos trabalham na reforma de prédios públicos, no horto e na fábrica de artefatos

Uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário vem dando certo e está beneficiando diretamente a sociedade, trazendo economia aos cofres públicos e principalmente – dando oportunidade de trabalho aos reeducandos do Centro de Ressocialização d

20 de Setembro de 2019 as 17h58

Chuva em Lucas

Chuva chega e alegra luverdenses

Foram aproximadamente 60 minutos em todos os bairros da cidade

20 de Setembro de 2019 as 17h14

Festival de Natação

Cerca de 800 atletas vão participar do 1° Festival de Natação de Lucas do Rio Verde

O festival envolve atletas a partir de 6 anos e será divido em oito modalidades

20 de Setembro de 2019 as 10h36

Copa Sicredi Cidade Viva

Copa Sicredi Cidade Viva de Voleibol acontece neste fim de semana

Os jogos serão realizados nos ginásios Rio Verde e Zortéa

19 de Setembro de 2019 as 15h29

Cidades

Vigilância Ambiental de Vera realiza neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Antirrábica

Serão cinco pontos de vacinação para fazer a cobertura total do município

19 de Setembro de 2019 as 20h29

Cidades

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nas ruas e bueiros da cidade

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Tapurah, juntamente com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente iniciam os trabalhos de mutirão de limpeza da cidade.

19 de Setembro de 2019 as 20h25

Cidades

Tapurah receberá “Colmeia da Imaginação” e toda população é convidada a ler boas histórias

A Colmeia da Imaginação é uma iniciativa do Programa A União Faz a Vida da cooperativa Sicredi em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura

19 de Setembro de 2019 as 20h19

Cidades

Parceria entre Estado, Prefeitura e produtores garante novo traçado para MT 140

Em Cuiabá, os secretários de Governo, Marlon Zanella, e de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, acompanhados pelo deputado estadual, Xuxu Dal Molin, estiveram, na última terça-feira (17), na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (S

19 de Setembro de 2019 as 20h14

Cidades

Procon orienta estudantes quanto a necessidade da carteirinha padronizada para garantir meia entrada

A velha e boa carteirinha de estudante está de cara nova. Desde janeiro deste ano, o documento estudantil tem uma nova identidade visual e conta com ainda mais tecnologias de segurança, garantindo o direito do estudante à meia-entrada.

19 de Setembro de 2019 as 20h11

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO