Pedido De Ajuda

Mãe Luverdense pede ajuda para salvar o seu bebê

O bebê está internado na UTI Neonatal do Hospital Geral Universitário na Capital. O pequeno guerreiro precisa de atendimento com extrema urgência fora do estado.

02 de Janeiro de 2016 as 03h 05min

O clima é de festa para muitos que comemoram a passagem de ano, mas essa não é a realidade para Nelciane Farias, uma mãe de Lucas do Rio Verde que trava uma verdadeira batalha para salvar o seu bebê que luta para sobreviver.

A jovem mãe de três crianças, é uma das brasileiras que aguarda na fila de espera interminável dos hospitais do país.  Nelciane Farias entrou em contato com e contou um pouco do que está passando, ela nos disse que descobriu aos oito meses de gestação que o bebê nasceria com uma anormalidade que colocaria sua vida em risco.

Benjamin nasceu no dia 28 de dezembro de 2015, com uma doença cardíaca chamada Cardiopatia Congênita, que é uma anormalidade na estrutura do seu coração presente antes mesmo do Nascimento. Essa doença ocorre enquanto o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar cerca de 1 em cada 100 crianças, segundo dados da American Heart Association. É o defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbito relacionados a malformações congênitas.

Os pais de Benjamim estão desesperados com a possibilidade de perder o filho tão pequeno, pois não há um tratamento necessário em Mato Grosso. A família mora em Lucas do Rio Verde, mas desde o dia dois de dezembro estão em uma casa de apoio em Cuiabá-MT.

Desde que foi feito o parto, Benjamin está internado na UTI Neonatal do Hospital Geral Universitário na Capital. O pequeno guerreiro precisa de atendimento com extrema urgência fora do estado, porém, segundo os pais da criança, a morosidade da saúde pública coloca em risco as chances do pequeno Ben ter uma chance para sobreviver.

Nelciane Farias e o marido estão em situação de desespero, querem somente que o filho seja transferido imediatamente para qualquer hospital que possa proporcionar o tratamento contra a doença.

De acordo com o Secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde Ramiro Azambuja, desde o momento em que foi detectado o problema do bebê, a mãe foi transferida imediatamente para atendimento em Cuiabá. O caso está sendo acompanhado de perto pela Central de Regulação do município e a documentação necessária para o tratamento fora do domicílio (TFD) foi encaminhado para os órgãos competentes.

 A DOENÇA

Segundo dados da sociedade brasileira de cardiologia no Brasil nascem em torno de 23 mil crianças com problemas cardíacos. Dessas em torno de 80% necessitarão de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução.

As cardiopatias congênitas podem produzir sintomas no nascimento, durante a infância, ou estão só na idade adulta. Em alguns casos, a cardiopatia congênita não causa sintomas.

Tipos

As cardiopatias congênitas mais comuns incluem:

Defeitos na válvula cardíaca: O defeito ao nascimento mais comum desta condição é a válvula aórtica bicúspide, quando ela ao invés de ser formada por três folhetos, é formada por dois. Podemos ter também o estreitamento (estenose) das válvulas um fechamento completo (atresia), que impede ou dificulta o fluxo de sangue. Outros defeitos nas válvulas incluem válvulas com vazamento ou que não fecham adequadamente, permitindo assim que o sangue retorne, em vez de seguir seu fluxo (insuficiência)

Defeitos nas paredes entre os átrios e ventrículos do coração levando aos shunts: furos ou passagens entre as câmaras direitas e esquerda do coração provocando a mistura de sangue oxigenado com sangue não oxigenado. Estes defeitos podem provocar o fluxo de sangue da direita para esquerda ou no sentido inverso. Podemos ter a comunicação entre os átrios (CIA), comunicação entre os ventrículos (CIV), persistência do canal arterial (PCA) entre outras

Anormalidades no músculo cardíaco como má formação do ventrículo direito, esquerdo e ventrículo único

Podemos ter também a combinação, em um mesmo paciente, de mais de um defeito.

Causas

O coração é dividido em quatro câmaras – duas do lado direito e duas do lado esquerdo. No desempenho de sua tarefa básica - bombear sangue por todo o corpo - o coração usa seus lados esquerdo e direito para diferentes tarefas.

O lado direito do coração, recebe o sangue venoso rico em gás carbônico, proveniente dos tecidos, e será transportado para os pulmões através das artérias pulmonares. Nos pulmões, ocorrerá a hematose que é o processo em que o gás carbônico será trocado por oxigênio, e em seguida, este sangue rico em oxigênio retornará para o lado esquerdo do coração através das veias pulmonares. O lado esquerdo do coração bombeia o sangue através da aorta para o resto do corpo para que as células possam utilizar o oxigênio como combustível para o seu funcionamento.

A maioria dos defeitos cardíacos ocorre quando o bebê ainda está no útero. Durante o primeiro mês de gestação, o coração do feto começa a bater. Nesta altura, o coração é apenas um tubo com um formato que lembra vagamente um coração. Logo as estruturas se formam em ambos os lados do órgão, bem como os vasos sanguíneos que transportam o sangue.


MT Agora - Cenário MT

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Acidente Fatal

Carros batem de frente, passageira morre e 2 motoristas ficam feridos

Luciene Alves, de 30 anos, estava com o namorado, Ronei Espinosa, que conduzia um dos veículos envolvidos. Acidente ocorreu na BR-174 perto do município de Glória D'Oeste.

20 de Abril de 2019 as 10h43

Acidente Fatal

Motorista morre após carro de passeio e caminhonete baterem de frente na BR-163 em MT

A vítima foi identificada como sendo Evaldir de Almeida. A condutora da caminhonete não teve ferimentos. A causa do acidente ainda deve ser apurada.

20 de Abril de 2019 as 10h42

Acidente

Menino de 6 anos é arremessado de garupa de moto e bate cabeça em para-brisa de BMW

A criança foi levada para o Hospital Regional e passou por avaliação de especialistas. O atual estado de saúde dele não foi informado.

19 de Abril de 2019 as 10h13

Processo Seletivo

Prefeitura de Nova Mutum (MT) abre 3 processos seletivos com salário de até R$ 14 mil

Os interessados devem fazer as inscrições pela internet até o dia 24 de abril.

19 de Abril de 2019 as 10h10

Leitão no Rolete

Prefeitura realiza preparativos para a Festa do Leitão no Rolete

As churrasqueiras já estão sendo montadas, onde serão assados 150 leitões no rolete.

18 de Abril de 2019 as 23h20

Casamento Social

Estão abertas as inscrições para o Casamento Social em Tapurah

Para se inscrever os casais devem ter renda de até três salários mínimos

18 de Abril de 2019 as 23h18

Nova Frota

Prefeitura de Tapurah investe mais de 2 Milhões de reais em nova frota

Somente a educação foram investidos esse ano em transporte o valor de R$ 813 mil reais

18 de Abril de 2019 as 23h15

IPTU

Prefeitura disponibiliza emissão da guia do IPTU 2019

A opção pelo pagamento parcelado em até 05 (cinco) vezes poderá ser feita até a data de vencimento da Cota Única

18 de Abril de 2019 as 23h12

Calendário de Eventos

Divulgado Calendário Oficial de eventos de Nova Mutum

Para saber mais sobre os eventos acesse o portal online oficial da Prefeitura

18 de Abril de 2019 as 23h08

Desenvolvimento

Cresce o número de emissão de alvarás de construção e habite-se em Nova Mutum

Além dos 84 alvarás já emitidos nos dois primeiros meses de 2019, existem 183 processos em andamento que estão em fase de análise pela equipe técnica

18 de Abril de 2019 as 23h05

Nobres 54 Anos

Nobres comemora 54 anos de história e uma extensa programação deve ser cumprida

Confira a grade com a programação de de shows artísticos, futebol, inaugurações dentre outras atividades de lazer.

18 de Abril de 2019 as 20h42

Contação de História

Famílias dos programas Criança Feliz e Pró-Família participam de contação de histórias

A oficina de contação de história foi realizada pela professora Renata Demski

18 de Abril de 2019 as 20h12

Mostra de Dança

Inscrições para 6ª Mostra de Dança seguem até 30 de abril

Os interessados em participar das apresentações deverão se inscrever na Secretaria de Cultura

17 de Abril de 2019 as 20h17

Licitações

Equipamentos de segurança e produtos da agricultura familiar para merenda estão entre as licitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Os interessados devem ficar atentos aos requisitos e prazos descritos nos editais

17 de Abril de 2019 as 20h14

Nova Estrutura

Escola Cecília Meireles terá piscinas e novo bloco com sete salas maker

O projeto foi exposto na tarde de ontem (16) durante a reunião conduzida por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação

17 de Abril de 2019 as 20h13

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO