Coronavírus

Mesmo com aumento de casos, população de Sorriso ainda descumpre regras para frear o novo Coronavírus

Uma doença causada por um vírus, altamente transmissível, sem remédio específico ou tampouco vacina.

Fonte: Nádia Mastella
18 de Maio de 2020 as 12h 35min

Nádia Mastella

  Uma doença causada por um vírus, altamente transmissível, sem remédio específico ou tampouco vacina. Como o vírus se espalha pelo ar e muitas pessoas podem estar com ele sem qualquer sintoma, a única maneira eficiente de evitar a contaminação é manter-se distante uns dos outros, evitar sair de casa, redobrar a limpeza e usar máscaras para proteger boca e nariz.

  Ao mesmo tempo que muitas pessoas carregam o vírus sem qualquer sintoma, para outras, a contaminação pode ser altamente letal, com comprometimento severo dos pulmões e, em muitos casos, a morte. Ao todo, 4,7 milhões de pessoas em todo o mundo já contraíram o novo vírus. Do total, quase 2 milhões conseguiram se curar, mas 315 mil pessoas sucumbiram à doença.

  Não. Por mais que pareça, isso não é roteiro de filme, seriado ou novela. É a vida real, o vírus tem nome: novo coronavírus Sars- coV-2; e a doença é a Covid 19. Em Sorriso, os dois primeiros casos foram registrados no dia 1.º de maio e, pouco mais de uma quinzena depois disso, o Município já registra 57 casos confirmados, com oito curados e sete internados em hospitais, sendo três em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os outros casos seguem em isolamento domiciliar com acompanhamento da equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas).

  De forma pioneira, o Município criou, ainda em 16 de março, um comitê formado por representantes dos mais diversos setores da sociedade para definir ações de prevenção e enfrentamento da nova doença. Colegiadamente, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus vem, desde então, definindo as estratégias para que Sorriso passe por este período de pandemia da forma mais segura possível, sempre buscando o equilíbrio com a economia e com o foco na preservação da vida.

  Para garantir que as medidas estipuladas pelo Comitê, bem como as regras impostas por outras instituições governamentais sejam cumpridas para evitar novos casos, as forças de segurança do Município promoveram, no fim de semana (15, 16 e 17), mais uma edição da operação Dispersão Covid. Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Procon, Vigilância Sanitária e agentes municipais de trânsito varreram a cidade para justamente evitar que as pessoas se aglomerem e orientar que usem as máscaras de proteção.

  Pois é! Mas mesmo com o número de casos crescendo rapidamente em meros 15 dias, os integrantes da Dispersão tiveram muito trabalho. Ao todo, 18 estabelecimentos comerciais foram notificados por estarem descumprindo as regras de funcionamento durante a pandemia, principalmente a de não promover aglomerações. “Além da notificação nas empresas, a equipe atuou diretamente na dispersão de quase 500 pessoas que estavam aglomeradas, ferindo as regras necessárias para frear novos casos da Covid- 19”, comenta o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

  A operação no Bairro Morada do Bosque também resultou na apreensão de veículos em situação irregular, além de condutores estarem promovendo rachas e manobras perigosas. Outra ocorrência perigosa que foi constatada no local foi a utilização de lâminas em linhas de pipa, além do cerol, o que pode causar acidentes fatais.

  “Estamos à disposição para garantir a segurança da sociedade, mas precisamos do apoio de cada cidadão para, efetivamente, podermos garantir que a Covid-19 não aumente em nossa cidade, por isso, segue o pedido para que não sejam promovidas aglomerações e que cada pessoa que sair à rua para o que for estritamente essencial use máscara”, reitera o secretário, reforçando que denúncias podem e devem ser feitas pelo 150 (telefone destinado para informações sobre a Covid), o 153 (agentes de trânsito, e o próprio 190 (Polícia Militar).


Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Droga

Rapaz é flagrado com maconha na companhia de menores no Jardim das Palmeiras

Um rapaz foi detido na noite desta terça-feira (14), no Jardim das Palmeiras, em Lucas do Rio Verde.

15 de Julho de 2020 as 14h08

Quarta Cultural

Quarta Cultural apresenta show de bandas e fanfarras com o grupo “Art Drums Show”

Quarta é dia de cultura nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Sorriso.

15 de Julho de 2020 as 13h55

Atendimento ao Cidadão

Defesa Civil implanta Serviço de Atendimento ao Cidadão

Serviço busca solucionar dúvidas, sugestões e reclamações em no máximo 24 horas

15 de Julho de 2020 as 13h52

Licitação

Prefeitura de Sorriso fará licitação para a construção de duas pontes de concreto avaliadas em R$ 1,5 milhão

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Tomada de Preço 016/2020, irá contratar empresas para a construção de duas pontes de concreto sobre o rio Celeste.

15 de Julho de 2020 as 13h50

Mortes por Covid-19

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma dois óbitos por Covid-19

O horário e o local dos sepultamentos, não foram informados, mas deverá seguir as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias brasileiras.

15 de Julho de 2020 as 09h31

PreviLucas

Seguindo determinação do Congresso Nacional, mudança na alíquota do Previlucas entrará em vigor no quarto trimestre

Elevação do desconto em folha será aplicada a todos os servidores públicos efetivos que fazem parte do instituto local

15 de Julho de 2020 as 09h01

Coronavírus

Registrado mais cinco óbitos por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais cinco mortes causadas pela Covid-19.

14 de Julho de 2020 as 18h54

Decreto

Novo decreto de Sorriso autoriza a volta das aulas nas instituições de ensino privadas, reabertura dos restaurantes até às 22 horas e proíbe venda de bebidas alcoólicas depois deste horário

A Prefeitura de Sorriso apresentou o Decreto 338/2020 que dispõe sobre restrições temporárias durante a pandemia da Covid-19, revoga os Decretos Nº 304 de 20 de junho de 2020 e 311 de 03 de julho de 2020.

14 de Julho de 2020 as 18h42

Coronavírus

Em dez dias, mais de 1,8 mil pacientes são atendidos com medicação no combate à Covid-19 em Sorriso

Nos últimos dez dias o município de Sorriso atendeu cerca de 1,8 mil pacientes com medicamentos usados para combater o novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19.

14 de Julho de 2020 as 18h38

Revitalizada

Escola Municipal do Distrito de Caravágio também será revitalizada em Sorriso

A Escola Municipal localizada no Distrito de Caravágio começou a receber as ações do Programa Revitalização.

14 de Julho de 2020 as 18h36

Apreensão

Polícia apreende menores que praticavam ato sexual dentro de veículo

A ocorrência foi registrada ontem à noite.

14 de Julho de 2020 as 18h16

Kit Covid-19

Moradores de conjunto habitacional da BRF em Lucas do Rio Verde recebem kits de prevenção contra Covid-19

A BRF realizou uma grande campanha de conscientização no conjunto habitacional da empresa em Lucas do Rio Verde (MT).

14 de Julho de 2020 as 18h14

Nota de pesar

Nota de pesar

A prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do professor Marcelino Espindola Dutra

14 de Julho de 2020 as 09h37

Retorno

Unilasalle de Lucas do Rio Verde prevê retorno das aulas em agosto

A instituição propôs uma força tarefa de áreas administrativos e acadêmicos para a elaboração de um planejamento de ações e medidas frente a situação de pandemia.

14 de Julho de 2020 as 09h27

Coronavírus

Sinop notifica 40 mortes por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde notificou, até o final da tarde desta segunda-feira, 13 de julho, 955 casos confirmados para o novo coronavírus.

14 de Julho de 2020 as 08h54

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Qual é seu posicionamento referente ao Lockdown?

Sou Contra

Sou Favorável

Parcial
veja +

COTAÇÃO