Trânsito

Mudanças no trânsito na área central de Lucas começam a partir desta sexta-feira

Ruas paralelas entre as Avenidas Goiás e Tocantins, à exceção da MT, terão sentido único. Sinalização está sendo concluída

16 de Maio de 2014 as 06h 20min

Condutores de veículos deverão estar atentos a partir desta sexta-feira (16) para mudanças de sentido de condução nas ruas paralelas entre as avenidas Goiás e Tocantins. À exceção da Avenida Mato Grosso, todas terão sentido único de tráfego. O chamado sistema binário de tráfego pretende melhorar o fluxo de trânsito nos horários de maior concentração de veículos, como no início da manhã, ao meio-dia e no final da tarde.

Apesar de não contar com toda a sinalização necessária para orientar o condutor de veículos (nem todas as vias contam com a sinalização horizontal), o prazo para mudança foi mantido. Durante a semana, a máquina usada pela Prefeitura para a pintura de faixas de pedestres e da sinalização indicando sentido de mão única quebrou, atrasando o trabalho das equipes da Secretaria de Obras de Lucas. Os profissionais intensificaram os trabalhos, atuando inclusive no feriado, mas nem todas as vias ganharão a sinalização horizontal. No caso da vertical, as placas devem ser afixadas ainda nesta quinta-feira, indicando os locais de tráfego.

Além disso, os condutores de veículos têm sido orientados por faixas afixadas nas vias que sofrerão mudança de sentido de direção. Elas orientam sobre a mudança, indicando que o condutor poderá estar trafegando na contramão naquele trecho.

A Prefeitura chegou a cogitar o adiamento das mudanças em pelo menos uma semana, em razão da quebra da máquina de pintura. Porém, como fora divulgado pela mídia e informado também nas faixas, acabou optando por manter a data estabelecida.

“Teremos um período de 30 dias de adaptação. Dentro desses 30 dias as pessoas vão entender como é o funcionamento, não vai haver multa ou advertência. A Guarda Municipal vai estar com a gente orientando e informando sobre esse prazo de adequação”, informou Cristiane Tronco, coordenadora do Departamento de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal.

O coordenador da Ciretran de Lucas do Rio Verde, Wellber Diniz, informou que a autarquia está acompanhando as mudanças propostas pela Prefeitura e acredita que o sistema adotado tende a reduzir o fluxo nas vias públicas de Lucas do Rio Verde. Diniz acentua que a população tem papel fundamental para que a mudança proposta tenha o efeito desejado. “Foi feito um estudo para que o trânsito pudesse ter uma fluidez melhor, dar mais tranquilidade aos motoristas, principalmente nos horários de pico”, citou.

Atualmente circulam no município mais de 50 mil veículos, números que surpreendem para uma cidade com aproximadamente 55 mil habitantes. Desse contingente, 15 mil são motocicletas.

MT Agora - Expresso MT

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

COTAÇÃO