Mutirão

Mutirão de cirurgia oftalmológica atende 100 pacientes em Lucas do Rio Verde

O objetivo é reduzir a fila de pacientes que aguardam por cirurgia de pterígio

Fonte: Carolina Matter | Ascom
10 de Junho de 2019 as 09h 32min

Com o objetivo de reduzir a fila de pacientes que aguardam por cirurgia de pterígio, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão. Cerca de 100 pacientes foram atendidos no sábado (08) e domingo (09), no PSF XIV.

O pterígio trata-se de uma doença que geralmente afeta as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos. Popularmente chamado de “carne crescida”, o pterígio tem sua denominação do grego pteron (asa) como referência ao seu formato triangular. Normalmente cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.

“Historicamente, no final de 2016 ficaram três mil pessoas na fila de espera por uma consulta com oftalmologista, as pessoas aguardavam mais de dois anos só pra consultar com o especialista. Então, a gestão do prefeito Luiz Binotti está priorizando os pacientes de Lucas do Rio Verde com a oferta de consultas e demais ações que os luverdenses necessitam para a saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, organizamos através da Central de Regulação esses pacientes e até agora, desde 2017, cerca de 11 mil pessoas realizaram consulta com oftalmologista. E dessas consultas surgiram as demandas por cirurgia, que também estão sendo realizadas constantemente para tentar reduzir o máximo e o mais breve possível as filas de espera”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Bespalez.

Para o aposentado Valdemiro Rafalski, de 68 anos, a cirurgia foi um alívio. “Já estava meio cego de um olho e é muito legal poder renovar um pouco e enxergar melhor, foi uma espera com amor, com carinho e paciência e que valeu muito a pena. Estou muito feliz mesmo e agradeço a gestão do município porque sempre sou muito bem acolhido”, comentou logo após o procedimento.

Conforme o secretário, foram investidos cerca de R$ 40 mil para a realização do mutirão e até o final deste ano serão realizados pelo menos mais dois mutirões de cirurgia. “Esse trabalho de mutirão foi contratado por meio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, com dinheiro do Município, ou seja, 100% de investimento de recursos próprios. E ainda, com todo esse trabalho da gestão, nós conseguimos reduzir o tempo de espera dos pacientes, que hoje ficam na fila por cerca de 60 dias para consulta, bem menos do que esperavam há alguns anos”, comentou Bespalez.

O prefeito Luiz Binotti ressalta que melhorar a qualidade de vida das pessoas tem sido prioridade da gestão. “É uma alegria muito grande chegar no PSF e ver o sorriso das pessoas em conseguir fazer essa cirurgia, em saber que terão sua visão melhorada. São pessoas que esperavam ansiosas para isso e alguns que até tentaram fazer no particular, mas muitas vezes não tem condições de pagar. Hoje uma cirurgia como esta custaria em torno de R$ 2 mil e nós, através desse mutirão, conseguimos fazer o procedimento por cerca de 30% desse valor. E nós estamos fazendo isso aqui mesmo em Lucas do Rio Verde, sem precisar que o paciente viaje para outros municípios, o que traz um cansaço desnecessário, isso também é um alívio e uma tranquilidade para os nossos pacientes”, assinalou.

A operadora de máquina, Vera Lúcia da Silva, estava acompanhando um paciente durante o mutirão e avaliou o atendimento. “Um procedimento como este é caro, a gente sabe que é caro, e muitos municípios não tem o que Lucas do Rio Verde oferece. Agradeço essa oportunidade que o nosso prefeito está nos dando. Moro há oito anos no município e agora vejo as coisas acontecerem, me sinto muito honrada de viver aqui. Vim de Pernambuco e lá a saúde é bem mais difícil pra conseguir atendimento gratuito e aqui me sinto bem em ser acolhida, em ter essa qualidade no atendimento da saúde”, pontuou.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Acidente

Motociclista morre ao bater na traseira de carreta que fazia conversão em MT

O motorista da carreta, com placas de Minas Gerais, não foi encontrado no local do acidente.

21 de Setembro de 2019 as 15h54

Licença de Operação Suspensa

Justiça suspende licença de operação de usina hidrelétrica em MT após mortandade de peixes

Laudo pericial encomendado pela Justiça para verificar o motivo da morte dos peixes deve ser analisado em audiência. Um relatório da Sema apontou que peixes morreram por falta de oxigênio na água.

21 de Setembro de 2019 as 15h45

Acidente

Motociclista fica ferida ao colidir em van em Lucas do Rio Verde

A mulher, que teve algumas escoriações pelo corpo e uma lesão no pé, foi levada para o Pronto Atendimento

21 de Setembro de 2019 as 10h48

Homemangens

Bombeiros e Policiais Militares recebem homenagens em Lucas do Rio Verde

A solenidade de entrega das moções aconteceu no auditório do Sindicato Rural.

21 de Setembro de 2019 as 10h41

Cidades

Alunos da Escola Aloísio realizam passeata e entrega de mudas de árvores em Vera

A ação é referente ao projeto meio ambiente e tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a preservação e a necessidade do plantio de árvores

20 de Setembro de 2019 as 18h06

Cidades

Sorriso disputa, em todas as categorias, a fase final do Fetran

Três espetáculos sorrisenses estão na disputa da fase final do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), que será na próxima semana (23 a 27 de setembro), no Cine Teatro Cuiabá, na capital do Estado.

20 de Setembro de 2019 as 18h02

Cidades

Prefeito recebe homenagem da PM pela parceria no projeto que os reeducandos trabalham na reforma de prédios públicos, no horto e na fábrica de artefatos

Uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário vem dando certo e está beneficiando diretamente a sociedade, trazendo economia aos cofres públicos e principalmente – dando oportunidade de trabalho aos reeducandos do Centro de Ressocialização d

20 de Setembro de 2019 as 17h58

Chuva em Lucas

Chuva chega e alegra luverdenses

Foram aproximadamente 60 minutos em todos os bairros da cidade

20 de Setembro de 2019 as 17h14

Festival de Natação

Cerca de 800 atletas vão participar do 1° Festival de Natação de Lucas do Rio Verde

O festival envolve atletas a partir de 6 anos e será divido em oito modalidades

20 de Setembro de 2019 as 10h36

Copa Sicredi Cidade Viva

Copa Sicredi Cidade Viva de Voleibol acontece neste fim de semana

Os jogos serão realizados nos ginásios Rio Verde e Zortéa

19 de Setembro de 2019 as 15h29

Cidades

Vigilância Ambiental de Vera realiza neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Antirrábica

Serão cinco pontos de vacinação para fazer a cobertura total do município

19 de Setembro de 2019 as 20h29

Cidades

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nas ruas e bueiros da cidade

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Tapurah, juntamente com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente iniciam os trabalhos de mutirão de limpeza da cidade.

19 de Setembro de 2019 as 20h25

Cidades

Tapurah receberá “Colmeia da Imaginação” e toda população é convidada a ler boas histórias

A Colmeia da Imaginação é uma iniciativa do Programa A União Faz a Vida da cooperativa Sicredi em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura

19 de Setembro de 2019 as 20h19

Cidades

Parceria entre Estado, Prefeitura e produtores garante novo traçado para MT 140

Em Cuiabá, os secretários de Governo, Marlon Zanella, e de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, acompanhados pelo deputado estadual, Xuxu Dal Molin, estiveram, na última terça-feira (17), na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (S

19 de Setembro de 2019 as 20h14

Cidades

Procon orienta estudantes quanto a necessidade da carteirinha padronizada para garantir meia entrada

A velha e boa carteirinha de estudante está de cara nova. Desde janeiro deste ano, o documento estudantil tem uma nova identidade visual e conta com ainda mais tecnologias de segurança, garantindo o direito do estudante à meia-entrada.

19 de Setembro de 2019 as 20h11

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO