Alimentação Escolar

Novidades tornam alimentação escolar de Tapurah mais colorida e saudável

A variedade de cores na alimentação garante uma refeição rica em qualidade e quantidade de nutrientes para o bom funcionamento do organismo

Fonte: Maurício Dalepiane
07 de Fevereiro de 2020 as 10h 22min

Maurício Dalepiane

  A variedade de cores na alimentação garante uma refeição rica em qualidade e quantidade de nutrientes para o bom funcionamento do organismo, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, através do departamento de Nutrição e equipe da Panificadora Municipal, desenvolveu e produziu receitas de pães coloridos e cucas de frutas para inserir no cardápio da alimentação escolar.

  Pães de espinafre, cenoura, beterraba e até de abóbora foram criados e produzidos pela equipe de Apoio a Nutrição Escolar em oficina culinária realizada na Panificadora Municipal, situada dentro do CCT – Centro de Cidadania e Transformação, local onde acontece a produção de toda a alimentação destinada as escolas municipais de Tapurah. O objetivo é estimular hábitos saudáveis nas crianças e adolescentes por meio de ações de educação alimentar e nutricional.

  Um cardápio saboroso, balanceado e nutritivo irá conquista cada dia mais o paladar dos estudantes da rede municipal de ensino. Frutas, verduras, legumes, hortaliças, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras fazem parte da alimentação escolar e incentivam os bons hábitos alimentares e privilegiam os produtos locais.

  Diariamente, cerca de 2 mil alunos são atendidos. O cardápio é baseado nos princípios e diretrizes que promovem a alimentação escolar saudável e adequada em conformidade com a faixa etária, estado de saúde e necessidades alimentares específicas.

   “A alimentação escolar é preparada com produtos saudáveis e variados, com tipos e quantidades adequadas às diferentes fases da vida. O que estamos fazendo neste ano é aprimorá-la ainda mais. Quanto mais colorido for o prato, mais vitaminas, minerais e fibras ele vai ter, auxiliando na formação de bons hábitos alimentares e consequentemente, promovendo a melhoria das condições de saúde”, explica a nutricionista Janaina Woicichoski.

  Na CMEI Monteiro Lobato, por exemplo, as crianças recebem 04 refeições diárias que incluem café da manhã, almoço, lanche da tarde composto por frutas e jantar. A Secretária de Educação Geovania Cesca avalia a merenda como nutritiva e saborosa. “Nós servimos as nossas crianças com os alimentos que o organismo precisa diariamente, como feijão, carnes, saladas e até carne suína. O que mais me chama a atenção é o sabor dos alimentos que são preparados. Temos a garantia da qualidade e os pais sabem o que está sendo preparado e servido”, destaca Geovania.

  O Prefeito Iraldo Ebertz destaca que o investimento constante na educação sempre foi e será uma prioridade da administração. “Vamos nos esforçar para aprimorar cada vez mais nossos índices de excelência, dando mais qualidade de vida aos alunos.”, ressaltou o prefeito.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Lucas do Rio Verde: Novo decreto flexibiliza funcionamento do comércio a partir de segunda-feira, dia 30

Grupo de risco deve manter isolamento domiciliar

27 de Março de 2020 as 20h59

Medidas Necessárias

Prefeitura de Lucas do Rio Verde dispõe de estrutura para acolher moradores de rua

A medida foi tomada para reduzir o risco de contágio por Coronovírus

27 de Março de 2020 as 20h51

Entrega

Escolas municipais concentrarão entrega de kits alimentícios para beneficiários do Bolsa Família com filhos matriculados na rede

Cadastrados precisarão apresentar documento pessoal com foto e cartão de inscrição no programa do governo federal

26 de Março de 2020 as 17h49

Assalto

Homem é preso após assaltar farmácia em Sinop

Policiais militares de Sinop (a 500 km da Capital) prenderam na noite desta quarta feira (25-03), um jovem por roubo a uma farmácia, no bairro Jardim Palmeira

26 de Março de 2020 as 14h06

Carcere Privado

Polícia Militar de Rondonópolis liberta família de cárcere privado

Policiais militares do 5º BPM e da Força Tática de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) libertaram na noite desta quarta-feira (25.03), três pessoas que eram mantidas reféns por dois homens, no bairro Jardim do Parque

26 de Março de 2020 as 13h52

Ronda Policial

Em ronda, PM identifica aglomeração de pessoas e conduz dono de veículo que mantinha som alto

Policiais militares do 3º Batalhão conduziram à delegacia um homem na noite desta quarta-feira (25.03), por descobrir as orientações de evitar a aglomeração de pessoas devido a contaminação por coronavírus , no bairro São Carlos, em Cuiabá.

26 de Março de 2020 as 13h38

Incêndio

Veículo com galões de gasolina no porta-malas pega fogo em Nova Mutum

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Mutum – MT foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio a veículo na tarde dessa quarta-feira (25).

26 de Março de 2020 as 13h26

Estado Grave

Soldado da PM com leucemia é internado em estado grave em Cuiabá e precisa de doação de plaquetas

O soldado da Polícia Militar Dirceu Batista Gomes, de Tangara da Serra, a 242 km de Cuiabá, diagnosticado com leucemia, foi internado em um hospital particular da capital com insuficiência respiratória e precisa de doação de plaquetas.

26 de Março de 2020 as 13h20

Coronavírus

Ministro da Saúde contraria Bolsonaro: se esse vírus não gostasse de calor, Cuiabá estaria bem

Cuiabá segue no topo da lista de cidades com casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso, com 6 pacientes infectados até o momento

26 de Março de 2020 as 13h15

Comitê Econômico

Prefeito Binotti cria Comitê Econômico de Enfrentamento ao Coronavírus

O Decreto Municipal nº 4.686/2020 também inclui novos integrantes ao comitê já existente

26 de Março de 2020 as 11h29

Curso Técnico

Inscrições para seleção do curso técnico em Desenvolvimento Infantil foram prorrogadas

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até 03 de abril, exclusivamente pela internet

26 de Março de 2020 as 11h25

Apoio

Prefeitura distribuirá dois mil kits de alimentação escolar para beneficiários do Bolsa Família

Medida visa garantir a segurança alimentar e atingirá estudantes das redes pública e privada

25 de Março de 2020 as 21h00

Concurso Público

Confira o resultado preliminar das solicitações de isenção da inscrição do Concurso Público n° 01/2020

Os recursos contra o resultado preliminar deverão ser feitos nos dias 26 e 27 de março pela internet

25 de Março de 2020 as 20h54

Quadrilha

Rotam prende quadrilha por roubo a caminhoneiros em Mato Grosso

Na madrugada desta quarta–feira (25.03) policiais do Batalhão Rotam prenderam quatro homens por roubo a caminhoneiros na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande.

25 de Março de 2020 as 15h40

Facção

Ação conjunta prende sete membros de facção com drogas e armas em Alta Floresta

Sete integrantes de uma facção criminosa foram presos em flagrante com diverso pacotes de entorpecentes e também com armas de fogo

25 de Março de 2020 as 15h25

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO