Ocupantes da Praça dos Migrantes recebem orientações de órgãos municipais

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano.

09/03/2017 - 05:43:03

   

Uma equipe formada pela Primeira Dama Rafaela Frizzo, assistentes sociais, psicólogas e agentes de segurança estiveram na Praça dos Migrantes na manhã desta quarta-feira para um contato com as pessoas que passam o dia na praça. Foram encontrados apenas homens no local, cada um com sua história.

O grupo dormia protegido pela estrutura de madeira usada para a diversão de crianças e adolescentes, até mesmo com redes instaladas. Alguns deles reagiam com certa hostilidade em um primeiro momento, não permitindo imagens ou fotografias. Outros se dispunham a conversar com integrantes da equipe e a imprensa que acompanhou o trabalho feito.

Aos poucos eles foram chamados para ocupar uma tenda instalada na praça, onde os servidores municipais faziam um cadastro com cada um dos homens, uma entrevista social para descobrir a origem de cada um. Em dado momento, um dos homens retirou uma garrafa de aguardente de dentro da sua mochila e vários deles faziam o uso do produto ali mesmo, direto da garrafa.

Um dos homens, de 27 anos de idade, afirmou ter vindo da cidade de Sorriso há poucos dias, e teria perdido seus documentos. Ele apresentou um Boletim de Ocorrência que relatava o fato. Emocionado, ele afirmou que quer trabalhar, mas precisa de novos documentos para apresentar a um futuro patrão.

Enquanto a primeira dama conversava com um grupo que aguardava para ser atendido, um dos homens reclamou que outras vezes fora prometido a eles documentos pessoais, mas nada foi cumprido, e eles permaneceram no local. na praça, uma cozinha foi improvisada para atender às necessidades dos ocupantes.

O Tenente Gabriel Pazim, da Polícia Militar, acompanhou o trabalho para garantir a integridade da equipe. “Na verdade isso aqui é um problema social, não é um problema de Polícia, que no final das contas acaba refletindo na segurança pública. Estamos apoiando os órgãos do município para tentar remediar esse problema que não foi tratado no começo. Acabou virando uma bola de neve e vai se agravando com o tempo e a gente vai tentando resolver”, disse o Militar.

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano. A casa é de acolhida provisória, ou seja, cada pessoa pode ficar um determinado tempo. Em alguns dos casos, os homens acabam arranjando emprego e dão seqüencia na vida. Em outros casos, os homens passam algumas horas pela casa e depois de tomar banho e se alimentar, retornam à praça.

A Polícia Militar tem efetuado rondas pelo local, e quando algo ilícito é encontrado, as medidas cabíveis são tomadas. “Mas não é crime ficar na praça, a praça é pública, e o ato de pedir, que muita gente se sente incomodada por isso, não tem nenhum crime em cima disso. Agora, a ameaça que pode advir desse ato, sim. Aqueles que se sentirem ameaçados, e forem de fato ameaçados, tem que acionar a Polícia Militar pra fazer a abordagem”, afirmou o Tenente.

A ocupação irregular na Praça dos Migrantes começou há pelo menos 8 anos. Nesse tempo foram relatadas abordagens a pessoas que saem das agências bancárias que estão instaladas no local, o que incomoda e constrange. Fatos como “ajudar” motoristas a estacionarem os carros e depois pedir dinheiro também são comuns no local, e agora com a implantação de um estacionamento no espaço interno da praça, motoristas afirmam que os moradores exigem dinheiro para “cuidar” dos veículos. Em caso de negativa, o condutor corre o risco de ter o carro danificado.

Depois de entrevistados, os ocupantes são orientados a deixar a praça por não haver ali condições dignas de permanência. Entre as sugestões, estão ir ao lar Bom Samaritano, e dali buscar um recomeço.

MT Agora - Leia Lucas

Mais Noticias

Geração de Empregos

Lucas termina mês com saldo positivo na geração de empregos

União Faz a Vida

Professores participam de palestra do Programa A União Faz a Vida

Terrenos

Prazo para entrega de propostas para compra de terrenos termina na próxima segunda

Programa Cuidar

Jaime Seiti Fujii recebe o Programa Cuidar no sábado (19)

18/08/2017 -

Transporte coletivo terá novas rotas e ônibus em Lucas do Rio Verde

Serão disponibilizados 34 novos locais em diversos bairros da cidade

16/08/2017 -

Cerca de 300 famílias de Lucas do Rio Verde serão atendidas pelos programas Pró-família e Criança Feliz

Os programas têm caráter intersetorial e buscam promover o desenvolvimento integral das famílias e das crianças

15/08/2017 -

Semana da Família é marcada por atividades com a comunidade escolar

Entre as ações estão atividades físicas e de integração com as famílias e projetos locais

15/08/2017 -

Torneio início do Campeonato Municipal de Futebol Amador foi realizado no domingo (13)

O campeonato é separado em Divisão A e Divisão B e está na 8ª edição

15/08/2017 -

Atividades do segundo semestre das oficinas culturais são retomadas

O objetivo é ofertar atividades para as crianças no contraturno escolar

15/08/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde moderniza refeitórios das unidades escolares

As escolas municipais Érico Veríssimo e Eça de Queirós e as creches Irmãs Carmelitas de Vedruna e Anjo da Guarda já receberam o novo mobiliário

15/08/2017 -

Fórum debate novas tecnologias para tratamento de resíduos

Entre os projetos está um complexo industrial onde os resíduos podem ser transformados em energia

15/08/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com licitações em andamento

As licitações envolvem contratação de diversos serviços e aquisição de produtos

11/08/2017 -

Temer visita Lucas do Rio Verde e diz que município é exemplo do “Brasil que tem jeito”

Esta é a primeira vez que o presidente Temer visita Mato Grosso no exercício do seu mandato

11/08/2017 -

Taques e Binotti cobram de presidente idealização das ferrovias

Binotti citou os altos custos dos fretes, o que segundo ele, faz a região perder no mercado concorrente devido ao alto custo do transporte dos grãos.

11/08/2017 -

“O Brasil tem jeito” diz Temer citando Lucas do Rio Verde como exemplo

Temer diz que está “animado” e com “a alma incendiada” convencido de que “o Brasil tem jeito“, citando o exemplo de Lucas do Rio Verde.

11/08/2017 -

Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido durante reunião pública

Participaram do encontro representantes da Funasa, UFMT, profissionais da área e a sociedade civil organizada

11/08/2017 -

Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas terá início no dia 15

A abertura da semana será na terça-feira, dia 15, às 19h, na Câmara de Vereadores

11/08/2017 -

Prefeitura promove reunião sobre serviços funerários

O objetivo principal da reunião foi propiciar um espaço que permitisse ampliar e fortalecer, entre todos os envolvidos, o diálogo

11/08/2017 -

Curso visa capacitar servidores para melhorar a captação de recursos públicos

O treinamento vai capacitar técnicos a identificarem programas disponíveis para captação de recursos, entre outros serviços

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora