Ocupantes da Praça dos Migrantes recebem orientações de órgãos municipais

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano.

09/03/2017 - 05:43:03

   

Uma equipe formada pela Primeira Dama Rafaela Frizzo, assistentes sociais, psicólogas e agentes de segurança estiveram na Praça dos Migrantes na manhã desta quarta-feira para um contato com as pessoas que passam o dia na praça. Foram encontrados apenas homens no local, cada um com sua história.

O grupo dormia protegido pela estrutura de madeira usada para a diversão de crianças e adolescentes, até mesmo com redes instaladas. Alguns deles reagiam com certa hostilidade em um primeiro momento, não permitindo imagens ou fotografias. Outros se dispunham a conversar com integrantes da equipe e a imprensa que acompanhou o trabalho feito.

Aos poucos eles foram chamados para ocupar uma tenda instalada na praça, onde os servidores municipais faziam um cadastro com cada um dos homens, uma entrevista social para descobrir a origem de cada um. Em dado momento, um dos homens retirou uma garrafa de aguardente de dentro da sua mochila e vários deles faziam o uso do produto ali mesmo, direto da garrafa.

Um dos homens, de 27 anos de idade, afirmou ter vindo da cidade de Sorriso há poucos dias, e teria perdido seus documentos. Ele apresentou um Boletim de Ocorrência que relatava o fato. Emocionado, ele afirmou que quer trabalhar, mas precisa de novos documentos para apresentar a um futuro patrão.

Enquanto a primeira dama conversava com um grupo que aguardava para ser atendido, um dos homens reclamou que outras vezes fora prometido a eles documentos pessoais, mas nada foi cumprido, e eles permaneceram no local. na praça, uma cozinha foi improvisada para atender às necessidades dos ocupantes.

O Tenente Gabriel Pazim, da Polícia Militar, acompanhou o trabalho para garantir a integridade da equipe. “Na verdade isso aqui é um problema social, não é um problema de Polícia, que no final das contas acaba refletindo na segurança pública. Estamos apoiando os órgãos do município para tentar remediar esse problema que não foi tratado no começo. Acabou virando uma bola de neve e vai se agravando com o tempo e a gente vai tentando resolver”, disse o Militar.

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano. A casa é de acolhida provisória, ou seja, cada pessoa pode ficar um determinado tempo. Em alguns dos casos, os homens acabam arranjando emprego e dão seqüencia na vida. Em outros casos, os homens passam algumas horas pela casa e depois de tomar banho e se alimentar, retornam à praça.

A Polícia Militar tem efetuado rondas pelo local, e quando algo ilícito é encontrado, as medidas cabíveis são tomadas. “Mas não é crime ficar na praça, a praça é pública, e o ato de pedir, que muita gente se sente incomodada por isso, não tem nenhum crime em cima disso. Agora, a ameaça que pode advir desse ato, sim. Aqueles que se sentirem ameaçados, e forem de fato ameaçados, tem que acionar a Polícia Militar pra fazer a abordagem”, afirmou o Tenente.

A ocupação irregular na Praça dos Migrantes começou há pelo menos 8 anos. Nesse tempo foram relatadas abordagens a pessoas que saem das agências bancárias que estão instaladas no local, o que incomoda e constrange. Fatos como “ajudar” motoristas a estacionarem os carros e depois pedir dinheiro também são comuns no local, e agora com a implantação de um estacionamento no espaço interno da praça, motoristas afirmam que os moradores exigem dinheiro para “cuidar” dos veículos. Em caso de negativa, o condutor corre o risco de ter o carro danificado.

Depois de entrevistados, os ocupantes são orientados a deixar a praça por não haver ali condições dignas de permanência. Entre as sugestões, estão ir ao lar Bom Samaritano, e dali buscar um recomeço.

MT Agora - Leia Lucas

Mais Noticias

Troca de Secretário

Prefeito anuncia novo secretário de Infraestrutura e Obras

Campanha do Agasalho

Campanha do Agasalho é lançada em Lucas do Rio Verde

Doação

Escola São Cristóvão doa material de limpeza para Hospital Regional de Sorriso

Limpeza de Terreno

Limpeza dos terrenos baldios do município foi intensificada no final de semana

26/06/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega nova sede da Guarda Municipal

A nova estrutura tem como objetivo dar maior conforto para o trabalho dos guardas municipais e melhorar o atendimento à população

26/06/2017 -

Moradores do bairro Rio Verde participaram do Programa Cuidar no sábado (24)

O bairro Rio Verde recebeu diversos serviços com a segunda edição do Programa Cuidar

26/06/2017 -

Após resultado negativo, Lucas do Rio Verde volta a ter mais contratação de funcionários

Nos cinco primeiros meses do ano, foram geradas de 900 novas vagas formais em Lucas, saldo de 5.907 contratações e 5.007 demissões.

23/06/2017 -

Representantes de instituições debatem situação de moradores de rua

Ações estão sendo desenvolvidas há meses, porém o número de pessoas tem aumentado

23/06/2017 -

Servidoras da prefeitura participam de curso sobre captação de recursos federais

O intuito é qualificar o corpo técnico do município quanto à execução de convênios

23/06/2017 -

Atletas luverdenses participarão da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Natação

Participarão de Lucas do Rio Verde 110 atletas nas categorias A e B

23/06/2017 -

Prefeituras de Lucas e Cláudia trocam experiências sobre legislações relacionadas a inspeção

Mais conhecimento resulta em melhorias para agricultores familiares

23/06/2017 -

Encarregado de transportadora de Lucas do Rio Verde é suspeito de desviar R$ 50 mil em soja

Gerente denunciou funcionário por desvio de carga de grão

23/06/2017 -

Caminhão com carga de madeira tomba próximo a ponte do Rio Verde

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e da Rota do Oeste foram para o local do acidente organizar o trânsito e realizar a retirada do veículo.

23/06/2017 -

Trabalhador morre após receber descarga elétrica em Lucas do Rio Verde

O trabalhador estava prestando serviço para uma empresa de provedores de internet de fibra ótica, quando por motivos ainda desconhecidos recebeu a descarga elétrica.

22/06/2017 -

Prefeitura abre concorrência pública para venda de terrenos

Os lotes medem entre 624 m² e 714 m²

22/06/2017 -

Projeto Horta na Escola colhe primeiras verduras com alunos da Menino Deus

O projeto segue em todas as escolas municipais e conta com o apoio da prefeitura

22/06/2017 -

Bairro Rio Verde receberá Programa Cuidar no próximo sábado (24)

O evento acontecerá na praça e ginásio do bairro, a partir das 14h

22/06/2017 -

Bairro Tessele Junior será contemplado com ciclovia

O projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município

21/06/2017 -

Edificações da área central são demolidas para futuras comercializações

Aproximadamente 30 terrenos serão comercializados pelo poder público na área central de Lucas

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora