Ocupantes da Praça dos Migrantes recebem orientações de órgãos municipais

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano.

09/03/2017 - 05:43:03

   

Uma equipe formada pela Primeira Dama Rafaela Frizzo, assistentes sociais, psicólogas e agentes de segurança estiveram na Praça dos Migrantes na manhã desta quarta-feira para um contato com as pessoas que passam o dia na praça. Foram encontrados apenas homens no local, cada um com sua história.

O grupo dormia protegido pela estrutura de madeira usada para a diversão de crianças e adolescentes, até mesmo com redes instaladas. Alguns deles reagiam com certa hostilidade em um primeiro momento, não permitindo imagens ou fotografias. Outros se dispunham a conversar com integrantes da equipe e a imprensa que acompanhou o trabalho feito.

Aos poucos eles foram chamados para ocupar uma tenda instalada na praça, onde os servidores municipais faziam um cadastro com cada um dos homens, uma entrevista social para descobrir a origem de cada um. Em dado momento, um dos homens retirou uma garrafa de aguardente de dentro da sua mochila e vários deles faziam o uso do produto ali mesmo, direto da garrafa.

Um dos homens, de 27 anos de idade, afirmou ter vindo da cidade de Sorriso há poucos dias, e teria perdido seus documentos. Ele apresentou um Boletim de Ocorrência que relatava o fato. Emocionado, ele afirmou que quer trabalhar, mas precisa de novos documentos para apresentar a um futuro patrão.

Enquanto a primeira dama conversava com um grupo que aguardava para ser atendido, um dos homens reclamou que outras vezes fora prometido a eles documentos pessoais, mas nada foi cumprido, e eles permaneceram no local. na praça, uma cozinha foi improvisada para atender às necessidades dos ocupantes.

O Tenente Gabriel Pazim, da Polícia Militar, acompanhou o trabalho para garantir a integridade da equipe. “Na verdade isso aqui é um problema social, não é um problema de Polícia, que no final das contas acaba refletindo na segurança pública. Estamos apoiando os órgãos do município para tentar remediar esse problema que não foi tratado no começo. Acabou virando uma bola de neve e vai se agravando com o tempo e a gente vai tentando resolver”, disse o Militar.

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano. A casa é de acolhida provisória, ou seja, cada pessoa pode ficar um determinado tempo. Em alguns dos casos, os homens acabam arranjando emprego e dão seqüencia na vida. Em outros casos, os homens passam algumas horas pela casa e depois de tomar banho e se alimentar, retornam à praça.

A Polícia Militar tem efetuado rondas pelo local, e quando algo ilícito é encontrado, as medidas cabíveis são tomadas. “Mas não é crime ficar na praça, a praça é pública, e o ato de pedir, que muita gente se sente incomodada por isso, não tem nenhum crime em cima disso. Agora, a ameaça que pode advir desse ato, sim. Aqueles que se sentirem ameaçados, e forem de fato ameaçados, tem que acionar a Polícia Militar pra fazer a abordagem”, afirmou o Tenente.

A ocupação irregular na Praça dos Migrantes começou há pelo menos 8 anos. Nesse tempo foram relatadas abordagens a pessoas que saem das agências bancárias que estão instaladas no local, o que incomoda e constrange. Fatos como “ajudar” motoristas a estacionarem os carros e depois pedir dinheiro também são comuns no local, e agora com a implantação de um estacionamento no espaço interno da praça, motoristas afirmam que os moradores exigem dinheiro para “cuidar” dos veículos. Em caso de negativa, o condutor corre o risco de ter o carro danificado.

Depois de entrevistados, os ocupantes são orientados a deixar a praça por não haver ali condições dignas de permanência. Entre as sugestões, estão ir ao lar Bom Samaritano, e dali buscar um recomeço.

MT Agora - Leia Lucas

Mais Noticias

Concorrência Pública

Prefeitura de Lucas do Rio Verde leiloará 17 imóveis urbanos

Princípio De Incêncio

Avião tem princípio de incêndio em aeroporto de Sorriso

Educação

Grupo Mais Vida promove palestra sobre bullying nesta quinta-feira (20) em Lucas

Vestibular

Apesar da demora, reitora garante vestibular ainda esse ano da Unemat em Lucas do Rio verde

17/10/2017 -

O Sine de Lucas do Rio Verde está com diversas vagas de emprego

Os candidatos devem ir até o Paço Municipal munidos com os documentos pessoais

17/10/2017 -

Plano de Educação será discutido durante encontro nesta semana

Serão realizadas a II Conferência Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação e II Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação

17/10/2017 -

Comitiva de Lucas do Rio Verde vai à São Paulo conhecer novos projetos de educação

Na agenda estavam visitas e reuniões a instituições de ensino que implantaram novas tecnologias para melhorar a aprendizagem dos alunos

17/10/2017 -

Duas carretas se envolvem em colisão na BR-364 entre Cuiabá e Rosário

Com o impacto o primeiro veículo ficou sobre a rodovia e a outra carreta tombou no acostamento.

17/10/2017 -

Diretoria da Acrinorte anuncia que vai buscar novo formato para Exponop

Nós resistimos até este ano porque Sinop é polo regional e isso dava sustentação.

17/10/2017 -

Morre socorrista que ficou ferido em acidente em rodovia estadual em Sorriso

A confirmação do falecimento foi feita pela própria concessionária que administra a MT-242, que liga Sorriso a Ipiranga do Norte, onde ele trabalhava.

17/10/2017 -

Detran leiloa quase 200 veículos em Sinop e Sorriso

Será permitido examinar os lotes nos dias 19, 20, 23 de outubro, das 12h às 18h, nos pátios de Sinop, que leiloa 122 veículos e Sorriso, com 75 veículos

17/10/2017 -

Sorriso está entre os cinco municípios de Mato Grosso selecionados para pesquisa do Ministério do Turismo

A pesquisa tem como objetivo formar um cadastro de potenciais domicílios respondentes, além de servir para traçar um perfil do viajante brasileiro

16/10/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com edital aberto para Programa de Parceria

O programa tem o objetivo de credenciar empresas interessadas em fornecer descontos e benefícios aos servidores públicos.

16/10/2017 -

Serventuários da Justiça em Lucas do Rio Verde doa brinquedos para crianças

Bonecas, carrinhos e bolas foram comprados pela equipe do fórum e entregues às crianças de faixa etária de três anos

16/10/2017 -

Veículo capota em estrada na saída da cidade

O corpo de bombeiros foi acionado mas o condutor recusou atendimento.

15/10/2017 -

Universitários luverdenses realizam ação solidária em prol de crianças carentes

A ação foi organizada pelo universitários do 10° semestre do curso de Direito de uma faculdade de Lucas.

14/10/2017 -

CTG de Sorriso pronto para receber mais uma edição do FEMART /2017

O CTG de Sorriso coloca o município na rota dos grandes eventos tradicionalistas do estado de Mato Grosso e com favoritismo em algumas modalidades e categorias

13/10/2017 -

Em Lucas: Imprudência causa acidente na BR-163

O acidente envolveu um veículo Fiat Palio, da cidade de Nova Mutum-MT e uma Carreta Iveco, vermelha com placas de Lucas do Rio Verde.

13/10/2017 -

Vereador de Lucas cria polêmica ao postar foto de chicote no Dia das Crianças: ''puxadas bem dadas no lombo curam''

Vereador disse que é a favor da palmada e chinelada 'corretiva' na educação de crianças. Câmara de Vereadores declarou que repudia toda e qualquer tipo de violência.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora