Ocupantes da Praça dos Migrantes recebem orientações de órgãos municipais

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano.

09/03/2017 - 05:43:03

   

Uma equipe formada pela Primeira Dama Rafaela Frizzo, assistentes sociais, psicólogas e agentes de segurança estiveram na Praça dos Migrantes na manhã desta quarta-feira para um contato com as pessoas que passam o dia na praça. Foram encontrados apenas homens no local, cada um com sua história.

O grupo dormia protegido pela estrutura de madeira usada para a diversão de crianças e adolescentes, até mesmo com redes instaladas. Alguns deles reagiam com certa hostilidade em um primeiro momento, não permitindo imagens ou fotografias. Outros se dispunham a conversar com integrantes da equipe e a imprensa que acompanhou o trabalho feito.

Aos poucos eles foram chamados para ocupar uma tenda instalada na praça, onde os servidores municipais faziam um cadastro com cada um dos homens, uma entrevista social para descobrir a origem de cada um. Em dado momento, um dos homens retirou uma garrafa de aguardente de dentro da sua mochila e vários deles faziam o uso do produto ali mesmo, direto da garrafa.

Um dos homens, de 27 anos de idade, afirmou ter vindo da cidade de Sorriso há poucos dias, e teria perdido seus documentos. Ele apresentou um Boletim de Ocorrência que relatava o fato. Emocionado, ele afirmou que quer trabalhar, mas precisa de novos documentos para apresentar a um futuro patrão.

Enquanto a primeira dama conversava com um grupo que aguardava para ser atendido, um dos homens reclamou que outras vezes fora prometido a eles documentos pessoais, mas nada foi cumprido, e eles permaneceram no local. na praça, uma cozinha foi improvisada para atender às necessidades dos ocupantes.

O Tenente Gabriel Pazim, da Polícia Militar, acompanhou o trabalho para garantir a integridade da equipe. “Na verdade isso aqui é um problema social, não é um problema de Polícia, que no final das contas acaba refletindo na segurança pública. Estamos apoiando os órgãos do município para tentar remediar esse problema que não foi tratado no começo. Acabou virando uma bola de neve e vai se agravando com o tempo e a gente vai tentando resolver”, disse o Militar.

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano. A casa é de acolhida provisória, ou seja, cada pessoa pode ficar um determinado tempo. Em alguns dos casos, os homens acabam arranjando emprego e dão seqüencia na vida. Em outros casos, os homens passam algumas horas pela casa e depois de tomar banho e se alimentar, retornam à praça.

A Polícia Militar tem efetuado rondas pelo local, e quando algo ilícito é encontrado, as medidas cabíveis são tomadas. “Mas não é crime ficar na praça, a praça é pública, e o ato de pedir, que muita gente se sente incomodada por isso, não tem nenhum crime em cima disso. Agora, a ameaça que pode advir desse ato, sim. Aqueles que se sentirem ameaçados, e forem de fato ameaçados, tem que acionar a Polícia Militar pra fazer a abordagem”, afirmou o Tenente.

A ocupação irregular na Praça dos Migrantes começou há pelo menos 8 anos. Nesse tempo foram relatadas abordagens a pessoas que saem das agências bancárias que estão instaladas no local, o que incomoda e constrange. Fatos como “ajudar” motoristas a estacionarem os carros e depois pedir dinheiro também são comuns no local, e agora com a implantação de um estacionamento no espaço interno da praça, motoristas afirmam que os moradores exigem dinheiro para “cuidar” dos veículos. Em caso de negativa, o condutor corre o risco de ter o carro danificado.

Depois de entrevistados, os ocupantes são orientados a deixar a praça por não haver ali condições dignas de permanência. Entre as sugestões, estão ir ao lar Bom Samaritano, e dali buscar um recomeço.

MT Agora - Leia Lucas

Mais Noticias

Campanha

Lançada campanha Emplaca Lucas no município

Recesso

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entra em recesso a partir do dia 22

Mutirão

Mutirão de limpeza começou no Fujii

Acidente

Bombeiros de Lucas do Rio Verde socorrem vítimas envolvidas em acidente na BR-163

08/12/2017 -

Comissão avalia expansão do ensino superior em Lucas do Rio Verde

Em pauta também estava a implantação de cursos pela Unemat

08/12/2017 -

Motorista sai ileso após caminhão pegar fogo na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Ainda não se sabe o que provocou o início do incêndio. Uma pane elétrica não está descartada.

08/12/2017 -

Lucas: Prefeito volta de Brasília com novidades para saúde e saneamento

Em pauta na capital federal estavam a situação da UPA, esgoto, repasses de recursos e andamento de projetos já protocolados

08/12/2017 -

Nova escola estadual com 16 salas será construída em Lucas; investimentos de até R$ 8,4 milhões

O prédio terá 16 salas de aulas, para atendimento de cerca de 1,1 mil alunos.

08/12/2017 -

Processo Continuado abre nova chance para ingressar na Faculdade La Salle

Os candidatos vão concorrer as vagas remanescentes de processos anteriores.

08/12/2017 -

Ex-funcionários dos hospitais regionais de Sinop e Sorriso anunciam bloqueio na BR-163 por causa de salários atrasados

ntre as irregularidades apontadas na época estavam a má qualidade dos atendimentos prestado e o descumprimento de obrigações previstas no contrato

08/12/2017 -

Lucas: UAB está com vagas abertas para tutores presenciais

As inscrições devem ser feitas on-line do dia 08 a 12 de dezembro

08/12/2017 -

Lucas: Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros promoveu III Estação do Conhecimento

A exposição reuniu os projetos desenvolvidos durante o ano na unidade escolar

08/12/2017 -

Sorriso: motorista perde controle da direção e atinge dois veículos estacionados; condutor e passageiro ficam feridos

De acordo com testemunhas o condutor de um dos veículos perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central e atingiu a lateral de um dos carros e a frente do outro.

08/12/2017 -

Sorriso: impasse entre Prefeitura e empresa resulta em paralisação das obras de iluminação da BR-163

Parte do que já havia sido entregue está sem iluminação por falta de manutenção e segurança.

08/12/2017 -

Sorriso: Prefeitura faz reparos em unidade de saúde e estuda abertura de sala de atendimento médico no projeto Casulo

As visitas fazem parte de uma determinação do prefeito Ari Lafin, com objetivos de atender reivindicação da população atendida no local.

08/12/2017 -

Sorriso: Reunião discute início das atividades do Ciopaer e implantação de novas rotas no Aeroporto Adolino Bedin

A base do Centro está sendo construída por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso.

08/12/2017 -

Sorriso registra redução no número de acidentes nos últimos três meses

Em novembro, Sorriso registrou 112 acidentes de trânsito.

08/12/2017 -

Área verde de Sorriso recebe mais de mil árvores nativas e frutíferas

Foram plantadas mudas de cedro, cedro-rosa, jatobá, jacarandá, ipê branco, ipê rosa, cajueiro, mangueira e cupuaçuzeiro.

08/12/2017 -

Neste ano, o Projeto Bombeiros do Futuro transformou a rotina de quase 200 crianças em Sorriso

Ao todo 188 jovens sorrisenses de 8 a 12 anos tiveram a oportunidade de concluir o curso em 2017

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora