Ocupantes da Praça dos Migrantes recebem orientações de órgãos municipais

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano.

09/03/2017 - 05:43:03

   

Uma equipe formada pela Primeira Dama Rafaela Frizzo, assistentes sociais, psicólogas e agentes de segurança estiveram na Praça dos Migrantes na manhã desta quarta-feira para um contato com as pessoas que passam o dia na praça. Foram encontrados apenas homens no local, cada um com sua história.

O grupo dormia protegido pela estrutura de madeira usada para a diversão de crianças e adolescentes, até mesmo com redes instaladas. Alguns deles reagiam com certa hostilidade em um primeiro momento, não permitindo imagens ou fotografias. Outros se dispunham a conversar com integrantes da equipe e a imprensa que acompanhou o trabalho feito.

Aos poucos eles foram chamados para ocupar uma tenda instalada na praça, onde os servidores municipais faziam um cadastro com cada um dos homens, uma entrevista social para descobrir a origem de cada um. Em dado momento, um dos homens retirou uma garrafa de aguardente de dentro da sua mochila e vários deles faziam o uso do produto ali mesmo, direto da garrafa.

Um dos homens, de 27 anos de idade, afirmou ter vindo da cidade de Sorriso há poucos dias, e teria perdido seus documentos. Ele apresentou um Boletim de Ocorrência que relatava o fato. Emocionado, ele afirmou que quer trabalhar, mas precisa de novos documentos para apresentar a um futuro patrão.

Enquanto a primeira dama conversava com um grupo que aguardava para ser atendido, um dos homens reclamou que outras vezes fora prometido a eles documentos pessoais, mas nada foi cumprido, e eles permaneceram no local. na praça, uma cozinha foi improvisada para atender às necessidades dos ocupantes.

O Tenente Gabriel Pazim, da Polícia Militar, acompanhou o trabalho para garantir a integridade da equipe. “Na verdade isso aqui é um problema social, não é um problema de Polícia, que no final das contas acaba refletindo na segurança pública. Estamos apoiando os órgãos do município para tentar remediar esse problema que não foi tratado no começo. Acabou virando uma bola de neve e vai se agravando com o tempo e a gente vai tentando resolver”, disse o Militar.

Uma das medidas adotadas foi encaminhar os homens à casa de apoio Bom Samaritano. A casa é de acolhida provisória, ou seja, cada pessoa pode ficar um determinado tempo. Em alguns dos casos, os homens acabam arranjando emprego e dão seqüencia na vida. Em outros casos, os homens passam algumas horas pela casa e depois de tomar banho e se alimentar, retornam à praça.

A Polícia Militar tem efetuado rondas pelo local, e quando algo ilícito é encontrado, as medidas cabíveis são tomadas. “Mas não é crime ficar na praça, a praça é pública, e o ato de pedir, que muita gente se sente incomodada por isso, não tem nenhum crime em cima disso. Agora, a ameaça que pode advir desse ato, sim. Aqueles que se sentirem ameaçados, e forem de fato ameaçados, tem que acionar a Polícia Militar pra fazer a abordagem”, afirmou o Tenente.

A ocupação irregular na Praça dos Migrantes começou há pelo menos 8 anos. Nesse tempo foram relatadas abordagens a pessoas que saem das agências bancárias que estão instaladas no local, o que incomoda e constrange. Fatos como “ajudar” motoristas a estacionarem os carros e depois pedir dinheiro também são comuns no local, e agora com a implantação de um estacionamento no espaço interno da praça, motoristas afirmam que os moradores exigem dinheiro para “cuidar” dos veículos. Em caso de negativa, o condutor corre o risco de ter o carro danificado.

Depois de entrevistados, os ocupantes são orientados a deixar a praça por não haver ali condições dignas de permanência. Entre as sugestões, estão ir ao lar Bom Samaritano, e dali buscar um recomeço.

MT Agora - Leia Lucas

Mais Noticias

IPTU 2017

Prazo para emissão de guias online do IPTU foi prorrogado até 16 de abril em Sorriso

Promessa

Ex-detento peregrina por pelo menos 200km com cruz nas costas e deve chegar a Cuiabá amanhã

Fim da Greve

Acaba paralisação de médicos em Lucas do Rio Verde

Greve

Prefeitura intermedia negociação entre médicos e Fundação Luverdense de Saúde

22/03/2017 -

Sicredi Ouro Verde lança programa para incentivar recuperação de nascentes

Por meio da iniciativa, a cooperativa fortalece a sua atuação junto à comunidade, apoiando a sustentabilidade.

22/03/2017 -

Município trabalha por solução do impasse entre médicos e Hospital São Lucas

O município assumiu uma postura de conciliador, em uma tentativa de encontrar uma solução para a situação do Hospital.

22/03/2017 -

Médicos comunicam suspensão do atendimento no Hospital São Lucas

Profissionais da saúde aderem a paralisação a partir desta quarta-feira (22). Com salários atrasados desde dezembro de 2016, o setor atribui a responsabilidade aos problemas administrativos da instituição.

21/03/2017 -

Lucas do Rio Verde tem 2º mês seguido com mais contratações de funcionários

Somente este ano, as empresas e indústrias em Lucas abriram 938 empregos a mais, saldo de 2.770 admissões e 1.840 rescisões.

20/03/2017 -

Prefeitura abre novas licitações nos próximos dias

As licitações envolvem contratação de diversos serviços e aquisição de produtos

20/03/2017 -

Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 -

Comandante do Corpo de Bombeiros faz vistoria no Estádio Passo das Emas

A visitação aconteceu na sexta-feira em conjunto com a reunião de implantação do Ciosp

20/03/2017 -

Ciosp será implantado em Lucas do Rio Verde

O Centro integrado tem por objetivo geral centralizar e gerenciar as informações do atendimento emergencial

20/03/2017 -

Prefeitura promove palestra para condutores notificados durante blitz

A proposta da palestra foi conscientizar os condutores sobre as normas de trânsito

16/03/2017 -

Autoridades de Sorriso visitam e conhecem in loco projeto do CDP de Lucas do Rio Verde

O prefeito Binotti e o secretário Alexandre foram elogiados pelas ações que desenvolvem junto a sociedade

16/03/2017 -

Comissão de avaliação dos moradores de rua promove reunião de acompanhamento

Foi determinado que as abordagens sociais serão realizadas três vezes por semana

16/03/2017 -

Márcio Albieri é empossado como novo secretário de Meio Ambiente

O anúncio foi feito durante reunião com prefeito e equipe da pasta

16/03/2017 -

Médicos da rede municipal recebem orientações com especialista em otorrinolaringologia

Também foi criado um protocolo de atendimento para que os médicos encaminhem ao otorrino, somente os pacientes que realmente precisam daquela especialidade

16/03/2017 -

Prefeitura fará contrato com teto de R$ 12 milhões para organização executar atividades na Saúde

Entre os serviços de urgência e emergência a serem desenvolvidos estão consultas, procedimentos, exames complementares e de diagnóstico, exames laboratoriais, exames de diagnóstico eletivos, procedimentos cirúrgicos e outros

16/03/2017 -

Executivo e Legislativo se reúnem e entram em consenso sobre cobrança de IPTU em 2017

Prefeito, Secretários, Jurídico e 6 vereadores estavam presentes nesta reunião