Pacto das Águas elenca pontos que trarão benefícios a toda sociedade luverdense

Durante audiência pública, instituições envolvidas reuniram as reivindicações visando buscar solução para os impactos sociais causados pela BRF

19/03/2014 - 05:00:00

   

Foi realizada ontem (18), no auditório do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, a audiência pública para debater os efeitos sociais da vinda da BRF ao município. Participaram do evento o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), desembargador Edson Bueno, a promotora de justiça, Fernanda Pawelec Vieira, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, juiz Ivan Tessaro, o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai, o presidente da OAB Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi, o comandante da Polícia Militar, Major Fabio Mota, o presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon, trabalhadores da BRF, representantes de entidades e lideranças municipais. Por parte da BRF estiveram presentes o assessor da presidência, José Roberto Rodrigues, o gerente da unidade Lucas do Rio Verde, Lauro Tabachuk, e uma equipe de gestão.

Durante a audiência foram levantadas as principais demandas que afligem os moradores, não apenas do bairro Téssele Junior, mas de toda sociedade luverdense. Com a vinda da BRF para o município, em 2005, o desenvolvimento local teve um salto, mas também começaram a ser registrados impactos sociais negativos, que têm seus reflexos no alto índice de criminalidade e aumento das demandas de todas as áreas, principalmente saúde e educação.

Os apontamentos registrados no encontro vão desde a ausência de critérios para recrutamento de pessoal e de gerência de recursos humanos, permanência na cidade de ex-colaboradores da empresa, bem como a repatriação dos trabalhadores, repasse das casas, questões administrativas, aumento no número de processos trabalhistas, entre outros. “Obtivemos um resultado satisfatório nesta audiência, pois abrimos um canal de comunicação entre as partes e um diálogo com a sociedade. Agora, vem uma segunda etapa que é análise das proposições e a busca por soluções”, pontuou o desembargador Edson Bueno.

O prefeito Otaviano Pivetta sugeriu a elaboração de um cronograma de ações para que sejam realizadas as melhorias. Neste documento constarão as demandas registradas na audiência, os responsáveis por suas respectivas soluções e prazos para realização. "Vamos estabelecer quem faz, o que e quando será feito para que o processo seja agilizado. O poder público está pronto para auxiliar no que for preciso e eu espero que ainda no meu mandato a BRF possa se tornar a melhor unidade do Brasil com um povo alegre e satisfeito”, destacou Otaviano.

O compromisso firmado na audiência, denominado Pacto das Águas, em menção ao mês de março, é um instrumento coletivo que promoverá uma reunião até o final de abril, onde serão apresentadas as demandas e suas possíveis soluções.

Trabalhadores da BRF participaram ativamente do encontro, relatando experiências próprias dentro e fora da empresa. De acordo com as manifestações, esta foi a primeira oportunidade dos colaboradores serem ouvidos pela direção nacional da companhia. “Nós viemos entender os anseios da comunidade. Ao todo, são mais de 100 mil colaboradores no Brasil e os trabalhadores são o que a companhia tem de melhor. Nós não estávamos surdos, talvez só não estivéssemos tão próximos quanto deveríamos. Mas podem ter certeza que as reivindicações serão levadas à presidência e posso garantir que algumas das demandas levantadas aqui hoje podem ser atendidas imediatamente”, salientou o assessor da presidência da BRF, José Roberto Rodrigues.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Acidente

Sorriso: Condutor de caminhonete perde controle da direção e arranca radar eletrônico

Confraternização

Realizada a 18ª Festa do Gari de Sorriso

Natal

Lucas: Natal Cidade Viva terá programação em 4 praças e chegada do Papai Noel

Concurso De Decoração Natalina

Lucas: Inscrições para concurso de decoração natalina começaram sexta

19/11/2017 -

Lucas: Creche Municipal Menino Jesus promove encerramento de projeto sobre preservação

As atividades de encerramento acontecem nos dias 14 e 15 e envolveram alunos e familiares

19/11/2017 -

Lucas: Construtores do Futuro forma turma: 58 integrantes são promovidos

A solenidade, prestigiada pelo vice-prefeito Silvio Fávero, vereador Fernando Pael, juiz de Direito, Casio Furim, e representes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, aconteceu no ginásio da Escola Municipal Menino Deus.

19/11/2017 -

3ª Caminhada ''Passos que Salvam'' acontece no dia 26 de novembro em Lucas

O evento que é realizado simultaneamente em várias cidades brasileiras, está marcado para acontecer no dia 26 de novembro (domingo), sendo idealizado em prol do hospital de câncer de Barretos-SP.

19/11/2017 -

Carreta e carro se envolvem em colisão na BR-163 em Sorriso

Com impacto o carro rodou na pista e foi parar atravessado sob a faixa de domínio, entre as duas pistas.

19/11/2017 -

Começa semana que vem em Sorriso 5ª jornada científica do IFMT

Na programação também haverá a mostra de inovação de alimentos do IFMT Campus Sorriso e o painel temático ''Maria Carolina de Jesus, um retrato de nós'', informa a assessoria.

16/11/2017 -

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

O condutor perdeu o controle do veiculo Fiat Uno, que pertence ao poder público, e colidiu frontalmente contra uma árvore.

16/11/2017 -

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16), na prefeitura.

16/11/2017 -

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

O concurso de ornamentação foi aprovado pela câmara e sancionado, esta semana, pelo prefeito Luiz Binotti. Serão duas categorias: residencial e empresarial.

16/11/2017 -

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

Os locais das provas foram separados de acordo com os cargos

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

16/11/2017 -

Sorriso: Dinheiro do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo.

16/11/2017 -

Sorriso: Equipes reúnem-se para planejar calendário de coleta de entulhos para o próximo ano

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembr

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora