Posse Conselheiros Tutulares

Prefeito Binotti e CMDCA empossam conselheiros tutelares de Lucas do Rio Verde

Órgão tem obrigação legal de proteger e assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
10 de Janeiro de 2020 as 17h 52min

Os representantes do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde eleitos em outubro do ano passado para um mandato de quatro anos tomaram posse na manhã desta quinta-feira, 10, no Paço Municipal, durante a cerimônia promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A composição do órgão colegiado terá Regiane Chaves Carrijo, Marcela Xavier de Carvalho Chaves, Simone Maria da Silva, Kézia Kassia Carvalho da Silva Macedo e Everton Topanotti como conselheiros titulares e Josenildo Severino de Lima e Klênia Muniz ocuparão a suplência.

Para o prefeito Luiz Binotti, o Estado tem a obrigação de cuidar bem das crianças e dos adolescentes e o Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental como órgão de proteção e de garantia dos seus direitos. “Estes conselheiros tutelares têm todo o respaldo das urnas para serem empossados e exercerem a função de representantes legais incumbidos de amparar e assegurar os direitos das nossas crianças e adolescentes onde houver desequilíbrio, desajuste ou abuso cometido por familiares”, observa.   

“A gente vem trabalhando desde março de 2019 neste processo e hoje é um dia gratificante porque tivemos aqui a posse de cinco conselheiros titulares e de dois suplentes para o cumprimento de um mandato de quatro anos”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lídia Mara Gonçalves Moreira, que destacou a exigência de curso superior dos candidatos como uma das alterações significativas no processo de escolha definido conjuntamente com a Câmara de Vereadores.    

Única conselheira reeleita, Marcela Xavier de Carvalho Chaves acredita que poderá contribuir bastante com sua experiência para ajudar os novos componentes e para que que o órgão cumpra sua função legal, principalmente em relação aos casos de abandono e de abuso, os mais corriqueiros no dia a dia do trabalho. “Nosso maior desafio são as vidas diferentes, são históricos de vida diferentes, culturas diferentes. Tudo é novo, tudo muda. Por mais que você pegue um caso parecido, nada é igual. Cada vida e cada história é diferente”, define.

Recém-chegado a Lucas do Rio Verde, o promotor de Justiça Daniel Carvalho Mariano salientou que o trabalho do Ministério Público tem sido de muita parceria com os conselhos tutelares. “É um trabalho no dia a dia, visto que o Conselho Tutelar é um órgão essencial. Em qualquer situação de emergência, é feito contato imediato e em eventuais ações nós dependemos imediatamente do conselho tutelar, que são os olhos e ouvidos do Ministério Público, bem como de toda a sociedade, onde há violação dos direitos da criança e do adolescente”, ressalta.

Além de uma prova inicial e da participação no Processo de Escolha em Data Unificada realizado em todo país no dia 06 de outubro, posteriormente os candidatos passaram por um curso de formação com carga de 80 horas e mais uma prova para definir a composição final do Conselho. Como no município os cinco candidatos mais votados conseguiram passar na prova e três dos cinco suplentes eleitos foram reprovados, será necessário um novo processo para eleger seus substitutos.  


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Artigo

Coragem, transparência e trabalho para superar desafios e colher resultados

Prefeito Luiz Binotti destaca a força da superação para manter o crescimento de Lucas do Rio Verde e melhorar a qualidade de vida da população.

14 de Agosto de 2020 as 21h58

Coronavírus

Combate à Covid-19: profissionais que atuam na linha de frente recebem treinamento

Ouvir as experiências e expectativas de profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ao mesmo tempo em que detalham um pouco da cultura organizacional da Prefeitura Municipal de Sorriso.

14 de Agosto de 2020 as 14h38

Esmolas

Dar esmolas não é o indicado para ajudar pessoas em situação de rua

Encaminhar para atendimento especializado no CREAS é a melhor forma de auxiliar

14 de Agosto de 2020 as 14h34

Coronavírus

Sorriso é o único município de MT com risco alto de contaminação de Covid-19; Lucas está com risco moderado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (13.08) o Boletim Informativo n°158 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

14 de Agosto de 2020 as 14h30

Tatu

Tatu é espancado e jogado vivo em contêiner no Bairro Alvorada em Lucas do Rio Verde

Uma moradora do bairro Alvorada encontrou nesta quinta-feira (13) um tatu dentro de sacolas abandonado num contêiner na Rua Palmeira das Missões.

14 de Agosto de 2020 as 14h27

Coronavírus

Professora aposentada morre vítima do coronavírus em Mato Grosso

Alvair de Jesus tinha 59 anos. Ela trabalhou na Escola Estadual “Sebastião Patrício’’ e “João Ribeiro Vilela” no município de Primavera do Leste.

14 de Agosto de 2020 as 14h11

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma mais dois óbitos por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

14 de Agosto de 2020 as 10h20

Processo Licitatório

Prefeitura de Sorriso divulga os processos licitatórios previstos para o mês de agosto

Já estão disponíveis no Portal Transparência todas as informações acerca das licitações previstas para o mês de agosto.

14 de Agosto de 2020 as 10h17

Flagrante

Homem é flagrado ateando fogo às margens do rio Coxipó e acaba preso

As chamas se alastraram para cerca de 30 metros e ele mesmo apagou com a água do rio por ordem dos brigadistas

14 de Agosto de 2020 as 09h39

Coronavírus

Cuiabá registrou 8 óbitos nas últimas 24 horas

Cuiabá chega a um total de 660 óbitos por COVID-19

14 de Agosto de 2020 as 09h35

Emprego

157 vagas de emprego em Lucas do Rio Verde/MT; confira

Nesta sexta-feira (14), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Lucas do Rio Verde está com 157 vagas de emprego abertas para diversas áreas de atuação.

14 de Agosto de 2020 as 09h26

Estupro

Menina de 10 anos escreve texto para contar à mãe que padrasto a estupra há 4 anos em Sorriso

Um homem de 35 anos foi preso na noite dessa quarta-feira (12), em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), acusado de estuprar sua enteada de 10 anos.

14 de Agosto de 2020 as 09h20

Coma Alcoólico

Jovem com esquizofrenia morre por coma alcoólico após ser desafiado a ingerir bebida para receber ajuda de R$ 1 em Cuiabá

Um jovem de 27 anos morreu, na última terça-feira (11), por coma alcoólico, após um grupo de pessoas desafiarem o rapaz a ingerir garrafas de pinga em troca de ajuda com dinheiro.

14 de Agosto de 2020 as 09h17

Coronavírus

Presidente da Câmara de Cuiabá descobre que teve Covid-19 sem qualquer sintoma

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), testou positivo para a presença de anticorpos contra a Covid-19.

14 de Agosto de 2020 as 09h12

Acidente Fatal

Colisão entre carretas e carro de passeio deixa um morto e outros três feridos na BR-163

Uma das possíveis causas para o acontecimento do acidente seria uma ultrapassagem em local proibido

14 de Agosto de 2020 as 07h33

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO