Posse Conselheiros Tutulares

Prefeito Binotti e CMDCA empossam conselheiros tutelares de Lucas do Rio Verde

Órgão tem obrigação legal de proteger e assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
10 de Janeiro de 2020 as 17h 52min

Os representantes do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde eleitos em outubro do ano passado para um mandato de quatro anos tomaram posse na manhã desta quinta-feira, 10, no Paço Municipal, durante a cerimônia promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A composição do órgão colegiado terá Regiane Chaves Carrijo, Marcela Xavier de Carvalho Chaves, Simone Maria da Silva, Kézia Kassia Carvalho da Silva Macedo e Everton Topanotti como conselheiros titulares e Josenildo Severino de Lima e Klênia Muniz ocuparão a suplência.

Para o prefeito Luiz Binotti, o Estado tem a obrigação de cuidar bem das crianças e dos adolescentes e o Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental como órgão de proteção e de garantia dos seus direitos. “Estes conselheiros tutelares têm todo o respaldo das urnas para serem empossados e exercerem a função de representantes legais incumbidos de amparar e assegurar os direitos das nossas crianças e adolescentes onde houver desequilíbrio, desajuste ou abuso cometido por familiares”, observa.   

“A gente vem trabalhando desde março de 2019 neste processo e hoje é um dia gratificante porque tivemos aqui a posse de cinco conselheiros titulares e de dois suplentes para o cumprimento de um mandato de quatro anos”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lídia Mara Gonçalves Moreira, que destacou a exigência de curso superior dos candidatos como uma das alterações significativas no processo de escolha definido conjuntamente com a Câmara de Vereadores.    

Única conselheira reeleita, Marcela Xavier de Carvalho Chaves acredita que poderá contribuir bastante com sua experiência para ajudar os novos componentes e para que que o órgão cumpra sua função legal, principalmente em relação aos casos de abandono e de abuso, os mais corriqueiros no dia a dia do trabalho. “Nosso maior desafio são as vidas diferentes, são históricos de vida diferentes, culturas diferentes. Tudo é novo, tudo muda. Por mais que você pegue um caso parecido, nada é igual. Cada vida e cada história é diferente”, define.

Recém-chegado a Lucas do Rio Verde, o promotor de Justiça Daniel Carvalho Mariano salientou que o trabalho do Ministério Público tem sido de muita parceria com os conselhos tutelares. “É um trabalho no dia a dia, visto que o Conselho Tutelar é um órgão essencial. Em qualquer situação de emergência, é feito contato imediato e em eventuais ações nós dependemos imediatamente do conselho tutelar, que são os olhos e ouvidos do Ministério Público, bem como de toda a sociedade, onde há violação dos direitos da criança e do adolescente”, ressalta.

Além de uma prova inicial e da participação no Processo de Escolha em Data Unificada realizado em todo país no dia 06 de outubro, posteriormente os candidatos passaram por um curso de formação com carga de 80 horas e mais uma prova para definir a composição final do Conselho. Como no município os cinco candidatos mais votados conseguiram passar na prova e três dos cinco suplentes eleitos foram reprovados, será necessário um novo processo para eleger seus substitutos.  


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Processo Licitatório

Prefeitura de Sorriso lança processo licitatório para a construção de uma Policlínica

A Prefeitura lançou o processo licitatório para a construção de uma Policlínica no Loteamento Industrial de Sorriso.

04 de Junho de 2020 as 15h44

Comunicado

COMUNICADO

Comunicado

04 de Junho de 2020 as 15h41

Coronavírus

Tapurah tem aumento nos casos de CORONAVÍRUS e reforça ações no enfrentamento

A Prefeitura Municipal de Tapurah publicou hoje, (04/06) o Decreto 054/2020 que determina novas ações para o enfrentamento ao novo coronavírus, devido ao grande aumento nos casos no município

04 de Junho de 2020 as 15h38

Feijoada Delivery

Paróquia da Rosa Mística realizará Feijoada Delivery para arrecadar recursos para a comunidade

No dia 14 de junho (domingo), a Paróquia da Igreja da Rosa Mística irá promover uma ação com o objetivo de levantar recursos, para a continuidade dos trabalhos na comunidade.

04 de Junho de 2020 as 15h27

Desentendimento

Vizinho chama a polícia por conta de barulho de galo que cantava no quintal

Nesta quarta-feira (03), a PM foi acionada para verificar uma situação de desentendimento entre vizinhos.

04 de Junho de 2020 as 15h24

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta quinta-feira (04)

A Concessionária Rota do Oeste informa que quinta-feira (04.06), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

04 de Junho de 2020 as 15h21

Processo Seletivo

Confira o local de prova e orientações do seletivo para professor e técnico na área de informática

A prova será aplicada neste domingo, dia 7 de junho, às 7h30

04 de Junho de 2020 as 15h18

Inscrições

Prêmio Educador Nota 10 prorroga as inscrições até 7 de junho

Nesta edição, somente poderão ser inscritos projetos desenvolvidos em 2019

04 de Junho de 2020 as 15h15

Linhas de Crédito

CAE auxilia microempresários na garantia de linhas de créditos

Nos últimos três anos foram quase R$ 3 milhões em linhas de créditos com encaminhamento pelo CAE.

04 de Junho de 2020 as 15h12

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente conta com diversas atividades em Lucas do Rio Verde

As atividades estão sendo realizadas em parceria com entidades e seguindo todas as normas de saúde

04 de Junho de 2020 as 15h09

Rede Municipal

Educação 4.0 avança a passos largos e revoluciona a rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde

Sem descuidar da formação dos profissionais, aulas de robótica, programação e empreendedorismo introduzem alunos no universo educacional do século XXI

04 de Junho de 2020 as 15h04

Infarto

Motorista que passou mal, perdeu controle de carreta e invadiu oficina, morre em unidade hospitalar em Lucas do Rio Verde

Na manhã desta segunda-feira (1°), o motorista Jesus Jaime Santos de Oliveira, de 53 anos, sofreu um infarto enquanto dirigia seu caminhão na BR-163, no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde.

02 de Junho de 2020 as 09h38

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta terça-feira (02)

A Concessionária Rota do Oeste informa que terça-feira (02.06), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

02 de Junho de 2020 as 09h36

Rede Municipal

Rede municipal de ensino quer ampliar alcance das aulas remotas

Mesmo à distância, atividades comprovam acesso à educação e alunos que não participarem terão falta e correm o risco de perder o ano letivo

02 de Junho de 2020 as 09h33

Saúde

EPI’s são entregues e devem melhorar segurança dos profissionais de saúde de Nobres

A proposta precípua é a oferta de proteção os profissionais que trabalham direto no combate à pandemia

02 de Junho de 2020 as 09h22

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO