Prevenção

Prefeito decreta situação de emergência, suspende transporte coletivo e adota fechamento do comércio

As medidas foram anunciadas pelo chefe do Executivo na tarde desta sexta-feira (20)

Fonte: Bruno Vicente | Ascom
20 de Março de 2020 as 20h 35min

Davi Valle | Ascom

O prefeito Emanuel Pinheiro decretou situação de emergência no âmbito do município de Cuiabá para fim de enfrentamento a pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19). A medida foi anunciada pelo chefe do Executivo na tarde desta sexta-feira (20). Com a publicação, o Município estabelece também a aplicação de novas ações temporárias de prevenção ao vírus.

Conforme o decreto, o serviço de transporte coletivo ficará suspenso na Capital da próxima segunda-feira (23) até o dia 5 de abril. O ato leva em consideração a necessidade de adoção de todas as providencias necessárias para coibir a proliferação do Covid-19. Além disso, as recomendações da Organização Mundial da Saúde consideram o isolamento social a principal estratégia de prevenção.   

O decreto se estende ainda para área comercial, com a determinação de fechamento de estabelecimentos como shopping centers, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, templos, igrejas, academias, clubes e similares, bem como feiras livres e exposições. Aos postos de combustíveis está estipulado o funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, sendo vedada a abertura aos domingos e feriados.

A norma não abrange clinicas médicas e estabelecimento hospitalares; clinicas veterinárias em regime de emergência; supermercados e similares, tais como padarias e açougues; farmácias; funerárias; agencias bancárias; distribuidores de água e gás; serviço de segurança privada; serviço de táxi e aplicativos transporte individual de passageiros; lavanderias e serviços de higienização; lojas de materiais de construção. 

“Austeridade e seriedade são fundamentais nesse momento. Trabalhamos pautados pela responsabilidade e pelo compromisso. São medidas difíceis, mas essenciais nesse momento em que o isolamento social faz-se necessário. Estamos enfrentando uma situação séria e precisamos do apoio da população. Pedimos que as recomendações de higienização sejam seguidas, que evitem aglomerações e que todos se cuidem”, pondera Pinheiro.

Outra determinação é de que, também no período de 23 de março a 5 de abril, os servidores públicos municipais exerçam suas atribuições pelo sistema “home office”. O modelo não se aplica, porém, aos servidores da área fim da Saúde, das áreas de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, além dos ligados a serviços essenciais.

Durante esse período de enfrentamento ao novo coronavírus, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Verdão será utilizada como estrutura de apoio de leitos para internação Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, para pacientes contaminados. Também estão suspensos os agendamentos e atendimentos dos procedimentos médicos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).   

Confira abaixo o decreto na íntegra


Veja o vídeos:

Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Artigo

Coragem, transparência e trabalho para superar desafios e colher resultados

Prefeito Luiz Binotti destaca a força da superação para manter o crescimento de Lucas do Rio Verde e melhorar a qualidade de vida da população.

14 de Agosto de 2020 as 21h58

Coronavírus

Combate à Covid-19: profissionais que atuam na linha de frente recebem treinamento

Ouvir as experiências e expectativas de profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ao mesmo tempo em que detalham um pouco da cultura organizacional da Prefeitura Municipal de Sorriso.

14 de Agosto de 2020 as 14h38

Esmolas

Dar esmolas não é o indicado para ajudar pessoas em situação de rua

Encaminhar para atendimento especializado no CREAS é a melhor forma de auxiliar

14 de Agosto de 2020 as 14h34

Coronavírus

Sorriso é o único município de MT com risco alto de contaminação de Covid-19; Lucas está com risco moderado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (13.08) o Boletim Informativo n°158 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

14 de Agosto de 2020 as 14h30

Tatu

Tatu é espancado e jogado vivo em contêiner no Bairro Alvorada em Lucas do Rio Verde

Uma moradora do bairro Alvorada encontrou nesta quinta-feira (13) um tatu dentro de sacolas abandonado num contêiner na Rua Palmeira das Missões.

14 de Agosto de 2020 as 14h27

Coronavírus

Professora aposentada morre vítima do coronavírus em Mato Grosso

Alvair de Jesus tinha 59 anos. Ela trabalhou na Escola Estadual “Sebastião Patrício’’ e “João Ribeiro Vilela” no município de Primavera do Leste.

14 de Agosto de 2020 as 14h11

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma mais dois óbitos por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

14 de Agosto de 2020 as 10h20

Processo Licitatório

Prefeitura de Sorriso divulga os processos licitatórios previstos para o mês de agosto

Já estão disponíveis no Portal Transparência todas as informações acerca das licitações previstas para o mês de agosto.

14 de Agosto de 2020 as 10h17

Flagrante

Homem é flagrado ateando fogo às margens do rio Coxipó e acaba preso

As chamas se alastraram para cerca de 30 metros e ele mesmo apagou com a água do rio por ordem dos brigadistas

14 de Agosto de 2020 as 09h39

Coronavírus

Cuiabá registrou 8 óbitos nas últimas 24 horas

Cuiabá chega a um total de 660 óbitos por COVID-19

14 de Agosto de 2020 as 09h35

Emprego

157 vagas de emprego em Lucas do Rio Verde/MT; confira

Nesta sexta-feira (14), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Lucas do Rio Verde está com 157 vagas de emprego abertas para diversas áreas de atuação.

14 de Agosto de 2020 as 09h26

Estupro

Menina de 10 anos escreve texto para contar à mãe que padrasto a estupra há 4 anos em Sorriso

Um homem de 35 anos foi preso na noite dessa quarta-feira (12), em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), acusado de estuprar sua enteada de 10 anos.

14 de Agosto de 2020 as 09h20

Coma Alcoólico

Jovem com esquizofrenia morre por coma alcoólico após ser desafiado a ingerir bebida para receber ajuda de R$ 1 em Cuiabá

Um jovem de 27 anos morreu, na última terça-feira (11), por coma alcoólico, após um grupo de pessoas desafiarem o rapaz a ingerir garrafas de pinga em troca de ajuda com dinheiro.

14 de Agosto de 2020 as 09h17

Coronavírus

Presidente da Câmara de Cuiabá descobre que teve Covid-19 sem qualquer sintoma

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), testou positivo para a presença de anticorpos contra a Covid-19.

14 de Agosto de 2020 as 09h12

Acidente Fatal

Colisão entre carretas e carro de passeio deixa um morto e outros três feridos na BR-163

Uma das possíveis causas para o acontecimento do acidente seria uma ultrapassagem em local proibido

14 de Agosto de 2020 as 07h33

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO