Situação de Emergência

Prefeito Luiz Binotti decreta situação de emergência e determina fechamento do comércio em Lucas do Rio Verde

O decreto dispõe sobre novas determinações sobre serviços púbicos e privados

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter
20 de Março de 2020 as 21h 12min

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, assinou, na tarde desta sexta-feira (20), o Decreto Municipal nº 4.678/2020, que declara situação de emergência e determina fechamento do comércio em Lucas do Rio Verde.

A medida foi tomada considerando o exponencial avanço da doença no país e no mundo e as decisões do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Lucas do Rio Verde, que tem se reunido diariamente para analisar a situação e propor soluções.

Sendo assim, a situação de emergência declarada autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional.

Conforme o decreto, está suspensa a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e de passageiro pelo prazo de 15 dias podendo ser prorrogado até a normalidade da epidemia de Coronavírus.

Também estão suspensos por 15 dias funcionamentos de academias, centro esportivos, bares, boates, casas noturnas, shows artísticos e congêneres, com a finalidade de evitar aglomerações.

O decreto se estende ainda para área comercial, com a determinação de fechamento de estabelecimentos e de serviços, de 23 de março a 05 de abril, podendo ser prorrogado.

A norma se estende a restaurantes, bares, lanchonetes, conveniências em postos de combustíveis e similares, templos e igrejas, academias, clubes e similares e feiras livres e exposição em geral. Inclui-se ainda os trabalhadores informais, tais como ambulantes, lanchonetes em espaço público e demais situações congêneres. No caso de templos e igrejas, a determinação é para que não tenha público nas celebrações, que poderão inclusive ser transmitidas pela internet.

A determinação não abrange clinicas médicas e estabelecimento hospitalares; empresas vinculadas ao SADT; clínicas veterinárias em regime de urgência; supermercados, Mercado do Produtor e similares, tais como padarias e açougues, vedado o consumo dentro do estabelecimento em qualquer caso; farmácias; funerárias; agências bancárias; distribuidores de água e gás; serviços de segurança privada; serviço de táxi e aplicativos transporte individual remunerado de passageiros; lavanderias e serviços de higienização; postos de combustíveis.

Fica vedada ainda a realização de feiras livres, eventos em casas de festas e demais eventos comemorativos que reúnam 10 pessoas ou mais. Também estão suspensas quaisquer atividades esportivas e culturais nas praças, visitação a parques, lagos, ginásios, campos de futebol e similares.

Para os estabelecimentos industriais e de construção civil com 50 funcionários ou mais, fica determinada a realização de escalonamento em horários de refeições, entrada e saída dos colaboradores.

Os estabelecimentos do ramo alimentício, tais como restaurantes e lanchonetes, poderão oferecer seus produtos exclusivamente mediante sistema delivery e o ato de entrega deve ser precedido de todas as recomendações de saúde quanto à higienização.

De acordo com o decreto, mercados e supermercados locais não terão restrição de atendimento ao público, podendo inclusive trabalhar 24 horas por dia. O Mercado do Produtor poderá atuar com venda de produtos, mas não para consumo no local.

No caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao Coronavírus, será cassado o alvará de funcionamento do estabelecimento.

O decreto determina ainda que as unidades de saúde públicas e privadas deverão iniciar a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento.

Serviços públicos
O decreto informa que as secretarias da Prefeitura e o Paço Municipal não terão atendimento ao público a partir do dia 23 de março de 2020, com exceção das secretarias de Saúde e de Segurança e Trânsito, Procon e os departamentos de Licitação e de Compras.

A prefeitura disponibilizou números de telefones e e-mails das secretarias e dos departamentos para aqueles que necessitarem de atendimento específico.

Anexos:
 Decreto Municipal nº 4.678/2020

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Artigo

Coragem, transparência e trabalho para superar desafios e colher resultados

Prefeito Luiz Binotti destaca a força da superação para manter o crescimento de Lucas do Rio Verde e melhorar a qualidade de vida da população.

14 de Agosto de 2020 as 21h58

Coronavírus

Combate à Covid-19: profissionais que atuam na linha de frente recebem treinamento

Ouvir as experiências e expectativas de profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ao mesmo tempo em que detalham um pouco da cultura organizacional da Prefeitura Municipal de Sorriso.

14 de Agosto de 2020 as 14h38

Esmolas

Dar esmolas não é o indicado para ajudar pessoas em situação de rua

Encaminhar para atendimento especializado no CREAS é a melhor forma de auxiliar

14 de Agosto de 2020 as 14h34

Coronavírus

Sorriso é o único município de MT com risco alto de contaminação de Covid-19; Lucas está com risco moderado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (13.08) o Boletim Informativo n°158 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

14 de Agosto de 2020 as 14h30

Tatu

Tatu é espancado e jogado vivo em contêiner no Bairro Alvorada em Lucas do Rio Verde

Uma moradora do bairro Alvorada encontrou nesta quinta-feira (13) um tatu dentro de sacolas abandonado num contêiner na Rua Palmeira das Missões.

14 de Agosto de 2020 as 14h27

Coronavírus

Professora aposentada morre vítima do coronavírus em Mato Grosso

Alvair de Jesus tinha 59 anos. Ela trabalhou na Escola Estadual “Sebastião Patrício’’ e “João Ribeiro Vilela” no município de Primavera do Leste.

14 de Agosto de 2020 as 14h11

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Sorriso confirma mais dois óbitos por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

14 de Agosto de 2020 as 10h20

Processo Licitatório

Prefeitura de Sorriso divulga os processos licitatórios previstos para o mês de agosto

Já estão disponíveis no Portal Transparência todas as informações acerca das licitações previstas para o mês de agosto.

14 de Agosto de 2020 as 10h17

Flagrante

Homem é flagrado ateando fogo às margens do rio Coxipó e acaba preso

As chamas se alastraram para cerca de 30 metros e ele mesmo apagou com a água do rio por ordem dos brigadistas

14 de Agosto de 2020 as 09h39

Coronavírus

Cuiabá registrou 8 óbitos nas últimas 24 horas

Cuiabá chega a um total de 660 óbitos por COVID-19

14 de Agosto de 2020 as 09h35

Emprego

157 vagas de emprego em Lucas do Rio Verde/MT; confira

Nesta sexta-feira (14), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Lucas do Rio Verde está com 157 vagas de emprego abertas para diversas áreas de atuação.

14 de Agosto de 2020 as 09h26

Estupro

Menina de 10 anos escreve texto para contar à mãe que padrasto a estupra há 4 anos em Sorriso

Um homem de 35 anos foi preso na noite dessa quarta-feira (12), em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), acusado de estuprar sua enteada de 10 anos.

14 de Agosto de 2020 as 09h20

Coma Alcoólico

Jovem com esquizofrenia morre por coma alcoólico após ser desafiado a ingerir bebida para receber ajuda de R$ 1 em Cuiabá

Um jovem de 27 anos morreu, na última terça-feira (11), por coma alcoólico, após um grupo de pessoas desafiarem o rapaz a ingerir garrafas de pinga em troca de ajuda com dinheiro.

14 de Agosto de 2020 as 09h17

Coronavírus

Presidente da Câmara de Cuiabá descobre que teve Covid-19 sem qualquer sintoma

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), testou positivo para a presença de anticorpos contra a Covid-19.

14 de Agosto de 2020 as 09h12

Acidente Fatal

Colisão entre carretas e carro de passeio deixa um morto e outros três feridos na BR-163

Uma das possíveis causas para o acontecimento do acidente seria uma ultrapassagem em local proibido

14 de Agosto de 2020 as 07h33

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO