Cidades

Prefeito recepciona novos médicos residentes

Quatro novos profissionais passarão a integrar as equipes dos PSFs II, X e XV

Novos Médicos | 05 de Março de 2018 as 16h 15min
MT Agora - Carolina Matter | Ascom

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, recepcionou, na manhã desta segunda-feira (05), os novos médicos do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Também participaram do encontro os diretores de Desenvolvimento Humano, Günter Stechert, e de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, a coordenadora do programa, Fernanda Ventura, e equipe da secretaria.

O programa, que prevê seis vagas, tem duração de dois anos e os médicos receberão uma bolsa de incentivo mensal de R$ 8 mil. A proposta do programa é formar profissionais qualificados na área clínica, com uma prática integradora, continuada, atuando em equipes multidisciplinares inseridas nas comunidades sob seus cuidados, voltada à construção da cidadania, desenvolvendo suas ações em bases epidemiológicas.

Os profissionais Cássia Pramio, Hélio Márcio Gonçalves da Silva, José Maria da Silveira Neto e Vladia Bezerra Oliveira receberão, a partir de hoje, uma formação para conhecer o sistema de saúde e na próxima semana integrarão as equipes dos PSFs II (Rio Verde) e X (Cerrado). Na sequência, outros dois profissionais devem se juntar ao programa e atuarão no PSF XV (Jaime Seiti Fujii).

Para Hélio Márcio, o programa será mais um passo na realização de um sonho. “Desde criança eu sonhava em ser médico, mas por conta das condições não consegui realizar. Fui professor por 16 anos em escola e na Unemat. Nunca desisti. Com 37 anos entrei na faculdade para cursar medicina e o trabalho na unidade básica é algo que eu me identifico bastante, quero contribuir com a sociedade”, pontuou o residente.

O prefeito deu as boas-vindas aos profissionais e desejou um bom trabalho e estudo a todos durante estes dois anos. “Espero que os novos residentes se realizem profissionalmente, como seres humanos e como família, e que as expectativas possam ser atendidas. Esperamos que o município tenha cada vez mais estrutura para fortalecer e continuar atendendo 100% da população na Atenção Básica”, comentou Luiz Binotti.

Esta é a segunda turma de residentes atuando em Lucas do Rio Verde. Da primeira turma, que começou em março de 2016, os seis residentes que se formarão no próximo mês ficarão no município. Três deles irão atuar como preceptores, no acompanhamento e orientação dos novos residentes, e os outros três já atuarão nos PSFs I (Rio Verde), VII (Primaveras) e XIII (Parque das Américas).

De acordo com a coordenação, o programa prevê seis vagas para residência. Um novo edital foi aberto para preencher duas vagas remanescentes. As provas desse novo edital serão realizadas no próximo sábado.

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quinta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

Tempo nublado

32º

COTAÇÃO