Segurança Pública

Prefeitura avança na segurança pública com sistema de vigilância total da cidade

Central irá monitorar câmeras de reconhecimento facial e do tipo speed dome, com giro de 360 graus e alcance de dois mil metros

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
09 de Janeiro de 2020 as 07h 39min

A implantação do Programa Lucas Protegida, com o cercamento virtual da cidade, deixará Lucas do Rio Verde um passo à frente da maioria dos municípios mato-grossenses em matéria de segurança da população, uma das prioridades do Plano de Governo da atual gestão. O monitoramento constante contribuirá para a queda da violência, infrações, crimes e situações de risco em todos os níveis.   

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas, o programa terá, inicialmente, a instalação de 54 câmeras alugadas – o projeto prevê a colocação de outros 250 dispositivos até o final – que serão monitoradas 24 horas por dia por uma equipe multiprofissional a partir da Central de Monitoramento instalada no prédio que abriga o Batalhão da Polícia Militar.

“Com o Programa Lucas Protegida teremos o cercamento virtual, sistemático e permanente de pontos de entrada e de saída e de áreas estratégicas da cidade, garantindo mais segurança e o melhoramento da prevenção da violência e de situações de risco para os cidadãos luverdenses. Isso facilitará o trabalho das forças de segurança em relação a acidentes, furtos ou roubos de veículos e identificação de infratores e de criminosos”, explica.

Além de gravar a imagem da placa de todos os veículos que entrarão na cidade, os operadores do sistema serão automaticamente informados se algum deles tiver registro no banco de dados do cadastro nacional de veículos furtados ou roubados e inclusive a rota seguida. “O programa terá a parceria do governo do Estado para que o material gravado tanto nas câmeras de Cuiabá como nas nossas seja compartilhado e fique disponível nos sistemas de segurança local e estadual”, disse.   

O projeto, segundo Rojas, deverá ser ampliado pela própria empresa contratada para, mais adiante, chegar a 304 câmeras de vigilância, número considerado ideal a partir de um estudo técnico feito por integrantes da Secretaria de Segurança e Trânsito, das forças de segurança e do Departamento de Tecnologia da Informação da própria Prefeitura, que mapeou áreas críticas e pontos estratégicos para cobertura total do perímetro urbano.  

A ampliação se dará com a adesão de comerciantes e de grupos de moradores que queiram ter a área frontal de empresas e de casas monitoradas pelo sistema. “Optamos por um sistema de tecnologia de ponta com câmeras de reconhecimento facial e do tipo speed dome, com giro de 360 graus e alcance de até dois mil metros, que são controladas pelo operador de acordo com a situação e necessidade do momento”, descreve.  

Dando sequência ao processo licitatório via pregão presencial do tipo menor preço global para a contratação de um sistema de câmeras de vigilância e de monitoramento para o Programa Lucas Protegida, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde marcou para o próximo dia 15, a partir das 07h30, no Departamento de Licitação, a entrega e abertura dos envelopes de propostas.

O objetivo é a contratação de uma empresa especializada em prestação de serviços com sistemas de análises e circuito fechado de tevê (CFTV), coleta de imagens e transmissão de imagem via rede wireless ou fibra óptica, com fornecimento de materiais, em regime de aluguel, serviços de instalação, treinamento, manutenção e reposição de peças.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Processo Licitatório

Prefeitura de Sorriso lança processo licitatório para a construção de uma Policlínica

A Prefeitura lançou o processo licitatório para a construção de uma Policlínica no Loteamento Industrial de Sorriso.

04 de Junho de 2020 as 15h44

Comunicado

COMUNICADO

Comunicado

04 de Junho de 2020 as 15h41

Coronavírus

Tapurah tem aumento nos casos de CORONAVÍRUS e reforça ações no enfrentamento

A Prefeitura Municipal de Tapurah publicou hoje, (04/06) o Decreto 054/2020 que determina novas ações para o enfrentamento ao novo coronavírus, devido ao grande aumento nos casos no município

04 de Junho de 2020 as 15h38

Feijoada Delivery

Paróquia da Rosa Mística realizará Feijoada Delivery para arrecadar recursos para a comunidade

No dia 14 de junho (domingo), a Paróquia da Igreja da Rosa Mística irá promover uma ação com o objetivo de levantar recursos, para a continuidade dos trabalhos na comunidade.

04 de Junho de 2020 as 15h27

Desentendimento

Vizinho chama a polícia por conta de barulho de galo que cantava no quintal

Nesta quarta-feira (03), a PM foi acionada para verificar uma situação de desentendimento entre vizinhos.

04 de Junho de 2020 as 15h24

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta quinta-feira (04)

A Concessionária Rota do Oeste informa que quinta-feira (04.06), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

04 de Junho de 2020 as 15h21

Processo Seletivo

Confira o local de prova e orientações do seletivo para professor e técnico na área de informática

A prova será aplicada neste domingo, dia 7 de junho, às 7h30

04 de Junho de 2020 as 15h18

Inscrições

Prêmio Educador Nota 10 prorroga as inscrições até 7 de junho

Nesta edição, somente poderão ser inscritos projetos desenvolvidos em 2019

04 de Junho de 2020 as 15h15

Linhas de Crédito

CAE auxilia microempresários na garantia de linhas de créditos

Nos últimos três anos foram quase R$ 3 milhões em linhas de créditos com encaminhamento pelo CAE.

04 de Junho de 2020 as 15h12

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente conta com diversas atividades em Lucas do Rio Verde

As atividades estão sendo realizadas em parceria com entidades e seguindo todas as normas de saúde

04 de Junho de 2020 as 15h09

Rede Municipal

Educação 4.0 avança a passos largos e revoluciona a rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde

Sem descuidar da formação dos profissionais, aulas de robótica, programação e empreendedorismo introduzem alunos no universo educacional do século XXI

04 de Junho de 2020 as 15h04

Infarto

Motorista que passou mal, perdeu controle de carreta e invadiu oficina, morre em unidade hospitalar em Lucas do Rio Verde

Na manhã desta segunda-feira (1°), o motorista Jesus Jaime Santos de Oliveira, de 53 anos, sofreu um infarto enquanto dirigia seu caminhão na BR-163, no perímetro urbano de Lucas do Rio Verde.

02 de Junho de 2020 as 09h38

BR-163

Confira os trechos em obras na BR-163 nesta terça-feira (02)

A Concessionária Rota do Oeste informa que terça-feira (02.06), entre 7h e 17h e das 19h às 4h, haverá interdição parcial de pista em alguns pontos da BR-163/364.

02 de Junho de 2020 as 09h36

Rede Municipal

Rede municipal de ensino quer ampliar alcance das aulas remotas

Mesmo à distância, atividades comprovam acesso à educação e alunos que não participarem terão falta e correm o risco de perder o ano letivo

02 de Junho de 2020 as 09h33

Saúde

EPI’s são entregues e devem melhorar segurança dos profissionais de saúde de Nobres

A proposta precípua é a oferta de proteção os profissionais que trabalham direto no combate à pandemia

02 de Junho de 2020 as 09h22

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO