Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 - 17:43:06

   

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O Tenente-coronel Hector Péricles explica que a Brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brida é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

O objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e Camera digital e alimentação diária.

MT Agora - Amanda Simeone | Ascom

Mais Noticias

Atendimento ao Público

Prefeitura amplia horário de atendimento ao público no Paço Municipal a partir de segunda-feira (22)

Carnaval 2018

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança Carnaval 2018

Visita de Empresários

Lucas do Rio Verde recebe visita de empresários irlandeses

Concurso

Prova do concurso do Saae será realizada neste domingo (21)

19/01/2018 -

Desenvolvimento Humano tem novo diretor

A diretoria é uma das responsáveis pelo suporte aos serviços do Executivo Municipal

19/01/2018 -

Comissão quer intensificar ações do Bolsa Família em 2018

A comissão é formada por profissionais da Assistência Social, Educação e Saúde para tratar questões do Bolsa Família e Cadastro Único

18/01/2018 -

Prefeito Luiz Binotti confirma que Lucas do Rio Verde terá carnaval popular

Lucas do Rio Verde deixou de realizar o evento em 2014. Nos anos seguintes (2015 e 2016), a tradicional festa popular também não foi organizada pela prefeitura.

18/01/2018 -

Matrículas escolares da rede municipal de Lucas do Rio Verde começam dia 24

A Creche Girassol, que deve ser inaugurada até o fim deste mês no Parque das Araras, também iniciará as matriculas para o ano letivo

18/01/2018 -

Reunião em prol da FICO realizada na Assembleia define audiência em Lucas do Rio Verde

Para o prefeito Luiz Binotti o projeto é como um sonho que pode sair do papel depois de anos

18/01/2018 -

Reunião debate atendimentos às pessoas em situação de rua em 2017

Durante o encontro, também foram estudadas as ações planejadas para 2018

17/01/2018 -

Censo Agro 2017 em Lucas do Rio Verde segue até fevereiro

A coleta de dados para o Censo Agro 2017 é feita de forma digital

16/01/2018 -

Jean Machado deixa a Secretaria de Saúde em Lucas

Jean Machado apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria durante o ano em que esteve frente à pasta.

15/01/2018 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe doação de madeira do Ibama

O material será utilizado na construção do Cetas e em outras obras do município

15/01/2018 -

Procon realiza mais de 5 mil atendimentos em 2017

A maioria das solicitações foi solucionada em atendimento preliminar

12/01/2018 -

Onça-parda é atropelada por veículo e morre durante o socorro em MT

Animal não resistiu e morreu enquanto era resgatada. A onça-parda adulta pode chegar aos 70 kg e medir mais de 1,5 metros.

12/01/2018 -

Nove municípios de MT atingidos por chuvas fortes são monitorados pela Defesa Civil

Municípios tiveram pontes destruídas, erosão e famílias desabrigadas. Entre as medidas adotadas, o órgão realiza o acompanhamento da previsão do tempo nas áreas atingidas.

12/01/2018 -

Ouvidoria realiza mais de 3 mil atendimentos em 2017

O meio mais utilizado pelos cidadãos foi o telefone gratuito 0800 646 4004

12/01/2018 -

Sindec aponta que 40% das denúncias dos consumidores em Lucas do Rio Verde envolvem assunto financeiros

Dos 20 assuntos mais demandados do Procon, a telefonia celular lidera com 21,29%

11/01/2018 -

Universitária é a ganhadora do Fiat Mob da campanha ‘Desejos de Natal’ da CDL e Acilve

Ela contou que durante o período de férias da faculdade estava na casa dos pais em Lucas do Rio Verde, e para “matar” o tempo preencheu mais de 300 cupons

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora