Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 - 17:43:06

   

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O Tenente-coronel Hector Péricles explica que a Brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brida é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

O objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e Camera digital e alimentação diária.

MT Agora - Amanda Simeone | Ascom

Mais Noticias

Pró-família e Criança Feliz

Cerca de 300 famílias de Lucas do Rio Verde serão atendidas pelos programas Pró-família e Criança Feliz

Semana da Família

Semana da Família é marcada por atividades com a comunidade escolar

Futebol Amador

Torneio início do Campeonato Municipal de Futebol Amador foi realizado no domingo (13)

Oficinas Culturais

Atividades do segundo semestre das oficinas culturais são retomadas

15/08/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde moderniza refeitórios das unidades escolares

As escolas municipais Érico Veríssimo e Eça de Queirós e as creches Irmãs Carmelitas de Vedruna e Anjo da Guarda já receberam o novo mobiliário

15/08/2017 -

Fórum debate novas tecnologias para tratamento de resíduos

Entre os projetos está um complexo industrial onde os resíduos podem ser transformados em energia

15/08/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com licitações em andamento

As licitações envolvem contratação de diversos serviços e aquisição de produtos

11/08/2017 -

Temer visita Lucas do Rio Verde e diz que município é exemplo do “Brasil que tem jeito”

Esta é a primeira vez que o presidente Temer visita Mato Grosso no exercício do seu mandato

11/08/2017 -

Taques e Binotti cobram de presidente idealização das ferrovias

Binotti citou os altos custos dos fretes, o que segundo ele, faz a região perder no mercado concorrente devido ao alto custo do transporte dos grãos.

11/08/2017 -

“O Brasil tem jeito” diz Temer citando Lucas do Rio Verde como exemplo

Temer diz que está “animado” e com “a alma incendiada” convencido de que “o Brasil tem jeito“, citando o exemplo de Lucas do Rio Verde.

11/08/2017 -

Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido durante reunião pública

Participaram do encontro representantes da Funasa, UFMT, profissionais da área e a sociedade civil organizada

11/08/2017 -

Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas terá início no dia 15

A abertura da semana será na terça-feira, dia 15, às 19h, na Câmara de Vereadores

11/08/2017 -

Prefeitura promove reunião sobre serviços funerários

O objetivo principal da reunião foi propiciar um espaço que permitisse ampliar e fortalecer, entre todos os envolvidos, o diálogo

11/08/2017 -

Curso visa capacitar servidores para melhorar a captação de recursos públicos

O treinamento vai capacitar técnicos a identificarem programas disponíveis para captação de recursos, entre outros serviços

08/08/2017 -

Presidente Michel Temer vem a Lucas do Rio Verde na sexta-feira

Participarão da inauguração produtores, lideranças políticas e empresários ligados ao ramo.

08/08/2017 -

Saae promove reunião públicas sobre Plano Municipal de Saneamento Básico nesta quinta-feira

O objetivo é informar a comunidade sobre o PMSB para os próximos 20 anos

08/08/2017 -

Sejudh divulga resultado final de processo seletivo para unidade socioeducativa em Lucas

Foram ofertadas 31 vagas, sendo 30 para agentes de segurança socioeducativo masculino e feminino e uma vaga para assistente administrativo.

08/08/2017 -

Lucas do Rio Verde passa a contar com Associação de Produtores de Carne

Durante a reunião realizada hoje (08) foi criada a Associação dos Produtores e Comerciantes de Carne de Lucas do Rio Verde

08/08/2017 -

Alunos de escolas municipais ganham Concurso Campo Limpo de Redação

As formações continuadas possibilitam o aperfeiçoamento do docente refletindo no processo de ensino e aprendizagem

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora