Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 - 17:43:06

   

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O Tenente-coronel Hector Péricles explica que a Brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brida é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

O objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e Camera digital e alimentação diária.

MT Agora - Amanda Simeone | Ascom

Mais Noticias

Estado Grave

Prefeituras em MT anunciam suspensão de serviços por falta de combustível

Falta de Combustível

Postos de combustíveis de Lucas do Rio Verde anunciam fim de estoque de etanol

Apoio

Em Lucas do Rio Verde, prefeitura e entidades convocam sociedade para apoiar movimento

Licitação

Consórcio abre licitação para a contratação de empresa especializada em gestão de saúde

24/05/2018 -

Instituições participam de capacitação sobre prestação de contas

A formação teve o objetivo de levar informações sobre elaboração de projetos e prestação de contas de recursos

24/05/2018 -

Mobilização urbana de Lucas do Rio Verde é debatida por novo conselho

O conselho tem a finalidade de opinar, acompanhar e participar da elaboração das políticas públicas de trânsito e transportes

24/05/2018 -

Projeto da Escola São Cristóvão representará Mato Grosso em conferência nacional

O anúncio foi realizado ao final da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

24/05/2018 -

Inscrições para o Canta Lucas seguem até 15 de junho

Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail cultura.turismo@lucasdorioverde.mt.gov.br

23/05/2018 -

Profissionais da Educação fazem protesto por reajuste e aulas são suspensas em 17 escolas de MT

Servidores protestam por reposição inflacionária em Lucas do Rio Verde. Município alega que não pode atender percentual reivindicado por servidores por recomendação do TCE.

24/05/2018 -

Caminhão velho é incendiado durante manifesto em apoio a movimento de caminhoneiros

O ato chamou a atenção dos condutores de veículos que trafegavam pela rodovia e até mesmo de moradores do bairro Pioneiro.

23/05/2018 -

Faculdade La Salle anuncia Vestibular Agendado para 2018/2

A Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde - MT realizou na tarde desta terça-feira, dia 22 de maio, o lançamento oficial da Processo Seletivo Vestibular Agendado 2018/2.

22/05/2018 -

Proposta de RGA de Lucas do Rio Verde é a melhor da região

Levantamento feito pela administração apontou que entre os municípios circunvizinhos, Lucas do Rio Verde é o que está ofertando um dos melhores percentuais.

22/05/2018 -

Atendimento do Cadastro Único agora acontece no Cram

Atendimento será Centro de Referência e Atendimento a Mulher (Cram) está localizado a Rua Sarandi, esquina com a Avenida Bahia, no Bairro Rio Verde.

22/05/2018 -

Consórcio de Saúde abre nova licitação para a compra de medicamentos

Serão adquiridos 212 tipos de medicamentos. As propostas devem ser entregues entre os dias 23 e 28 de maio, por meio do site www.bllcompras.org.br

22/05/2018 -

Ouvidoria realiza 900 atendimentos no 1º quadrimestre

Mais da metade dos atendimentos foi feita via 0800 646 4004

22/05/2018 -

CPS Vale do Teles Pires abre licitação para compra de alimentação especial

As propostas e documentos devem ser entregues nos dias 28 e 29 de maio, por meio do site www.bll.compras.org.br

21/05/2018 -

População do Rio Verde prestigia Domingo no Paço Itinerante

O evento reuniu apresentações culturais e o encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

21/05/2018 -

Com ginásio lotado, abertura de Copa Martinello agita participantes

Durante a abertura, o prefeito Luiz Binotti comemorou o número recorde de participantes

18/05/2018 -

Previlucas recebe visita de servidores de Itanhangá

A equipe está visitando as cidades da região para construir o Regime Próprio de Previdência Social

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora