Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 - 17:43:06

   

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O Tenente-coronel Hector Péricles explica que a Brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brida é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

O objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e Camera digital e alimentação diária.

MT Agora - Amanda Simeone | Ascom

Mais Noticias

Regularização

Prefeitura de Sorriso lança Campanha de Regularização Fundiária para mutuários da antiga Cohab São Domingos

Acidente

Colisão próximo a Nova Mutum causa a interdição da BR-163; um dos veículos pegou fogo

Novidades

Reitora da Unemat traz novidades sobre implantação de cursos em Lucas do Rio Verde

Vacinação

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (21)

18/10/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde muda horário de atendimento

A alteração faz parte de um pacote de medidas de contenção de despesas

18/10/2017 -

Motorista capota veículo na BR-163

O motorista estava usando o cinto de segurança e machucou somente o joelho

18/10/2017 -

Ciretran de Sorriso retoma atendimentos mas usuários ainda enfrentam lentidão

Todos os serviços estão sendo feitos, desde licenciamento, transferência e até vistoria.

17/10/2017 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde leiloará 17 imóveis urbanos

Haverá descontos de até 40% para pagamentos à vista, ou parcelados em até cinco vezes. Pagamentos em até dez vezes terão desconto de 25% e de até 20 vezes de 10%.

17/10/2017 -

Avião tem princípio de incêndio em aeroporto de Sorriso

A aeronave utilizou o próprio agente extintor para combater o princípio de incêndio.

17/10/2017 -

Grupo Mais Vida promove palestra sobre bullying nesta quinta-feira (20) em Lucas

A palestra será realizada no auditório da Câmara de Vereadores, com início às 19h

17/10/2017 -

Apesar da demora, reitora garante vestibular ainda esse ano da Unemat em Lucas do Rio verde

A reitora garantiu que entre os dias 27 e 28 de novembro o projeto será submetido a análise do Conselho Universitário

17/10/2017 -

O Sine de Lucas do Rio Verde está com diversas vagas de emprego

Os candidatos devem ir até o Paço Municipal munidos com os documentos pessoais

17/10/2017 -

Plano de Educação será discutido durante encontro nesta semana

Serão realizadas a II Conferência Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação e II Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação

17/10/2017 -

Comitiva de Lucas do Rio Verde vai à São Paulo conhecer novos projetos de educação

Na agenda estavam visitas e reuniões a instituições de ensino que implantaram novas tecnologias para melhorar a aprendizagem dos alunos

17/10/2017 -

Duas carretas se envolvem em colisão na BR-364 entre Cuiabá e Rosário

Com o impacto o primeiro veículo ficou sobre a rodovia e a outra carreta tombou no acostamento.

17/10/2017 -

Diretoria da Acrinorte anuncia que vai buscar novo formato para Exponop

Nós resistimos até este ano porque Sinop é polo regional e isso dava sustentação.

17/10/2017 -

Morre socorrista que ficou ferido em acidente em rodovia estadual em Sorriso

A confirmação do falecimento foi feita pela própria concessionária que administra a MT-242, que liga Sorriso a Ipiranga do Norte, onde ele trabalhava.

17/10/2017 -

Detran leiloa quase 200 veículos em Sinop e Sorriso

Será permitido examinar os lotes nos dias 19, 20, 23 de outubro, das 12h às 18h, nos pátios de Sinop, que leiloa 122 veículos e Sorriso, com 75 veículos

17/10/2017 -

Sorriso está entre os cinco municípios de Mato Grosso selecionados para pesquisa do Ministério do Turismo

A pesquisa tem como objetivo formar um cadastro de potenciais domicílios respondentes, além de servir para traçar um perfil do viajante brasileiro

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora