Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20/03/2017 - 17:43:06

   

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O Tenente-coronel Hector Péricles explica que a Brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brida é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

O objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e Camera digital e alimentação diária.

MT Agora - Amanda Simeone | Ascom

Mais Noticias

Acidente

Engavetamento entre veículos de carga na BR-163 deixa um ferido em Nova Mutum

Inscrições

Vestibular La Salle: Últimos dias para fazer sua inscrição, utilizando a nota do Enem

Acidente

Sorriso: Condutor de caminhonete perde controle da direção e arranca radar eletrônico

Confraternização

Realizada a 18ª Festa do Gari de Sorriso

19/11/2017 -

Lucas: Natal Cidade Viva terá programação em 4 praças e chegada do Papai Noel

As atividades serão realizadas a partir do dia 30 de novembro e seguem até o dia 22 de dezembro

19/11/2017 -

Lucas: Inscrições para concurso de decoração natalina começaram sexta

Os vencedores das categorias residencial e comercial terão isenção do IPTU 2018.

19/11/2017 -

Lucas: Creche Municipal Menino Jesus promove encerramento de projeto sobre preservação

As atividades de encerramento acontecem nos dias 14 e 15 e envolveram alunos e familiares

19/11/2017 -

Lucas: Construtores do Futuro forma turma: 58 integrantes são promovidos

A solenidade, prestigiada pelo vice-prefeito Silvio Fávero, vereador Fernando Pael, juiz de Direito, Casio Furim, e representes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, aconteceu no ginásio da Escola Municipal Menino Deus.

19/11/2017 -

3ª Caminhada ''Passos que Salvam'' acontece no dia 26 de novembro em Lucas

O evento que é realizado simultaneamente em várias cidades brasileiras, está marcado para acontecer no dia 26 de novembro (domingo), sendo idealizado em prol do hospital de câncer de Barretos-SP.

19/11/2017 -

Carreta e carro se envolvem em colisão na BR-163 em Sorriso

Com impacto o carro rodou na pista e foi parar atravessado sob a faixa de domínio, entre as duas pistas.

19/11/2017 -

Começa semana que vem em Sorriso 5ª jornada científica do IFMT

Na programação também haverá a mostra de inovação de alimentos do IFMT Campus Sorriso e o painel temático ''Maria Carolina de Jesus, um retrato de nós'', informa a assessoria.

16/11/2017 -

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

O condutor perdeu o controle do veiculo Fiat Uno, que pertence ao poder público, e colidiu frontalmente contra uma árvore.

16/11/2017 -

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16), na prefeitura.

16/11/2017 -

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

O concurso de ornamentação foi aprovado pela câmara e sancionado, esta semana, pelo prefeito Luiz Binotti. Serão duas categorias: residencial e empresarial.

16/11/2017 -

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

Os locais das provas foram separados de acordo com os cargos

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora