Prefeitura é premiada na IV Mostra Nacional de Saúde

Testes Rápidos de HIV e Terapia em Grupo foram os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde premiados pelo Ministério da Saúde

20/03/2014 - 13:10:00

   

Todo o ano acontece, em Brasília, a Mostra de Saúde de Atenção Básica. Antes disso, os municípios inscrevem seus trabalhos e o Ministério da Saúde seleciona dentre os projetos em todo o Brasil, quais participarão, tendo como referência, quais são mais inovadores dentro da atenção básica na saúde pública.

Os projetos ‘A Inserção dos Testes Rápidos de HIV nas Unidades Básicas de Saúde’ e ‘Saúde sem Remédio: Terapia em Grupo, Crochê com Alegria’, não apenas representaram o município de Lucas do Rio Verde, na IV Mostra Nacional de Saúde, entre os dias 12 e 15 de março, mas levaram o prêmio.

A mostra é promovida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais, valorizar as iniciativas cotidianas e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.

De acordo com a supervisora de vigilância em saúde, Barbara Marconi, a iniciativa é desenvolvida em todas as unidades desde agosto de 2013 e visa diagnosticar precocemente o vírus da Aids, e de outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite B e C.

“O primeiro projeto com que fomos premiados foi o teste rápido. A importância dele é que conseguimos diagnosticar a doença com mais agilidade, orientar os pacientes e evitar que a doença se espalhe por falta de conhecimento e uso do preservativo, além disso, as gestantes que por ventura tenha o vírus pode começar a se tratar durante o pré-natal, alertou Bárbara.”

Já o projeto ‘Saúde Sem Remédio: Terapia em Grupo, Crochê com Alegria’ que foi selecionado no eixo temático 4, trata da utilização da arte como instrumento de promoção à saúde.

“A iniciativa é desenvolvida na unidade de saúde III (Bairro Menino Deus) e surgiu do crescimento no número de mulheres com sinais ou sintomas de depressão. A ideia deu tão certo, que hoje muitas dessas participantes deixaram ou estão deixando a dependência desses remédios para tratar a depressão. Esse é o nosso verdadeiro prêmio”, finalizou, a supervisora de vigilância em saúde, comemorando o reconhecimento.

Para a secretária municipal de Saúde, Fernanda Dotto, trata-se de ideias simples e criativas, e que garantem a resolutividade do problema, com baixo custo para o poder público. “Essa é a concepção de saúde que nós almejamos. Projetos simples, baratos e que atendam as demandas da população. Isso é atenção básica, isso é promoção à saúde.”

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Acidente

Sorriso: Condutor de caminhonete perde controle da direção e arranca radar eletrônico

Confraternização

Realizada a 18ª Festa do Gari de Sorriso

Natal

Lucas: Natal Cidade Viva terá programação em 4 praças e chegada do Papai Noel

Concurso De Decoração Natalina

Lucas: Inscrições para concurso de decoração natalina começaram sexta

19/11/2017 -

Lucas: Creche Municipal Menino Jesus promove encerramento de projeto sobre preservação

As atividades de encerramento acontecem nos dias 14 e 15 e envolveram alunos e familiares

19/11/2017 -

Lucas: Construtores do Futuro forma turma: 58 integrantes são promovidos

A solenidade, prestigiada pelo vice-prefeito Silvio Fávero, vereador Fernando Pael, juiz de Direito, Casio Furim, e representes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, aconteceu no ginásio da Escola Municipal Menino Deus.

19/11/2017 -

3ª Caminhada ''Passos que Salvam'' acontece no dia 26 de novembro em Lucas

O evento que é realizado simultaneamente em várias cidades brasileiras, está marcado para acontecer no dia 26 de novembro (domingo), sendo idealizado em prol do hospital de câncer de Barretos-SP.

19/11/2017 -

Carreta e carro se envolvem em colisão na BR-163 em Sorriso

Com impacto o carro rodou na pista e foi parar atravessado sob a faixa de domínio, entre as duas pistas.

19/11/2017 -

Começa semana que vem em Sorriso 5ª jornada científica do IFMT

Na programação também haverá a mostra de inovação de alimentos do IFMT Campus Sorriso e o painel temático ''Maria Carolina de Jesus, um retrato de nós'', informa a assessoria.

16/11/2017 -

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

O condutor perdeu o controle do veiculo Fiat Uno, que pertence ao poder público, e colidiu frontalmente contra uma árvore.

16/11/2017 -

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16), na prefeitura.

16/11/2017 -

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

O concurso de ornamentação foi aprovado pela câmara e sancionado, esta semana, pelo prefeito Luiz Binotti. Serão duas categorias: residencial e empresarial.

16/11/2017 -

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

Os locais das provas foram separados de acordo com os cargos

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

16/11/2017 -

Sorriso: Dinheiro do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo.

16/11/2017 -

Sorriso: Equipes reúnem-se para planejar calendário de coleta de entulhos para o próximo ano

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembr

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora