“Não dê esmola, dê oportunidade”

Prefeitura lança Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”

A campanha tem como principal objetivo despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas

Fonte: Daniela Meinerz | Ascom prefeitura
22 de Fevereiro de 2020 as 13h 30min

A campanha, “Não dê esmola, dê oportunidade”, de iniciativa Secretaria de Assistência Social, que busca a conscientização sobre pessoas em situação de rua foi lançada na manhã nesta sexta-feira (21), na Casa dos Conselhos.

A campanha tem como principal objetivo despertar na população a conscientização sobre o verdadeiro sentido do ato de dar esmolas, ação que pode gerar efeitos como evasão escolar, exploração e violência contra crianças e adolescentes – para depois, gerar ações que promovam o resgate da cidadania e dignidade das pessoas que hoje vivem nesta situação de venerabilidade

Segundo a primeira dama do município, Rafaela Frizzo, a campanha é uma forma de ajudar as pessoas que vivem na rua e muitas vezes, não tem a oportunidade de um trabalho digno e acabam preferindo viver na situação de vulnerabilidade. “Quando nós damos esmolas ou até mesmo comida, não estamos ajudando as pessoas em situação de rua, pois sustentamos aquela condição. O que nós precisamos é dar oportunidades, encaminhando para casa de passagem, oferecendo emprego, ajudando a tirar os documentos, só assim vamos conseguir contribuir de verdade na vida dessas pessoas e diminuir os números de moradores e pessoas que estão nas ruas”.

Para o defensor público, Claudiney Serrou, essa campanha é importantíssima para mudar a realidade das pessoas em situação de rua. “Esse tipo de ação é importante para acabar ou amenizar a situação me muitas pessoas que morar ou passam um tempo na rua. Se dermos oportunidade ao invés de esmola, aos poucos, em um trabalho que sabemos que é de médio e longo prazo, vamos conseguir mudar a realidade atual, trazendo dignidade para essas pessoas”.

O promotor de justiça, Daniel Carvalho, afirma que a parceria entre Ministério Público e o município é de suma importância em ações que visam o bem da população. “É comum as pessoas que vivem em situação de rua se tornarem invisíveis aos olhos da população em geral. Por isso, essa iniciativa do município em buscar alternativas junto ao poder judiciário, a sociedade e a iniciativa privada mostra a preocupação para que isso não vire rotina e também, para que todos tenham dignidade e oportunidades. Ninguém está ali por que quer, algo levou aquela pessoa para estar naquela situação, assim como alguma coisa impede a pessoa de sair. Trabalhar isso, com uma abordagem correta e mostrar oportunidades é a forma mais eficaz”.

Lucas do Rio Verde é uma cidade conhecida nacionalmente pelo bom índice de desenvolvimento e pela qualidade de vida. Muitas pessoas e famílias chegam na cidade buscando por um futuro melhor. Nesse ato, algumas dessas pessoas não planejam a vinda e desembarcam no município sem um amparo, um familiar e muitas não possuem documentos, o que dificulta o ingresso no mercado de trabalho levando a situação de rua.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, entre 10 e 20 pessoas em situação de rua ou que chegaram na cidade sem estrutura procuram o Creas todos os dias.  “Essas pessoas que procuram o serviço de assistência social, na maioria das vezes, chegaram na cidade sem nenhuma estrutura, sem amparo. Nós não temos muitos moradores de rua, mas sim pessoas em situação de rus ou em trânsito. Ninguém acorda e decidi que vai viver na rua, por trás dessas pessoas existe uma história, uma vida que precisa ser avaliada e a nossa equipe está disponível para esse trabalho”.

A campanha vai contar com o apoio do Poder Executivo, Poder Judiciário, Defensoria, ONGs, Órgãos de Seguranças e voluntários da iniciativa privada e sociedade civil.

Encaminhe suas doações para entidades filantrópicas do município. 


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Golpe

COVID-19: Novo golpe do Whatsapp circula em Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT alerta a população quando a um golpe que está sendo aplicado via Whatsapp, onde o golpista se aproveita da atuação situação de pandemia por conta do novo coronavírus.

01 de Abril de 2020 as 19h57

Guarda Municipal

Novos agentes da Guarda Municipal estão atuando nas ruas de Lucas do Rio Verde desde segunda-feira

Com aumento do efetivo e totalmente reequipada, a mais antiga corporação do gênero no estado de Mato Grosso reforça a segurança pública urbana

01 de Abril de 2020 as 19h47

Câmara Temática

Câmara Temática de Sorriso discute a elaboração de projeto de lei para critérios de doações e cestas básicas

Reunião da câmara temática, realizada na manhã desta quarta-feira (1º) e que foi presidida pela primeira-dama Jucélia Ferro

01 de Abril de 2020 as 12h51

Coronavírus

Tangará da Serra confirma primeiro caso de coronavírus e mantém 30 sob suspeitas

O município de Tangará da Serra (a 241 quilômetros de Cuiabá) teve o primeiro caso do novo coronavírus confirmado

01 de Abril de 2020 as 12h41

Desinfecção

Sinop começa processo de desinfecção em locais públicos contra o coronavírus

A Prefeitura de Sinop, a 420 km de Cuiabá, começou, nesta quarta-feira (1°), o processo para desinfectar locais públicos da cidade para evitar a transmissão do novo coronavírus.

01 de Abril de 2020 as 12h33

Acidente

Motorista é conduzido ao hospital após acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

O motorista da carreta não teve ferimentos e assinou termo de recusa de encaminhamento médico.

01 de Abril de 2020 as 12h28

Coronavírus

CORONAVÍRUS: Sinop mantém 22 suspeitas; descartes aumentam

Nas últimas 24 horas, de segunda-feira (30 de março) até hoje (31 de março), o número de suspeitas registradas de coronavírus pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop manteve-se estável: 22 ocorrências.

01 de Abril de 2020 as 12h20

Saúde de Lucas

Prefeitura de Lucas do Rio Verde destina mais de R$ 7,5 milhões para a Saúde

Quase R$ 4,5 milhões serão repassados ao Hospital São Lucas

01 de Abril de 2020 as 10h56

Concurso

Terminam hoje as inscrições para o concurso da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet

01 de Abril de 2020 as 09h03

IPTU

Atendendo à população, Prefeitura de Lucas do Rio Verde adia pagamento do IPTU

A medida é para reduzir impacto socioeconômico provocado pela pandemia do Coronavírus

01 de Abril de 2020 as 09h02

Concurso Público

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga decisão das solicitações de isenção do Concurso Público n° 001/2020

O documento está disponível no site da Prefeitura e da banca organizadora

01 de Abril de 2020 as 09h00

Coronavírus

Prefeitura de Sorriso prepara Hospital de Campanha para atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus

Diante da urgência na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Sorriso está montando uma estrutura para atender a demanda.

31 de Março de 2020 as 14h55

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Vera descarta dois casos suspeitos de coronavírus

Município possui apenas um caso suspeito, paciente está em isolamento e sendo monitorada

31 de Março de 2020 as 14h49

Luverdense

Técnico do LEC defende mini pré-temporada, antes da volta do Estadual

O treinador do Luverdense Toninho Pesso disse, em entrevista, que será necessário ocorrer a realização de no mínimo uma mini pré-temporada antes do retorno do Campeonato Mato-grossense

31 de Março de 2020 as 13h26

Vamos Salvar uma Vida

CDL Lucas e apoiadores realizam campanha para aquisição de 5 respiradores para o Hospital São Lucas

Um grupo de empresários iniciou, nesta segunda-feira, 30, uma campanha para adquirir respiradores para o Hospital São Lucas

31 de Março de 2020 as 13h23

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO