Assistência

Prefeitura presta assistência às pessoas em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social realiza abordagem, orientações e encaminhamentos de acordo com a necessidade apresentada, além de oferecer kits de higiene e alimentos.

Fonte: Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
18 de Maio de 2020 as 16h 48min

(Foto: Arquivo 2017)

  A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, está tomando todas as medidas quanto aos procedimentos emergenciais adotados para o enfrentamento da pandemia Covid – 19, em específico às pessoas em situação de rua, em virtude de sua condição, onde não possuem um domicílio, configurando situação de vulnerabilidade e extremo risco.

  O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), junto ao Serviço Especializado em Abordagem Social, tem realizado uma vigilância constante a este público, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, sendo realizadas abordagens, orientações e encaminhamentos diversos de acordo com a necessidade apresentada.

  Entre as ações, estão a oferta de acolhida junto ao Centro de Eventos Roberto Munaretto; acolhimento, escuta qualificada e acompanhamento individualizado; Orientações quanto ao uso de máscara, cuidados com a higiene pessoal e demais procedimentos preventivos; fornecimento de cobertores, cestas básicas e kit de higiene e limpeza.

  Além disso, também são feitos trabalhos de encaminhamentos ao Sine, onde são ofertadas vagas de empregos e alocação no mercado de trabalho, acolhida no Bom Samaritano e, quando necessário, na Comunidade Terapêutica, onde são feitos tratamentos de álcool e drogas, além da Defensoria Pública, para providência de documentos.

  A Secretaria, ainda trabalha com o fortalecimento de vínculo com a família de origem e fornecimento de benefício eventual na modalidade de auxílio passagem, visando o retorno para a unidade familiar.

  Vale ressaltar que na maioria das situações, não são moradores de rua, mas sim pessoas em situação de trânsito, uma vez que em diversos momentos estão em passagem pelo município ou a procura de oportunidades de emprego. Também existem moradores com residência em Lucas do rio Verde, aos quais em decorrência de dependência química, utilizam dos espaços públicos como moradia.

  Considerando que todos os cidadãos possuem seus direitos garantidos constitucionalmente, entre eles de ir, vir e permanecer em locais públicos, o papel da Assistência Social é garanti-los.

  A Secretaria possui o papel preventivo, de garantir o básico, mas não pode obrigar o morador a sair do local. Quando uma pessoa sentir seus direitos violados pode procurar uma unidade policial.

  A prefeitura, ressalta a responsabilidade para com os que mais precisam nesse momento, assegurando políticas públicas de qualidade, de forma que neste cenário que traz tantas inseguranças sejam elas sociais quanto emergenciais em virtude da saúde, este público tenha seus direitos garantidos.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde tem 252 vagas de emprego nesta sexta-feira

Lucas do Rio Verde 252 vagas de emprego foram divulgadas para esta sexta-feira (10/07), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

10 de Julho de 2020 as 09h59

Recrutamento

Prefeitura de Tapurah realiza recrutamento para contratação de profissionais da Saúde

As vagas são para Médico Clínico Geral, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Técnico em Enfermagem e Técnico de Laboratório.

10 de Julho de 2020 as 04h54

Covid-19

Prefeito de Nova Maringá distribuirá medicamento a toda população para prevenção da Covid-19

A iniciativa é inédita em Mato Grosso

09 de Julho de 2020 as 19h04

Horários

Atenção para os horários de funcionamento do Hospital de Campanha e USF Central onde está sendo feito a coleta do exame para a Covid-19 em Sorriso

A Prefeitura de Sorriso pede para que a população fique atenta aos horários de funcionamento do Hospital de Campanha e da Unidade de Saúde da Família (USF) Central que está funcionando como o ponto de coleta dos exames da Covid-19.

09 de Julho de 2020 as 15h37

Licitação

Publicado o processo de licitação para recuperação da pista do Aeroporto Regional de Sorriso

A licitação será no formato Concorrência Pública.

09 de Julho de 2020 as 15h34

Acidente

Motorista se envolve em acidente com motociclista e foge do local sem prestar socorro em Lucas do Rio Verde

Na noite desta quarta-feira (08), por volta das 20h, um acidente envolvendo um motociclista e um carro, aconteceu na Avenida da Produção no Bairro Bandeirantes, em Lucas do Rio Verde.

09 de Julho de 2020 as 15h30

Acidente

Falta de atenção causa acidente e motociclista fica bastante ferido em Lucas do Rio Verde

Ainda nesta quarta-feira (08), a moto patrulha da PM atendeu a um outro acidente de trânsito em Lucas do Rio Verde, onde no local encontrou apenas o motorista do automóvel envolvido.

09 de Julho de 2020 as 15h28

Acidente

Motociclista fica ferido ao tentar fazer ultrapassagem e bater em veículo em Lucas do Rio Verde

Por volta das 17h desta quarta-feira (08), uma viatura da moto patrulha da PM foi informada sobre um possível acidente de trânsito na cidade

09 de Julho de 2020 as 15h26

Construção

Prefeitura dá início à construção do Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro

Localizada no Parque das Emas, nova creche e pré-escola atenderá crianças de zero a cinco anos

09 de Julho de 2020 as 15h22

Procon

Procon verifica preços abusivos em comércios de Lucas do Rio Verde

Entre as empresas notificadas estão farmácias, drogarias, mercados, postos de combustíveis e agencias bancárias.

09 de Julho de 2020 as 15h19

Acidentalmente

Homem acerta tiro na própria perna em Juína

Um homem de 47 anos acabou acertando um tiro acidental na própria perna, na tarde dessa quarta-feira (08) na cidade de Juína-MT.

09 de Julho de 2020 as 15h16

BR-163

OAB-MT solicita intervenção em processo que trata da concessão para duplicação da BR-163 junto à ANTT e Ministério da Infraestrutura

As obras estão paralisadas desde março de 2016 sem qualquer obra de infraestrutura.

09 de Julho de 2020 as 15h07

Coronavírus

Idosa de 74 anos e família vencem a batalha contra o coronavírus em Lucas do Rio Verde

Andrêza de 34 anos, a mãe de 74, o marido de 39 e o filho de 12 foram infectados pela Covid-19 em Lucas do Rio Verde.

09 de Julho de 2020 as 15h04

Coronavírus

Covid-19: confirmada 18ª morte em Lucas do Rio Verde

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde-MT confirmou na manhã desta quinta-feira (09) a 18ª morte em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) no município.

09 de Julho de 2020 as 14h54

Coronavírus

Secretaria notifica 34ª morte por coronavírus em Sinop

A Secretaria Municipal de Saúde notificou, até o final da tarde desta quarta-feira, 08 de julho, 769 casos confirmados para o novo coronavírus.

09 de Julho de 2020 as 09h04

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

Qual é seu posicionamento referente ao Lockdown?

Sou Contra

Sou Favorável

Parcial
veja +

COTAÇÃO