Brigada Municipal Mista

Prefeitura, Bombeiros, Sema, Aprosoja acertam criação da Brigada Municipal Mista

O objetivo da Bbrigada é monitorar as propriedades rurais para combater queimadas na época da seca em Lucas do Rio Verde

20 de Março de 2017 as 17h 43min

O prefeito Luiz Binotti acompanhado do secretário da futura pasta de Segurança e Defesa social, Alexandre William, estiveram em reunião nesta segunda-feira (20) com o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Tenente-coronel Hector Péricles, e a equipe da Companhia Independente de Lucas do Rio Verde, engenheiros da secretaria municipal de Meio Ambiente, da assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, e do coordenador do núcleo da Aprosoja de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, para tratar da implantação da Brigada Municipal Mista no município.

O Tenente-coronel Hector Péricles explica que a Brigada é fundamental para monitorar e combater as queimadas rurais durante o período da seca. “Nós passamos muitas dificuldades no período produtivo, de julho a outubro. Na seca perdemos muitas máquinas, plantações por causa das queimadas rurais e resolvemos criar a Brigada Mista que junta todos os interessados para minimizar as perdas. Teremos caminhões, EPI’s, escadas para combater as queimadas. A brida é sazonal, acontece somente nos períodos de seca”, explica.

O objetivo de criar a Brigada Municipal é para efetuar rigoroso monitoramento e combater as queimadas urbanas e, principalmente, as rurais em período de seca. Serão utilizadas como estratégias de atuação a prevenção com abordagens nas casas, palestras nas escolas, instrução de primeiros socorros, controle de pânico e abandono de área, conhecimento teórico e prático para diminuir incêndios e queimadas.

O prefeito Binotti salientou a importância de efetivar essa parceria com secretaria estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Aprosoja, Sindicato Rural, Prefeitura para diminuir os prejuízos aos produtores da região. “Essa é a primeira reunião mas já estamos alinhados com a realização desse projeto. O município sempre teve essa preocupação e vamos manter, ser mais vigilantes para cuidar do meio ambiente. Vamos fazer tudo que precisar e vamos pensar em fazer sempre mais”, afirmou Binotti.

De acordo com a assessora política da Aprosoja, Marlene Lima, a proposta de trazer essas informações para o produtor contribui para capacitar o produtor e alertar para essas práticas. “Os bombeiros vieram até a Aprosoja para solicitar apoio junto aos municípios para formar as brigadas nos municípios para trazer aos produtores informações sobre os cursos, queimas controladas, e também, a prevenção de incêndios na área rural que está acontecendo muito. Durante a colheita do milho, muitos acidentes acontecem nas propriedades rurais. A proposta é capacitar o produtor para que na hora de um incêndio ele esteja preparado para conter”, finalizou.

A Brigada Municipal Mista é formada por equipe de 4 pessoas, integrada por 1 Bombeiro Militar (comandante) e 3 funcionários civis contratados pela Prefeitura, devidamente treinados para combater incêndios em terreno urbano e florestal em municípios do estado de Mato Grosso. Irá funcionar de 8h às 18h, 7 dias na semana, 30 dias no mês, durante 123 dias. Necessita de estrutura: 1 veículo (caminhonete ou pipa), equipamentos de combate, sala da brigada com telefone e computador e depósito, equipamento de proteção individual, GPS e Camera digital e alimentação diária.


MT Agora - Amanda Simeone | Ascom

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Biblioteca Municipal

Doação de livros e de rede Wi-Fi marca lançamento do projeto Clube Amigos da Biblioteca

Acervo de mais de 3 mil livros funciona na Avenida São Paulo, na mesma área que abriga a Secretaria Municipal de Cultura

24 de Junho de 2019 as 20h11

Acidente Fatal

Grave acidente deixa um morto e interdita BR-163 em Lucas do Rio Verde

A pista ficou totalmente interditada.

24 de Junho de 2019 as 11h52

Fogo

Vinte e oito veículos são destruídos pelo fogo em canteiro de obras de empresa em Sinop

As causas do incêndio não foram apontadas. Deve ser realizada uma perícia para identificar. A Polícia Civil também deve investigar o caso.

24 de Junho de 2019 as 10h42

Festival de Pesca

Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove Festival de Pesca para crianças

As inscrições estão abertas até o dia 04 de julho nas lojas Pantanal Caça e Pesca e Cuiabano Pesca, Esporte e Agropecuária

24 de Junho de 2019 as 10h17

Vagas de Emprego

Confira vagas de emprego para Lucas do Rio Verde nesta segunda-feira

Os interessados podem procurar o Sine na Galeria Central de Serviços, localizada na Av. Paraná, nº 766 S, sala 06, Centro

24 de Junho de 2019 as 07h33

Acidente Fatal

Carreta tomba na BR-364 em MT, pega fogo e motorista morre

Acidente foi registrado na BR-364, em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá. A identidade da vítima não foi divulgada.

24 de Junho de 2019 as 07h08

Cancelamento

Associação cancela Feira de Artesanato após morte de professora voluntária

Não há data prevista para ser realizada a Feira de Artesanato.

23 de Junho de 2019 as 18h27

Nota De Pesar

Nota de pesar

A Prefeitura presta condolências aos familiares e amigos de Eunice Garcia Martins

23 de Junho de 2019 as 18h25

Acidente

Condutor perde controle e arranca poste em Lucas do Rio Verde

De acordo com informações da Guarda Municipal, o veículo transitava pela Avenida Goiás, bairro Alvorada, quando aconteceu o acidente, durante a madrugada desse domingo (23).

23 de Junho de 2019 as 18h20

Acidente Fatal

Luverdense morre em acidente na BR-163 próximo a Nova Mutum

O veículo estava sentido Cuiabá a Lucas do Rio Verde, os outros passageiros que estavam no veículo foram socorridas por populares.

22 de Junho de 2019 as 15h50

Incêndio

Bombeiros combatem incêndio em carreta em Lucas do Rio Verde

O fato ocorreu nas proximidades do viaduto na BR-163, perímetro urbano de Lucas do Rio Verde.

22 de Junho de 2019 as 15h31

Acidente

Carreta carregada com milho tomba em Nova Mutum e motorista fica ferido

Ainda não há informações do que teria provocado o acidente.

22 de Junho de 2019 as 15h23

Acidente

Motociclista cai ao passar por faixa elevada e fica ferido em Sorriso

O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o motociclista para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

22 de Junho de 2019 as 02h34

Acidente Grave

Motociclista em alta velocidade fica gravemente ferido após colidir em cachorro em Lucas do Rio Verde

O fato ocorreu na avenida Ângelo Dal’ Alba

21 de Junho de 2019 as 22h28

Acidente

Em Lucas: carro com três ocupantes bate em poste na Avenida Mato Grosso

Esposa teria puxado o volante durante discussão com o marido, afirma PM

21 de Junho de 2019 as 22h12

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO