Prova

Primeira fase da 15ª Obmep envolve mais de 2.000 alunos da rede municipal

A prova contou com 20 questões de múltipla escolha e duas horas e meia de duração

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
22 de Maio de 2019 as 20h 55min

Seis escolas dos anos finais da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde participaram nesta terça-feira, 21, da prova da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, 2.244 estudantes do 6º ao 9º ano – 2.002 da zona urbana e 242 da zona rural – estavam aptos para participar de uma das maiores competições de conhecimento do país.

Segundo dados dos organizadores, mais de 18,1 milhões de alunos de 54.830 escolas, número recorde de unidades, de 99,71% dos 5.570 municípios brasileiros estavam inscritos para a edição de 2019 e cada uma, obrigatoriamente, aplicará e corrigirá as provas, de acordo com as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Com duas horas e trinta minutos para resolução das 20 questões de múltipla escolha, os participantes foram divididos em três níveis, conforme o grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Nível 3 (para estudantes do Ensino Médio). Os alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, marcada para 28 de setembro.

O professor de Matemática e assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Osmar Cícero da Silva, chama a atenção para o fato de que há três anos consecutivos o município tem medalhistas na competição e que a adesão das escolas visa estimular o conhecimento, o estudo aprofundado e a resolução de problemas que, inclusive, compõem o Documento de Referência Curricular (DRC) da rede municipal. “Recentemente, tivemos a 1ª Olimpíada Municipal de Matemática, já pensada como uma forma de agregar conhecimento e fortalecer o nosso documento, totalmente voltado para a resolução de problemas e não apenas a fixação de conteúdos”, destaca.   

Para o assessor, mesmo que o desempenho da rede local na Prova Brasil tenha ficado acima da média de Mato Grosso e do Brasil, os dados relativos à Matemática ainda são preocupantes e a Secretaria Municipal de Educação tem investido na formação continuada dos professores e aulas de apoio para identificar pontos falhos e corrigir distorções. “Algumas ações já foram implementadas e outras serão introduzidas para melhorar o ensino-aprendizagem e nossos indicadores”, observa.   

Aluna do 9º ano, Jennifer do Nascimento Gonçalves estava entre os primeiros da turma a concluir a prova, que, segundo ela, teve questões relativamente fáceis no começo e ficou mais complicada no final. Apesar de um certo nervosismo por estar concorrendo com alunos de todo o país, acredita que conseguirá se classificar para a segunda fase. “Já tive bom desempenho anteriormente e cheguei a passar para a fase seguinte, mas não fiz a prova”, relata.

De acordo com o gestor Tiago Moro, a participação da escola na competição serve para avaliar o desempenho do ensino-aprendizagem em relação à Matemática. “A Secretaria colocou à nossa disposição um professor de apoio para um trabalho pontual e a Olimpíada é um dos instrumentos que mostra como estão os nossos alunos. Já temos experiências de outros anos, com alunos que conquistaram medalhas e menções honrosas e isso é gratificante porque aponta que estamos no caminho certo.”


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Acidente

Motociclista morre ao bater na traseira de carreta que fazia conversão em MT

O motorista da carreta, com placas de Minas Gerais, não foi encontrado no local do acidente.

21 de Setembro de 2019 as 15h54

Licença de Operação Suspensa

Justiça suspende licença de operação de usina hidrelétrica em MT após mortandade de peixes

Laudo pericial encomendado pela Justiça para verificar o motivo da morte dos peixes deve ser analisado em audiência. Um relatório da Sema apontou que peixes morreram por falta de oxigênio na água.

21 de Setembro de 2019 as 15h45

Acidente

Motociclista fica ferida ao colidir em van em Lucas do Rio Verde

A mulher, que teve algumas escoriações pelo corpo e uma lesão no pé, foi levada para o Pronto Atendimento

21 de Setembro de 2019 as 10h48

Homemangens

Bombeiros e Policiais Militares recebem homenagens em Lucas do Rio Verde

A solenidade de entrega das moções aconteceu no auditório do Sindicato Rural.

21 de Setembro de 2019 as 10h41

Cidades

Alunos da Escola Aloísio realizam passeata e entrega de mudas de árvores em Vera

A ação é referente ao projeto meio ambiente e tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a preservação e a necessidade do plantio de árvores

20 de Setembro de 2019 as 18h06

Cidades

Sorriso disputa, em todas as categorias, a fase final do Fetran

Três espetáculos sorrisenses estão na disputa da fase final do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), que será na próxima semana (23 a 27 de setembro), no Cine Teatro Cuiabá, na capital do Estado.

20 de Setembro de 2019 as 18h02

Cidades

Prefeito recebe homenagem da PM pela parceria no projeto que os reeducandos trabalham na reforma de prédios públicos, no horto e na fábrica de artefatos

Uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário vem dando certo e está beneficiando diretamente a sociedade, trazendo economia aos cofres públicos e principalmente – dando oportunidade de trabalho aos reeducandos do Centro de Ressocialização d

20 de Setembro de 2019 as 17h58

Chuva em Lucas

Chuva chega e alegra luverdenses

Foram aproximadamente 60 minutos em todos os bairros da cidade

20 de Setembro de 2019 as 17h14

Festival de Natação

Cerca de 800 atletas vão participar do 1° Festival de Natação de Lucas do Rio Verde

O festival envolve atletas a partir de 6 anos e será divido em oito modalidades

20 de Setembro de 2019 as 10h36

Copa Sicredi Cidade Viva

Copa Sicredi Cidade Viva de Voleibol acontece neste fim de semana

Os jogos serão realizados nos ginásios Rio Verde e Zortéa

19 de Setembro de 2019 as 15h29

Cidades

Vigilância Ambiental de Vera realiza neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Antirrábica

Serão cinco pontos de vacinação para fazer a cobertura total do município

19 de Setembro de 2019 as 20h29

Cidades

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nas ruas e bueiros da cidade

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Tapurah, juntamente com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente iniciam os trabalhos de mutirão de limpeza da cidade.

19 de Setembro de 2019 as 20h25

Cidades

Tapurah receberá “Colmeia da Imaginação” e toda população é convidada a ler boas histórias

A Colmeia da Imaginação é uma iniciativa do Programa A União Faz a Vida da cooperativa Sicredi em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura

19 de Setembro de 2019 as 20h19

Cidades

Parceria entre Estado, Prefeitura e produtores garante novo traçado para MT 140

Em Cuiabá, os secretários de Governo, Marlon Zanella, e de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, acompanhados pelo deputado estadual, Xuxu Dal Molin, estiveram, na última terça-feira (17), na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (S

19 de Setembro de 2019 as 20h14

Cidades

Procon orienta estudantes quanto a necessidade da carteirinha padronizada para garantir meia entrada

A velha e boa carteirinha de estudante está de cara nova. Desde janeiro deste ano, o documento estudantil tem uma nova identidade visual e conta com ainda mais tecnologias de segurança, garantindo o direito do estudante à meia-entrada.

19 de Setembro de 2019 as 20h11

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO