Programa de residência médica forma seis novos especialistas em Lucas do Rio Verde

Essa foi a primeira turma do Programa de Residência Médica na especialidade em Medicina de Família e Comunidade

04/05/2018 - 10:07:29

   

Aconteceu na noite de ontem (03) no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a formatura da primeira turma do Programa de Residência Médica na especialidade em Medicina de Família e Comunidade. Foram seis médicos que colaram grau e receberam a certificação.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, do vereador Dr. Jaime Floriano do diretor de Desenvolvimento Humano, Günter Bif Stechert, do secretário Municipal de Saúde, Rafael Bespalez, da representante da Comissão de Residência Médica, Dra. Fernanda Heldt Ventura e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Salvador de Freitas.

Em entrevista o prefeito, destacou a continuidade do projeto que começou em 2016, oferecendo seis bolsas. Ele falou da satisfação em saber que cinco médicos ficarão na cidade e se dedicarão ao trabalho em prol das famílias.

“Esse programa é excelente, pois ele cria o vínculo com toda a família do bairro. É muito bom saber que esses médicos optaram por essa linha de cuidar da família. Ficamos felizes, pois apenas um médico desses seis formandos, não ficará em Lucas. Isso significa que já temos cinco médicos fixados aqui, que gostaram da cidade e que a população gostou do atendimento deles”, comemorou o prefeito.

O secretário de saúde, Rafael Bespalez falou sobre o trabalho desenvolvido pela gestão em melhorar e aumentar a qualidade de vida da população, dando continuidade no programa de residência médica. “Ter essa especialização na cidade é extremamente importante, principalmente porque temos como objetivo fortificar o trabalho médico junto à comunidade. Hoje são seis médicos formando e daqui mais dois anos serão mais seis”, explicou.

A médica Fernanda Ventura, explicou a importância de oferecer a especialidade em Medicina de Família e Comunidade. “Quando se traz uma especialidade dessas para cidade estamos preparando e qualificando esses profissionais na porta de entrada, que são as unidades de saúde.  O médico da família é aquele que tem o contato com a pessoa antes mesmo dele ficar doente, ele é a referência para aquela família que está doente, que ajuda na prevenção e nas questões sociais e o principal com o passar do tempo esse vínculo vai se fortalecendo”, disse.

O médico formando, Marlon Fabian Moreira, que veio da cidade de Mirassol d’Oeste-MT, conta a felicidade em concluir essa etapa profissional e destaca a beleza da cidade que lhe acolhe a partir de agora. “Muito feliz com toda essa trajetória com tudo que conquistamos. Lucas é uma cidade linda, muito bem organizada e ficar aqui, ficar com minha família e me dedicar ao trabalho de cuidar da comunidade é extremamente gratificante”, disse

Programa

O Programa começou em março de 2016, com o objetivo de proporcionar maior qualidade e eficiência na rede de atenção primária do município de Lucas do Rio Verde, em meados de agosto de 2015, quando iniciou-se o processo de credenciamento foi criada a COREME (Comissão de Residência Médica de Lucas do Rio Verde) que montou o esboço do Programa. Em janeiro de 2016, a cidade recebeu a visita de um avaliador do MEC – Ministério da Educação, que realizou a aprovação no credenciamento provisório. Oficialmente o programa começou em março de 2016, oferecendo seis bolsas de estudos aos residentes.a

MT Agora - Maryuska Pavão | Ascom

Mais Noticias

Visita

Prefeito Luiz Binotti e secretários visitam Escola Militar

Mutirão

Fim de semana terá Mutirão de Cirurgias de Pterígio em Lucas do Rio Verde

Encontro

Domingo tem Copa Centro Oeste de Bandas e Fanfarras em Sorriso

Oficina

Sorriso: CRAS abre inscrições para oficina de teatro para crianças e adolescentes

14/08/2018 -

Sorriso: Grupo de teatro do CRAS se apresenta em evento da Semana Nacional da Família

O evento é realizado pela Pastoral Familiar em parceria com a Promotoria de Justiça de Sorriso, Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria l de Assistência social .

14/08/2018 -

Prefeitura realiza obras de revitalização em quadras e praças de Sorriso

Nas praças, além do espaço esportivo, a revitalização também está abrangendo o paisagismo e pintura de todo local.

14/08/2018 -

Desfile Cívico de Tapurah será na quinta-feira 6 de Setembro

O Desfile Cívico será realizado na quinta-feira, dia 6 de setembro pela parte da tarde, com início as 17h com saída em frente ao Supermercado Soares e chegada em frente a Prefeitura Municipal.

14/08/2018 -

Tapurah: Confira relação dos Inscritos no Processo Seletivo Simplificado 001/2018

A Presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado 001/2018, torna público a relação dos inscritos.

14/08/2018 -

Comissão Organizadora apresenta balanço e mostra números favoráveis após Expolucas

A repercussão positiva junto à comunidade luverdense mostra que a festa alcançou seu propósito

13/08/2018 -

Lucas do Rio Verde: Tristeza, decepção e indignação no cemitério municipal

Vândalos invadiram o cemitério municipal, promovendo destruição de túmulos e lápides.

13/08/2018 -

Cerca de 250 jovens participam da abertura da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas em Lucas

O evento contou com duas palestras sobre o uso de drogas e seus reflexos.

13/08/2018 -

Parque ecológico recebeu cerca de cinco mil pessoas no domingo em Sorriso

Essa é a estimativa feita pela equipe da Rádio Sorriso, que foram os organizadores do evento ''Domingo no Parque Com a Sorriso FM''. As imagens aéreas mostram as ruas e estacionamentos lotados de veículos.

13/08/2018 -

Selo Unicef: Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Jovens é criado em Sorriso

A reunião foi realizada no CRAS São Domingos.

13/08/2018 -

Membros da MutumPrev participam de Capacitação em Nova Mutum

O curso foi realizado no Centro de Formação da Educação de Nova Mutum (CFENM), sendo ministrado pelo economista e consultor de Investimentos, Ronaldo Borges da empresa Mais Valia Consultoria.

13/08/2018 -

Saae adquire mais um caminhão para reforçar coleta do lixo em Nova Mutum

A entrega ocorre na última semana na Secretaria de Infraestrutura e Obras.

13/08/2018 -

Tapurah: Agosto Lilás leva às escolas palestra sobre combate à violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza durante todo este mês palestras educativas nas escolas municipais, estadual e particular.

13/08/2018 -

Presidente do Tribunal de Justiça visita Fórum de Tapurah

O gestor do Poder Judiciário demostrou sua preocupação com as necessidades dos gestores, servidores e magistrados nas comarcas. A viagem serviu para acertar os ponteiros sobre obras de ampliação e adequações.

10/08/2018 -

Professora de berçário em Sorriso é suspeita de maus-tratos: ''dá tapas e coloca fralda na boca''

Segundo a denúncia feita por uma estagiária, os atos de tortura eram constantes em um Cemeis do município.

10/08/2018 -

Vagão de carreta tomba em rodovia após batida com ônibus em Nova Mutum

Carga de semente de algodão transportada pela carreta foi derramada no acidente. Motoristas não tiveram ferimentos.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora