Cidades

Programa de residência médica forma seis novos especialistas em Lucas do Rio Verde

Essa foi a primeira turma do Programa de Residência Médica na especialidade em Medicina de Família e Comunidade

Residência Médica | 04 de Maio de 2018 as 10h 07min
MT Agora - Maryuska Pavão | Ascom

Aconteceu na noite de ontem (03) no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a formatura da primeira turma do Programa de Residência Médica na especialidade em Medicina de Família e Comunidade. Foram seis médicos que colaram grau e receberam a certificação.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, do vereador Dr. Jaime Floriano do diretor de Desenvolvimento Humano, Günter Bif Stechert, do secretário Municipal de Saúde, Rafael Bespalez, da representante da Comissão de Residência Médica, Dra. Fernanda Heldt Ventura e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Salvador de Freitas.

Em entrevista o prefeito, destacou a continuidade do projeto que começou em 2016, oferecendo seis bolsas. Ele falou da satisfação em saber que cinco médicos ficarão na cidade e se dedicarão ao trabalho em prol das famílias.

“Esse programa é excelente, pois ele cria o vínculo com toda a família do bairro. É muito bom saber que esses médicos optaram por essa linha de cuidar da família. Ficamos felizes, pois apenas um médico desses seis formandos, não ficará em Lucas. Isso significa que já temos cinco médicos fixados aqui, que gostaram da cidade e que a população gostou do atendimento deles”, comemorou o prefeito.

O secretário de saúde, Rafael Bespalez falou sobre o trabalho desenvolvido pela gestão em melhorar e aumentar a qualidade de vida da população, dando continuidade no programa de residência médica. “Ter essa especialização na cidade é extremamente importante, principalmente porque temos como objetivo fortificar o trabalho médico junto à comunidade. Hoje são seis médicos formando e daqui mais dois anos serão mais seis”, explicou.

A médica Fernanda Ventura, explicou a importância de oferecer a especialidade em Medicina de Família e Comunidade. “Quando se traz uma especialidade dessas para cidade estamos preparando e qualificando esses profissionais na porta de entrada, que são as unidades de saúde.  O médico da família é aquele que tem o contato com a pessoa antes mesmo dele ficar doente, ele é a referência para aquela família que está doente, que ajuda na prevenção e nas questões sociais e o principal com o passar do tempo esse vínculo vai se fortalecendo”, disse.

O médico formando, Marlon Fabian Moreira, que veio da cidade de Mirassol d’Oeste-MT, conta a felicidade em concluir essa etapa profissional e destaca a beleza da cidade que lhe acolhe a partir de agora. “Muito feliz com toda essa trajetória com tudo que conquistamos. Lucas é uma cidade linda, muito bem organizada e ficar aqui, ficar com minha família e me dedicar ao trabalho de cuidar da comunidade é extremamente gratificante”, disse

Programa

O Programa começou em março de 2016, com o objetivo de proporcionar maior qualidade e eficiência na rede de atenção primária do município de Lucas do Rio Verde, em meados de agosto de 2015, quando iniciou-se o processo de credenciamento foi criada a COREME (Comissão de Residência Médica de Lucas do Rio Verde) que montou o esboço do Programa. Em janeiro de 2016, a cidade recebeu a visita de um avaliador do MEC – Ministério da Educação, que realizou a aprovação no credenciamento provisório. Oficialmente o programa começou em março de 2016, oferecendo seis bolsas de estudos aos residentes.a

COMENTARIOS

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Domingo

Lucas do Rio Verde, MT

Tempestades

27º

COTAÇÃO