Projeto 2 do PDI é realizado em Lucas do Rio Verde

A programação contou com três palestras e duas oficinas

09/07/2017 - 16:25:52

   

Conselheiros municipais, servidores públicos, vereadores e representantes de associações e instituições participaram nesta manhã (07) do Projeto 2 – “Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã” do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A programação contou com três palestras: A voz do cidadão na melhoria da gestão pública; Conselhos de Políticas Públicas: instrumento de controle social e participação democrática; e O Planejamento Estratégico nos municípios e sua correlação com os conselhos municipais.

Também fez parte da programação duas oficinas, uma sobre Transparência e outra com os Conselhos Municipais de Políticas Públicas. Durante estas oficinas, os participantes receberam informações sobre as funções e atribuições dos conselheiros de políticas públicas e apontaram as necessidades a serem incluídas no Plano Estratégico do município.

De acordo com a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT e coordenadora do Projeto 2, Cassyra Vuolo, o evento realizado hoje tem o objetivo de “levar a voz e o desejo do cidadão luverdense para esses planos, e depois para o plano orçamentário que é a peça legal e jurídica que vai dar força e reservar recursos financeiros para a execução dessas demandas no decorrer dos próximos quatro anos”.

“Quando você planeja determinadas atitudes, você tem um tempo maior para refletir sobre as ações e principalmente medir o resultado daquelas ações que você está fazendo. Essa ideia de planejar na nossa cultura, na gestão pública brasileira, ainda não é dada muita ênfase, e o PDI vem trazer essa ênfase da cultura do planejamento como um processo importante para melhorar a qualidade das políticas públicas do município”, destacou Cassyra.

A secretária de Apoio às Unidades Gestoras do TCE-MT e coordenadora geral do PDI, Naíse Campos, ressaltou a importância de discutir junto a sociedade as ações, demandas e necessidades da população.

“Queremos através do PDI promover a melhoria da prestação do serviço público para a sociedade, esse programa tem como objetivo orientar, dar ferramentas, trazer informações e capacitar tanto os gestores quanto os cidadãos”, pontuou Naíse.

O coordenador do PDI no município, Welder Maciel, salientou que “este é um momento histórico em que estão reunidos os conselhos de direito, os representantes da sociedade, as lideranças políticas, do legislativo, do executivo, instituições, associações, todas reunidas aqui para levantar as demandas e necessidades para incluir no planejamento do município, um momento para expor aquilo que achamos que é necessário no município, o que queremos para Lucas do Rio Verde”.

MT Agora - Francieli Cela | Ascom

Mais Noticias

Acidente

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

Habitação

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

Concurso De Ornamentação

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

Processo Seletivo

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

16/11/2017 -

Sorriso: Dinheiro do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo.

16/11/2017 -

Sorriso: Equipes reúnem-se para planejar calendário de coleta de entulhos para o próximo ano

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembr

16/11/2017 -

Duas pessoas ficam gravemente feridas em colisão entre veículos em Nova Mutum

O acidente envolvendo um Renault Logan prata e um GM Corsa branco ocorreu esta tarde, por volta de 16h, no quilômetro 590 da BR-163.

16/11/2017 -

Presidente de empresa detalhará em Nova Mutum plano de expansão de ferrovia

O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Mutum.

14/11/2017 -

Lucas: Sancionada nova lei da Guarda Municipal

A legislação municipal segue os termos da lei federal e insere a guarda no sistema nacional de segurança pública.

14/11/2017 -

Deputados asseguram emendas para construção de novo quartel para a PM em Lucas do Rio Verde

A área para receber a estrutura está sendo viabilizada pela Prefeitura do município em razão da necessidade de acomodar a corporação militar em um espaço adequado.

14/11/2017 -

Lucas: Miniconferências para avaliação do Plano de Educação iniciam hoje (14)

Em cada momento serão debatidas diferentes metas que compõem o Plano Municipal de Educação.

14/11/2017 -

Educação é uma das áreas com maior número de oportunidades de trabalho

Os cursos desta modalidade são destinados à formação de professores para atendimento da rede pública e privada, nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio.

14/11/2017 -

Professores de Sorriso são destaque do Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

14/11/2017 -

Prefeitura de Sorriso já recuperou mais de 27,8 mil m² de asfalto da região central do município

A Prefeitura de Sorriso intensificou os trabalhos de recuperação das ruas e já recapeou mais de 27,8 mil m² de asfalto, totalizando um investimento de R$ 863.752,21.

14/11/2017 -

Secretaria Estadual de Educação construirá quadra poliesportiva e reformará escola em Sorriso

Conforme o edital, pode ser investido nas obras até R$ 1,5 milhão.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora