Projeto

Projeto Político Pedagógico reforça o papel das escolas e a gestão democrática

O documento precisa expressar a missão, a visão, os valores e a própria identidade institucional

Fonte: Neri Malheiros | Ascom
16 de Maio de 2019 as 21h 06min

O ciclo de formação continuada para gestores, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação foi retomado nesta quarta-feira (15) com a atividade intitulada “Elaboração, revisão ou reestruturação do Projeto Político Pedagógico das escolas de Lucas do Rio Verde com implementação das novas orientações curriculares”, que teve como foco o papel da educação, a identidade das escolas e a importância da gestão democrática no curso desse processo.

De acordo com o assessor educacional, Edílson Pedro Spenthof, sob a égide da gestão democrática preconizada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e na própria lei municipal, o debate em torno da introdução das novas orientações curriculares no Projeto Político Pedagógico (PPP) também precisa ser promovido de forma democrática para evitar que se torne uma peça de ficção descontextualizada. 

“O PPP tem que ser a orientação, o guia de atuação das escolas. E se quem vai puxar essa dinâmica de reelaboração, de revisão e de debate são os gestores, os coordenadores e toda a equipe pedagógica, toda a comunidade escolar participa. Então, nesse sentido, o que vamos trabalhar hoje é a questão dos princípios educacionais e também a questão da identidade das escolas. Qual é sua missão e a sua visão e quais são seus valores que devem estar previstos em seu PPP?”, questiona.

Para Spenthof, às vezes se faz necessário um reencontro com a própria história democrática recente para entender a razão do Projeto Político Pedagógico, por que as pessoas se reúnem e até por que existe a gestão democrática para que esses acordos com a comunidade escolar sejam ratificados, fortalecidos e ampliem a participação de pais, alunos, profissionais e de toda a comunidade ao redor.

Segundo o assessor, o município está de parabéns por ter sido precursor, protagonista e o único que até agora homologou o Documento de Referência Curricular (DRC). Porém, observa que o ponto chave será fazer com que esse processo chegue ao chão da escola e se traduza em plano de aula do professor. “Para que isso chegue realmente ao aluno, e espera-se, obviamente, mudanças em relação à prática pedagógica diária do profissional, isso precisa estar exposto em algum lugar. E este lugar é exatamente o PPP. Então, é o momento de fazer a revisão, comparar o que tínhamos com o que existe de novidade e fazer o debate e a implementação no PPP para que vire plano de aula, plano de atuação dos profissionais para chegar lá na ponta onde estão os alunos”, defende.

Coordenadora da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Hosana Caetano, ressalta que este foi o terceiro momento de abordagem e debate do PPP dirigido para este mesmo público. O primeiro ocorreu durante a I Jornada de Inovação Pedagógica, realizada durante a semana de abertura do ano letivo. O segundo resultou de uma parceria com o Cefapro/Sinop, que trabalhou com metodologias de avaliação que contribuem para que a unidade escolar, os gestores e a equipe de profissionais tenham condições de medir a qualidade da implementação do PPP.

“Estamos na etapa de implementação do Documento de Referência Curricular e isso se reflete diretamente no PPP das escolas. Sendo assim, o PPP precisa ser revisado para que possa atender o que dispõe o DRC. Vamos discutir o processo democrático, sua importância para a escola e a elaboração, a revisão e a implementação do PPP. Vamos discutir desde a missão, visão, valores e princípios que sustentam a educação. Hoje, o foco da atividade de formação terá esses pilares.”


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Acidente

Motociclista morre ao bater na traseira de carreta que fazia conversão em MT

O motorista da carreta, com placas de Minas Gerais, não foi encontrado no local do acidente.

21 de Setembro de 2019 as 15h54

Licença de Operação Suspensa

Justiça suspende licença de operação de usina hidrelétrica em MT após mortandade de peixes

Laudo pericial encomendado pela Justiça para verificar o motivo da morte dos peixes deve ser analisado em audiência. Um relatório da Sema apontou que peixes morreram por falta de oxigênio na água.

21 de Setembro de 2019 as 15h45

Acidente

Motociclista fica ferida ao colidir em van em Lucas do Rio Verde

A mulher, que teve algumas escoriações pelo corpo e uma lesão no pé, foi levada para o Pronto Atendimento

21 de Setembro de 2019 as 10h48

Homemangens

Bombeiros e Policiais Militares recebem homenagens em Lucas do Rio Verde

A solenidade de entrega das moções aconteceu no auditório do Sindicato Rural.

21 de Setembro de 2019 as 10h41

Cidades

Alunos da Escola Aloísio realizam passeata e entrega de mudas de árvores em Vera

A ação é referente ao projeto meio ambiente e tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a preservação e a necessidade do plantio de árvores

20 de Setembro de 2019 as 18h06

Cidades

Sorriso disputa, em todas as categorias, a fase final do Fetran

Três espetáculos sorrisenses estão na disputa da fase final do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), que será na próxima semana (23 a 27 de setembro), no Cine Teatro Cuiabá, na capital do Estado.

20 de Setembro de 2019 as 18h02

Cidades

Prefeito recebe homenagem da PM pela parceria no projeto que os reeducandos trabalham na reforma de prédios públicos, no horto e na fábrica de artefatos

Uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário vem dando certo e está beneficiando diretamente a sociedade, trazendo economia aos cofres públicos e principalmente – dando oportunidade de trabalho aos reeducandos do Centro de Ressocialização d

20 de Setembro de 2019 as 17h58

Chuva em Lucas

Chuva chega e alegra luverdenses

Foram aproximadamente 60 minutos em todos os bairros da cidade

20 de Setembro de 2019 as 17h14

Festival de Natação

Cerca de 800 atletas vão participar do 1° Festival de Natação de Lucas do Rio Verde

O festival envolve atletas a partir de 6 anos e será divido em oito modalidades

20 de Setembro de 2019 as 10h36

Copa Sicredi Cidade Viva

Copa Sicredi Cidade Viva de Voleibol acontece neste fim de semana

Os jogos serão realizados nos ginásios Rio Verde e Zortéa

19 de Setembro de 2019 as 15h29

Cidades

Vigilância Ambiental de Vera realiza neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Antirrábica

Serão cinco pontos de vacinação para fazer a cobertura total do município

19 de Setembro de 2019 as 20h29

Cidades

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nas ruas e bueiros da cidade

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Tapurah, juntamente com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente iniciam os trabalhos de mutirão de limpeza da cidade.

19 de Setembro de 2019 as 20h25

Cidades

Tapurah receberá “Colmeia da Imaginação” e toda população é convidada a ler boas histórias

A Colmeia da Imaginação é uma iniciativa do Programa A União Faz a Vida da cooperativa Sicredi em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura

19 de Setembro de 2019 as 20h19

Cidades

Parceria entre Estado, Prefeitura e produtores garante novo traçado para MT 140

Em Cuiabá, os secretários de Governo, Marlon Zanella, e de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, acompanhados pelo deputado estadual, Xuxu Dal Molin, estiveram, na última terça-feira (17), na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (S

19 de Setembro de 2019 as 20h14

Cidades

Procon orienta estudantes quanto a necessidade da carteirinha padronizada para garantir meia entrada

A velha e boa carteirinha de estudante está de cara nova. Desde janeiro deste ano, o documento estudantil tem uma nova identidade visual e conta com ainda mais tecnologias de segurança, garantindo o direito do estudante à meia-entrada.

19 de Setembro de 2019 as 20h11

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO