Desenvolvimento

Reitor confirma UFMT em Lucas e destaca parceria com Prefeitura

O reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, destacou o empenho e a parceria do prefeito de Lucas, Luiz Binotti, na consolidação desse projeto.

Fonte: PNB Online
13 de Outubro de 2020 as 08h 39min

Em dezembro deste ano a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa 50 anos de existência. O professor Evandro Aparecido Soares da Silva, reconduzido ao cargo de reitor da instituição na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro, vê com otimismo a possibilidade de criação de novos câmpus e de novas universidades no interior do Estado. 

Evandro Soares concedeu uma entrevista após ser nomeado para mais 48 meses à frente da UFMT e falou o processo de criação de um novo campus na cidade de Lucas do Rio Verde. A previsão inicial é da instalação de três cursos para atender a demanda não só da cidade mas daquela região, que cresce e tem atraído investimentos em diversos setores. 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:
Criação de um novo campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

Reitor Evandro Soares - Com relação ao campus de Lucas do Rio Verde, é uma proposta feita principalmente pela Prefeitura de Lucas, o Luiz Binotti nos fez esse desafio. A gente fez um projeto e, claro, antes ele fez todo o estudo da demanda social da região de Lucas do Rio Verde e cidades adjacentes, e nos trouxe essa demanda social por um campus universitário. A partir dessa demanda, a Universidade também fez uma proposição de curso baseada na proposta inicial de Lucas do Rio Verde. Encaminhamos para Lucas do Rio Verde essa proposta, na qual o prefeito também em diálogo com o governo federal, através do MEC, e está em um andamento bastante exitoso. Precisamos definir algumas questões, por exemplo, do próprio financiamento de capital para construção. Esse capital pode vir de um TED do MEC ou mesmo por emenda parlamentar para fazer um prédio, um local que possa abrigar os cursos iniciais. A priori podem ser três cursos. Depois a gente precisa também garantir a verba de custeio: segurança, limpeza, internet, luz, água, telefone e demais demandas e, principalmente, recursos humanos. Aí a necessidade de, em torno de três cursos se a gente for implantar em Lucas, teremos a necessidade em torno de 45 a 50 professores e talvez um pouco mais de 20 técnicos administrativos para que possa dar todas as condições aos estudantes e para estrutura, não apenas do ensino, mas também da pesquisa e da extensão.

Empenho da Prefeitura de Lucas

Reitor Evandro Soares - Toda decisão ela é inerentemente política ainda que tenha todos os dados técnicos. Mas para além da questão técnica, já montado no projeto pedagógico do curso, necessidade de estrutura, de profissionais da área, técnicos administrativos e professores, é necessário que a gente tenha um plano político da implantação desse campus do qual a Prefeitura tem encaminhado de forma exitosa. 

Projeto de implantação em ritmo acelerado

Reitor Evandro Soares - Nossa gestão começa agora dia 15, novamente, e temos 48 meses para isso. Não acredito que vá demorar tanto. Espero que no ano que vem a gente já possa ter uma excelente notícia para a cidade de Lucas, se todo esse processo de aporte e demanda para que esses cursos sejam implantados, seja atendido.

Educação pública para o desenvolvimento regional

Reitor Evandro Soares - A UFMT, quando se instalou no campus de Cuiabá, era um campus muito longe e hoje está praticamente no centro de Cuiabá, o desenvolvimento urbano. Mas uma universidade é para muito além da questão do desenvolvimento urbano. É como eu disse, no social, no científico, no tecnológico, humano da região. E Lucas, mas não só Lucas e também muitas cidades circunvizinhas, são cidades que crescem vertiginosamente. Há uma possibilidade muito grande, em um tempo curto, Lucas ser um ponto de uma linha férrea que pode ir para o Norte, para o Leste do Brasil. Tem a possibilidade de duas linhas. Está na BR-163, que talvez seja o maior fluxo de grãos do Brasil, talvez aqui da América Latina. Lucas é um município que anda em uma velocidade diferenciada, assim como outros municípios circunvizinhos. A gente tem hoje ali a chamada região do Nortão de Mato Grosso. Esse município solicita, ele tem essa demanda por desenvolvimento científico, tecnológico e social e a universidade é fundamental nesse processo.

Definição dos cursos no futuro Campus de Lucas

Reitor Evandro Soares - A gente não pode afirmar com clareza, mas são cursos voltados para a área de produção, produção agrícola, administração de empresas e cursos também como aplicações na área da Computação, sistemas de informação, algo que realmente foi demonstrado na demanda social daquela região daquele município.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Condena

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

22 de Outubro de 2020 as 09h16

Descarga Elétrica

Trabalhador sofre descarga elétrica em fazenda próxima a Lucas do Rio Verde

Na tarde desta quarta-feira (21), às 15h os bombeiros de Lucas do Rio Verde, foram acionados para atendimento de um jovem de 20 anos que teria levado uma descarga elétrica em uma fazenda localizada a cerca de 12km de Lucas, sentido Tapurah.

22 de Outubro de 2020 as 09h10

Falecimento

Motociclista de Lucas do Rio Verde não resiste e morre após grave acidente

Jonas José Vargas Júnior, 21 anos, não resistiu e veio a óbito na noite dessa quarta-feira (21), após sofrer grave acidente de trânsito, no bairro Alvorada em Lucas do Rio Verde-MT.

22 de Outubro de 2020 as 09h01

Acidente

Acidente na BR-163 em Diamantino deixa motorista gravemente ferido

Um motorista de caminhão ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito ocorrido por volta das 23h50 da noite de quarta-feira (21) no KM 535 da BR-163, em Diamantino-MT.

22 de Outubro de 2020 as 08h57

Desenvolvimento Economico

Lucas do Rio Verde caminha para o 3º ciclo de desenvolvimento

O candidato à reeleição falou sobre os principais projetos para a continuidade do crescimento econômico e social no município

21 de Outubro de 2020 as 18h56

Copa

Primeira Copa Rio Verde de Futsal Feminino começa no sábado (24)

Onze equipes confirmaram presença e vão participar da primeira copa Rio Verde de Futsal Feminino

21 de Outubro de 2020 as 14h10

Briga

Mulher colocar homem pra fora casa, ele vai pra zona e os dois acabam brigando

Uma mulher teria recebido uma ligação de uma amiga, na madrugada de hoje (21), informando que seu marido estaria em uma zona, localizada no Bairro Alvorada em Lucas do Rio Verde.

21 de Outubro de 2020 as 14h07

Acidente

Homem fica ferido no braço em acidente na Avenida das Acácias em Lucas do Rio Verde

Um acidente de trânsito foi registrado pela Polícia Militar nesta terça-feira (20), por volta das 17h15, no Bairro Bandeirantes.

21 de Outubro de 2020 as 13h57

Acidente

Acidente deixa motociclista em estado gravíssimo em Lucas do Rio Verde

Um motociclista de 20 anos, foi encaminhado, agora a pouco, para o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde-MT, em estado gravíssimo, após se envolver em um acidente de trânsito.

21 de Outubro de 2020 as 13h26

Descarga Elétrica

Homem morre após receber descarga elétrica em Juína; Vítima trabalhava na colocação de telhas em uma obra

O incidente aconteceu na tarde desta terça-feira (20).

21 de Outubro de 2020 as 13h17

Voo

Passageiro morre em voo que saiu de Cuiabá

A aeronave fez um pouso de emergência no aeroporto de Ribeirão Preto (SP). Os demais passageiros seguiram viagem via terrestre.

21 de Outubro de 2020 as 13h15

Acidente

Motociclista morrem em violento acidente de trânsito em Diamantino (MT)

Não foi informado à redação, a identificação oficial da vítima fatal.

20 de Outubro de 2020 as 15h06

Coleta de Lixo

Lucas do Rio Verde é referência em coleta de lixo e resíduos sólidos

O Ecoponto tem sido exemplo de gestão e eficiência, investindo recursos próprios da Autarquia para avançar na qualidade dos serviços prestados ao cidadão

20 de Outubro de 2020 as 14h47

Flagrante

Suspeitos são flagrados e detidos com espingarda e munições próximo a Rodoviária de Lucas do Rio Verde

Trata-se de uma local já conhecido dos meios policiais por ser um ponto ilegal de venda e uso de entorpecentes.

20 de Outubro de 2020 as 12h54

Briga

Homem efetua disparo de espingarda de pressão durante briga no Bairro Rio Verde

A arma de pressão calibre 22, também foi localizada dentro do imóvel.

20 de Outubro de 2020 as 12h50

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO