Saae apresenta projeto da rede de esgoto a moradores do Menino Deus

Foram apresentadas todas as etapas do projeto, custos, prazos e funcionamento da rede

29/06/2017 - 06:33:50

   

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Raimundo Dantas, apresentou o projeto completo da rede de esgoto do bairro Menino Deus aos moradores. A apresentação foi feita durante audiência pública realizada pela vereadora Cristiani Dias, na noite desta terça-feira (27). Cerca de 30 pessoas participaram do debate.

De acordo com a vereadora, a audiência foi marcada por conta do grande número de solicitações dos moradores em ter mais conhecimento sobre o projeto e o cronograma de obras. “A rede de esgoto é uma necessidade dos moradores de Lucas do Rio Verde e no Menino Deus a obra já foi iniciada e precisa ser concluída. Acredito que a sociedade está preocupada e pensa nos benefícios que essa obra vai trazer. E é preciso esclarecer todas as dúvidas da população”, comentou.

O diretor do Saae explicou aos participantes todas as etapas do projeto e esclareceu dúvidas dos moradores quanto a valores, funcionamento da rede e prazos para as obras. “É um momento de esclarecimento à população porque, não só a vereadora foi cobrada, como o Executivo Municipal e o Saae também têm sido questionados. Hoje nós conseguimos explanar com muita tranquilidade em que estágio estamos e o que vai acontecer daqui pra frente. Precisamos começar a licitar os materiais e a mão de obra e, paralelamente buscar recursos para mais uma estação de tratamento de esgoto, que é a etapa útil exigida pelo Governo Federal, coletando e tratando o esgoto de forma eficiente. A estação existente é de lagoa e já não comporta novas coletas”, relatou Raimundo.

Segundo Dantas, 50% do trabalho, através do programa PAC 2, já foram realizados até 2015, quando do encerramento do contrato com a empresa que venceu o processo licitatório. “Foram construídas duas elevatórias, linha de recalque, parte do coletor tronco e atendimento de quatro a cinco ruas do bairro. O início da obra foi em 2012. Em setembro de 2015 houve a ruptura do contrato. Foi apresentada uma nova proposta e a partir de agora, o restante do recurso do projeto PAC, cerca de R$ 2,1 milhões, será revertido em material para contemplar todas as ruas do bairro Menino Deus e a contrapartida do município será a contratação de mão de obra e a estação para tratar o esgoto”.

Quanto aos prazos, Raimundo explicou que “tem um decreto presidencial que obriga a finalizar a obra depois de 365 dias da retomada e nós temos que cumprir esse prazo para não corrermos o risco do município ficar inadimplente. Vamos ter muito critério na contratação da empresa que vai executar essa obra porque precisamos de rapidez com qualidade, pois, além da nossa fiscalização, também teremos a fiscalização da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e da CGU (Controladoria Geral da União). Se conseguirmos dar velocidade aos processos, pretendemos entregar toda rede de esgoto do Menino Deus até o final do ano”, informou o diretor do Saae.

Ao final da audiência, a vereadora ainda esclareceu que os projetos vinculados às obras da rede de esgoto estão na Câmara Municipal para serem votados pelos vereadores. “O protocolo desses projeto foi no dia 1º de junho e até agora não foram votados. Quanto mais tempo demorar pra aprovar, mais tempo demora para iniciar todos os processos para retomada das obras da rede de esgoto”, explicou Cristiani Dias.

MT Agora - Carolina Matter | Ascom

Mais Noticias

Amigos do Rio Verde

Amigos do Rio Verde foi realizada com sucesso

Greve Ilegal

Justiça considera abusiva greve dos servidores da Educação em Lucas do Rio Verde

Encontro

Lucas: Empresários participam de encontro sobre processos licitatórios

Greve

Prefeito pede que servidores da Educação encerrem greve em Lucas do Rio Verde e diz que não é possível conceder reajuste maior

15/06/2018 -

Lucas: Vacinação contra gripe é prorrogada até 22 de junho

Em Lucas do Rio Verde, 96% das pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas

15/06/2018 -

Lucas: servidores municipais da Educação decidem manter greve e insistem em 6,8% de reajuste salarial

Antes da assembleia de ontem, os profissionais se concentraram na praça da Rosa Mística e fizeram passeata na avenida Mato Grosso até à câmara municipal.

15/06/2018 -

Prefeitura de Lucas do Rio Verde encaminha andarilhos para municípios de origem

Ações integradas das secretarias municipais visam solucionar problema recorrente na cidade.

15/06/2018 -

Lucas: Saae lança programa de descontos e parcelamento especial de débitos

Contribuintes inadimplentes devem procurar o Saae, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

15/06/2018 -

Cartório Amigo - Casamento Comunitário, serviços gratuitos e orientações acontecerão neste sábado em Lucas

De acordo com Paulo Felipetto Malta, Tabelião do Cartório de 2° Ofício de Lucas do Rio Verde, vários serviços serão oferecidos de forma gratuita, das 9h às 16h.

14/06/2018 -

Mesmo com conquistas parciais, professores decidem manter paralisação em Lucas do Rio Verde

A assembleia do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) terminou no final da manhã e reuniu centenas de profissionais no plenário da Câmara de Vereadores.

14/06/2018 -

Servidores da educação de Lucas do Rio Verde iniciam greve

Os profissionais esperam uma solução em breve, para que as aulas sejam retomadas.

14/06/2018 -

Mau funcionamento do motor de avião que saiu de Lucas pode ter causado queda em Goiás

Ainda não há previsão de quando as investigações sejam concluídas.

14/06/2018 -

Empresa apresenta proposta de R$ 475 mil e deve construir centro de animais silvestres em Lucas

O Centro de Triagem atuará no resgate de animais em Mato Grosso, a maioria vítima de atropelamentos, trabalho então desenvolvido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

14/06/2018 -

Prefeitura de Lucas promove reunião sobre compra de materiais para construção

O encontro visa reunir empresários e representantes de empresas luverdenses para esclarecer sobre licitações

13/06/2018 -

Caminhão fica danificado em colisão com carreta em Lucas do Rio Verd

A colisão entre uma Scania branca e um caminhão basculante azul ocorreu, na tarde desta terça-feira (12), na avenida Universitária, no bairro Parque das Emas.

13/06/2018 -

Prefeitura de Lucas divulga lista de inscritos homologada e locais de provas do Processo Seletivo 02/2018

As provas serão aplicadas em três locais no próximo domingo, dia 17 de junho

13/06/2018 -

Lucas: População pode se manifestar sobre a gestão por meio de caixas de opinião

São 13 urnas instaladas em diversos prédios públicos e que podem receber qualquer tipo de anotação.

13/06/2018 -

Lucas: Apresentação do projeto ''Nossa Cidade, Nossa Casa'' emociona pais e professores

O projeto ''Nossa Cidade, Nossa Casa'' tem como objetivo aguçar a curiosidade nas crianças em desvendar como surgiu Lucas do Rio Verde

13/06/2018 -

Projeto de Sorriso ganha o 2º lugar em Mostra Regional de Saúde

O projeto da equipe de Sorriso que foi escolhido na categoria Banner, teve como tema ''Percepção da Melhora dos Usuários do SUS Participantes das Práticas Corporais Desenvolvidas pelo NASF de Sorriso'', e foi desenvolvido pelo Núcleo de Apoio a Saúde da F

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora