Saae e Sejudh firmam parceria para aproveitamento de mão de obra de recuperandos

O contrato de intermediação de mão de obra remunerada de recuperandos em regime fechado e semiaberto do sistema prisional foi assinado nesta quinta-feira (18)

19/05/2017 - 07:58:01

   

Com a proposta de efetivar a ressocialização dos recuperandos do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-LRV) firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para aproveitar a mão de obra dos recuperandos.

A prefeitura já utiliza desde 2014 a mão de obra dos recuperandos para produção de meio-fio, blocos, tubos, pavers, manilhas e demais artefatos utilizados nas obras públicas. A proposta é ampliar a iniciativa para atender as demandas do Saae.

O contrato de intermediação de mão de obra remunerada de recuperandos em regime fechado e semiaberto do sistema prisional foi assinado nesta quinta-feira (18) pela presidente do Conselho da Comunidade de Lucas de Rio Verde, Marcela Santana Miranda, o diretor do Saae, Raimundo Dantas, e o juiz da 4ª Vara Criminal, Hugo José Freitas da Silva.

De acordo com o contrato, os detentos vão atuar na fabricação de tubos que serão usados na construção do sistema de esgotamento sanitário, como por exemplo, as obras do bairro Menino Deus que serão retomadas em breve.

A parceria ainda prevê que o Saae se compromete a ensinar as técnicas para fabricação dos tubos e peças de concreto, a promover a disciplina e a cooperação entre os reeducandos e aperfeiçoar o conhecimento profissional.

O juiz Hugo José Freitas da Silva ressaltou que o projeto, que já existe pela prefeitura, mostra resultados positivos, como maior autoestima dos detentos, uma melhor perspectiva de vida, redução de rebeliões e motins e os presos que já saíram do sistema prisional que participaram do projeto não reincidiram na criminalidade.

“A unidade prisional de Lucas do Rio Verde já é modelo no estado e a nível nacional pelos projetos que a gente desenvolve em parceria com o município de Lucas utilizando da mão de obra dos detentos para fabricação de artefatos de cimento. E agora o Saae fez uma proposta para também utilizar da mão de obra desses detentos, dessa forma, celebramos este convênio para fazer a contratação destes detentos para fazer as tubulações de cimento para fazer o saneamento básico do município. É a utilização da mão de obra dos presos para o crescimento e desenvolvimento do município”, evidenciou.

O diretor do Saae aponta que a necessidade de mão de obra e de ressocialização dos detentos motivou a criação do projeto. “Além de receber pelo serviço, aprender uma profissão e ter a redução de pena conforme os dias trabalhados, os recuperandos vão contribuir com um projeto que beneficia toda a sociedade”, salientou.

MT Agora - Francieli Cela | Ascom

Mais Noticias

Acidente

Após colisão entre veículos, servidor público perde controle e bate carro em árvore em Lucas do Rio Verde

Habitação

Lucas: Casas do Vida Nova serão entregues no próximo dia 27

Concurso De Ornamentação

Lucas: prefeito sanciona projeto que prevê descontos no IPTU para melhores decorações natalinas

Processo Seletivo

Lucas: Provas do processo seletivo serão realizadas no domingo (19)

16/11/2017 -

Lucas: Programação da Campanha de Não Violência Contra a Mulher inicia na próxima semana

Para a campanha deste ano foram preparadas atividades e informações para levar à população.

16/11/2017 -

Jovem sofre fraturas após se envolver em colisão entre carro e moto em Sorriso

As causas e responsabilidades do acidente serão apuradas.

16/11/2017 -

Engavetamento em praça de pedágio na BR-163 em Sorriso envolve caminhão e dois veículos

O acidente foi terça-feira à tarde, na praça de pedágio 9, em Sorriso, envolvendo uma caminhão International, um Hyundai Elantra e uma Toyota Hilux brancos.

16/11/2017 -

Sorrisenses se preocupam com erosão em área de mata entre bairros

Moradores temem que a erosão chegue nas ruas e destrua o asfalto e casas

16/11/2017 -

Sorriso: Dinheiro do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais

A destinação pode ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que pessoas físicas podem destinar 6% do imposto, e as empresas podem doar 1% ao fundo.

16/11/2017 -

Sorriso: Equipes reúnem-se para planejar calendário de coleta de entulhos para o próximo ano

A elaboração do calendário de coleta para o próximo ano também integrou a pauta de discussões, além da normatização do processo de análise e verificação das denúncias de destinação de entulhos no período posterior à passagem das equipes do NAI. Vale lembr

16/11/2017 -

Duas pessoas ficam gravemente feridas em colisão entre veículos em Nova Mutum

O acidente envolvendo um Renault Logan prata e um GM Corsa branco ocorreu esta tarde, por volta de 16h, no quilômetro 590 da BR-163.

16/11/2017 -

Presidente de empresa detalhará em Nova Mutum plano de expansão de ferrovia

O Fórum Ferrovias e a Integração dos Modais é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Mutum.

14/11/2017 -

Lucas: Sancionada nova lei da Guarda Municipal

A legislação municipal segue os termos da lei federal e insere a guarda no sistema nacional de segurança pública.

14/11/2017 -

Deputados asseguram emendas para construção de novo quartel para a PM em Lucas do Rio Verde

A área para receber a estrutura está sendo viabilizada pela Prefeitura do município em razão da necessidade de acomodar a corporação militar em um espaço adequado.

14/11/2017 -

Lucas: Miniconferências para avaliação do Plano de Educação iniciam hoje (14)

Em cada momento serão debatidas diferentes metas que compõem o Plano Municipal de Educação.

14/11/2017 -

Educação é uma das áreas com maior número de oportunidades de trabalho

Os cursos desta modalidade são destinados à formação de professores para atendimento da rede pública e privada, nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio.

14/11/2017 -

Professores de Sorriso são destaque do Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

14/11/2017 -

Prefeitura de Sorriso já recuperou mais de 27,8 mil m² de asfalto da região central do município

A Prefeitura de Sorriso intensificou os trabalhos de recuperação das ruas e já recapeou mais de 27,8 mil m² de asfalto, totalizando um investimento de R$ 863.752,21.

14/11/2017 -

Secretaria Estadual de Educação construirá quadra poliesportiva e reformará escola em Sorriso

Conforme o edital, pode ser investido nas obras até R$ 1,5 milhão.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora